<
logo RCN
Previsão do tempo

Frente fria chega a SC, provoca queda nas temperaturas e há condições para temporais

  • Ricardo Wolffenbüttel/Secom

De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, ontem (9), uma frente fria ganhou características estacionárias e segue favorecendo a formação de instabilidades por todo estado, mantendo o tempo nublado com condições para chuva e temporais isolados a qualquer hora do dia.

Com o tempo mais nublado, as temperaturas máximas marcam valores abaixo de 20°C no Litoral Sul, entre 20 e 24°C no Grande Oeste e demais regiões litorâneas, e de 24 a 27°C em trechos do Vale do Itajaí e Planalto Norte. Ondulação de sul/sudeste entre 1,5 e 2,3 m.

Entre o início da tarde de quinta-feira e a noite da sexta (10), a atuação da frente fria provoca temporais isolados acompanhados de raios, rajadas de vento, eventual queda de granizo e chuva pontualmente intensa em curto período de tempo no estado de Santa Catarina, sobretudo nas regiões entre o Extremo Oeste e o Litoral Sul. 

Ainda,  em cidades da Serra Catarinense e Litoral Sul, os volumes de chuva variam entre 40 e 60 mm, com pontuais que podem ficar acima.

Estas condições se estendem no decorrer da sexta-feira, com a chuva se concentrando principalmente em áreas do Planalto Sul e do Litoral Sul. Nestas áreas, há risco moderado para ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas pontuais, queda de galhos e árvores, destelhamentos e danos na rede elétrica, nas áreas em verde o risco é baixo.

Próximos dias

Sexta-feira (10) - A frente recua para sul em direção ao Rio Grande do Sul como frente quente. Desta forma, o tempo se mantém instável em Santa Catarina, especialmente entre a Serra Catarinense e o Litoral Sul, onde a instabilidade será mais frequente com condição para chuva forte e temporais isolados com fortes rajadas de vento e eventual precipitação de granizo a qualquer hora do dia. 

Nas demais regiões, especialmente do Grande Oeste, as instabilidades se intercalam com períodos de sol. O risco será baixo a pontualmente alto para ocorrências associadas aos temporais e à chuva intensa. As mínimas variam entre 13 e 18°C na maioria das regiões. As máximas retornam para os valores entre 26 e 29°C no Grande Oeste, enquanto entre o Vale e o Litoral Sul marcam de 22 a 25°C. Nas áreas serranas e áreas do Litoral Sul mais próximas ao RS, as temperaturas variam de 15°C a 19°C.

Sábado (11) - A influência de uma área de baixa pressão que deve se deslocar para alto mar e a formação de uma nova frente fria entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina mantém o tempo instável entre a Serra Catarinense e Litoral Sul onde há maior condição para chuva pontualmente intensa e temporais isolados com granizo e fortes rajadas de vento. Entre a Grande Florianópolis e o Vale do Itajaí, o sol aparece entre nuvens e as temperaturas entram em elevação, mas há condições para temporais isolados, especialmente da tarde para noite com risco baixo a moderado para ocorrências meteorológicas associadas. Nas demais áreas, tempo firme. As temperaturas máximas variam de 20°C a 24°C no Litoral Sul e Planalto Sul, 25°C a 29°C no Grande Oeste e Planalto Norte e de 27°C a 32°C entre a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte.

Domingo (12) -  O sistema segue apresentando características estacionárias, posicionando-se entre o nordeste do Rio Grande do Sul, Serra e Litoral Sul catarinense, onde deve causar chuva intensa e volumosa, com risco moderado a alto para ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas pontuais e danos na rede elétrica.

Voluntários saem de Lages em direção ao RS Anterior

Voluntários saem de Lages em direção ao RS

Polícia Civil cumpre seis mandados de prisão Próximo

Polícia Civil cumpre seis mandados de prisão

Deixe seu comentário