logo RCN
Amures

Cisama passa ter a guarda provisória da Estação Nacional de Truticultura da Serra Catarinense

O superintendente do Patrimônio da União em Santa Catarina, Juliano Luiz Pinzetta, assinou na manhã de segunda-feira (8), o termo de guarda provisória da Estação Nacional de Truticultura (Cepis), localizado na cidade de Painel, para gestão associada dos Municípios e entidades parceiras da Serra Catarinense (Cisama).

A solenidade no gabinete da superintendência, em Florianópolis, contou com a presença do presidente da Amures, prefeito de Anita Garibaldi, João Cidinei da Silva.

A assinatura foi o primeiro passo para a cessão definitiva do imóvel que possui área de quase 200 mil metros quadrados, e um complexo de tanques de concreto com capacidade de 4.800 metros quadrados para cultivo de alevinos. 

O presidente do Cisama, prefeito de São Joaquim Giovani Nunes, fez a assinatura digital do termo, por não poder estar presente ao evento.

Além da equipe da superintendente do Patrimônio da União, acompanharam a solenidade o secretário executivo da Amures, Walter Manfroi e o diretor executivo do Cisama, Selênio Sartori.

A partir da assinatura do termo de guarda provisória, com prazo de um ano e podendo ser prorrogada por igual período até conclusão do processo, será iniciada a tramitação de cessão definitiva da área.

Segundo o presidente da Amures, a retomada da produção de alevinos e peixes para repovoar rios da região, deverá ser uma das destinações da unidade.

“Trata-se de uma área nobre, com infraestrutura completa para o desenvolvimento da piscicultura. Essa será uma das destinações além de atividades relacionadas ao turismo e educação ambiental”, comentou João Cidinei da Silva.

Em reunião recente, foi tratado com entidades de caráter regional e estadual (como a EPAGRI, UDESC, IFSC, Associação Catarinense de Truticultura, Secretarias Municipais de Agricultura, representantes de outras associações e sindicatos) sobre o Plano de Gestão de Uso do local.

Várias entidades públicas e privadas participaram do encontro, organizado pelo Cisama, com a presença da Amures e da assessoria do mandato do Deputado Pedro Baldisera.

Uma das propostas é que espaço seja sustentável economicamente e, os estudos dos projetos que serão implantados e de gestão do local, devem ser aprofundados a partir da retomada da cria e recria de peixes associada ao turismo e a educação ambiental.


Lar Legal beneficia moradores de São José do Cerrito com títulos de propriedade Anterior

Lar Legal beneficia moradores de São José do Cerrito com títulos de propriedade

Municípios das Serras do Rio do Rastro e Corvo Branco assinam protocolo de inteções para criação de consórcio Próximo

Municípios das Serras do Rio do Rastro e Corvo Branco assinam protocolo de inteções para criação de consórcio

Deixe seu comentário