<
logo RCN
Enchentes

Voluntários saem de Lages em direção ao RS

  • Ricardo Wolffenbüttel/Secom

Um grupo de lageanos parte, hoje, em direção à cidade gaúcha de Igrejinha. A saída está prevista para as 13 horas, em frente à Catedral Diocesana, e todas as pessoas que queiram colaborar serão bem-vindas.

A iniciativa é do empresário Mushue Hampel, que já fez parte da Defesa Civil Nacional. Segundo ele, o objetivo é reabilitar o hospital da cidade e também residências que foram atingidas pela água. Os voluntários viajarão com recursos próprios. 

“Consegui, com alguns patrocínios, comprar material de limpeza e ferramentas. Não sei quantas pessoas irão, não sei em quantos carros. Quem puder ajudar, será bem-vindo. Se der, retornamos domingo.”

Como não sabe qual cenário encontrará, Hampel alerta: “Não sei onde dormiremos, ou se conseguiremos dormir. Vamos enfrentar o que tiver…, levar um pouco de fé e alento para aquele povo.”

A reativação do hospital será vital para atender a população gaúcha e existem muitos idosos na cidade que não têm condições de arrumar suas casas. Para Hampel, cada casa arrumada será um abrigo a mais para a comunidade local.

Calamidade: Boletim da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, divulgado na tarde de ontem (quinta-feira) informou que subiu para 107 o número de mortos em razão dos temporais que atingem o estado. Havia um óbito sendo investigado. O estado registrava 136 desaparecidos e 374 feridos. 

Donativos: Somente de Lages, mais de 20 caminhões carregados, principalmente com água, alimentos e roupas, partiram em direção ao Rio Grande do Sul nesta semana. As campanhas continuam e é importante, antes de doar, as pessoas buscarem informações sobre o que é mais adequado e urgente. Quem tiver móveis e utensílios deve aguardar para doar em uma outra fase, quando as vítimas já estiverem retornando para suas casas. 

Santa Catarina foi o primeiro a ajudar

Desde que o Rio Grande do Sul começou a ser afetado pelas fortes chuvas dos últimos dias, o Governo de Santa Catarina se mobilizou para ajudar o estado vizinho.

Por determinação do governador Jorginho Mello entraram em ação as secretarias de Estado da Proteção e Defesa Civil, da Saúde e da Segurança Pública, por meio das Polícias Militar, Civil, Científica e Penal, além do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. O resultado é uma verdadeira força-tarefa criada para estender a mão aos irmãos gaúchos.

“É uma cadeia de solidariedade, de apoio, de torcida, para que a gente possa ajudar de verdade. A batalha não está nem no meio ainda. O povo de Santa Catarina olha pro lado sempre, a gente ajuda, a gente acolhe as pessoas. As pessoas perderam tudo, mas, com fé em Deus, temos que reagir, os gaúchos vão reagir, são um povo forte, destemido e tudo que estiver ao nosso alcance, nós vamos fazer. Eu disse ao governador Eduardo Leite (do Rio Grande do Sul)”, frisa o governador Jorginho Mello.

Nesta terça-feira, 7, uma das ações de destaque foi a logística organizada por Santa Catarina para fazer o transporte de medula óssea de um doador no Canadá para a realização de um transplante em um paciente gaúcho. O envio da medula óssea envolveu a logística da SC Transplantes e o transporte aéreo.

Ainda na área da saúde, já seguiram para o Rio Grande do Sul, 484 bolsas de hemocomponentes do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (HEMOSC). Tudo fruto da solidariedade do povo catarinense que compareceu aos postos de doação de sangue e contribuiu com a iniciativa.

O Estado de Santa Catarina também está presente na linha de frente de salvamento e ajuda humanitária. Até quarta-feira, quase 2.800 pessoas e 377 animais foram resgatados por bombeiros ou policiais militares catarinenses.

Foto: Bombeiros no RS

legenda: Bombeiros atuando na busca e resgate na cidade de Canoas (RS). O bairro de Mathias Velho foi um dos mais atingidos. 

Crédito: Ricardo Wolffenbüttel/Secom / Divulgação


Pontos de coleta em Lages

Câmara de Vereadores - Rua Otacílio Vieira da Costa, 280 - Centro

Centroserra Convention Center - Rua Luís Gonzaga Proença, 445 - Universitário

Defesa Civil - Avenida Dom Pedro II - 1555 - Universitário

Federação das Indústrias (Fiesc) - Rua Nossa Sra dos Prazeres, 102 - Centro

Ordem dos Advogados do Brasil - Av. Belisário Ramos, 3735 - Sagrado Coração de Jesus

SCC / SBT - Rua Carlos Jofre do Amaral, 67 - Centro 

Transportadora Zappellini - BR -116, 4200 - Área Industrial

Doações em dinheiro (PIX) CNPJ 92-958-800/0001-38 - Banrisul


Gestação cada vez mais tarde, aponta IBGE Anterior

Gestação cada vez mais tarde, aponta IBGE

Frente fria chega a SC, provoca queda nas temperaturas e há condições para temporais Próximo

Frente fria chega a SC, provoca queda nas temperaturas e há condições para temporais

Deixe seu comentário