<
Lucas Neves

Dia do Caçador de Javali segue para votação em plenário

Comissão de Esportes e Lazer aprova proposta que reconhece o papel dos caçadores regulamentados no controle de espécies invasoras em SC

A Comissão de Esportes e Lazer da Alesc deu aval ao projeto de lei (PL) que institui em Santa Catarina o Dia do Caçador de Javali, a ser comemorado em 3 de novembro. A proposta segue para votação em plenário.


Reconhecimento à atuação dos caçadores
A medida consta no PL 512/2024, do deputado Lucas Neves (Podemos). O objetivo é reconhecer e valorizar a importância dos caçadores regulamentados que, ao seguirem a legislação sobre a caça de espécies invasoras (Lei Estadual 18.817/2023), "contribuem ativamente para a proteção dos nossos ecossistemas".

"Estes caçadores têm desempenhado um papel essencial no controle de espécies invasoras, atuando em conjunto com órgãos de fiscalização e preservação ambiental", escreve o parlamentar, na justificativa da matéria.

O relatório foi aprovado com o voto contrário do deputado Marquito (Psol).

O que propõe o PL 512/2024?

Instituir em Santa Catarina o Dia do Caçador de Javali, a ser celebrado em 3 de novembro, reconhecendo a importância do controle responsável de espécies invasoras.

Por que o javali é considerado espécie invasora?
O javali provoca danos ambientais e econômicos, ameaça lavouras, desequilibra ecossistemas e compete com espécies nativas, exigindo manejo controlado conforme a legislação.

Quem pode ser homenageado na data?
Caçadores regulamentados que atuam de acordo com as normas ambientais e em cooperação com órgãos de fiscalização e preservação, contribuindo para o manejo responsável.

Qual foi o andamento do projeto na Alesc?
A Comissão de Esportes e Lazer aprovou parecer favorável; agora o projeto segue para votação em Plenário.

Qual legislação estadual se relaciona ao tema?
A Lei Estadual 18.817/2023 dispõe sobre a caça de espécies invasoras no estado, base para o reconhecimento da atuação dos caçadores regulamentados.

Dia do Caçador de Javali segue para votação em plenário Anterior

Dia do Caçador de Javali segue para votação em plenário

Lucas Neves anuncia licitação para reforma e ampliação da Escola Pinto Sombra Próximo

Lucas Neves anuncia licitação para reforma e ampliação da Escola Pinto Sombra

Deixe seu comentário