Jovens acolhidos exploram robótica com Lego dinamarquês e equipe campeã do Sesi |
Criador do Plano Mendoza, o parlamentar foi premiado pelo ESG Summit Brazil na categoria Governança
O deputado estadual Mário Motta (PSD) recebeu, na noite desta terça-feira (21), em São Paulo, o Prêmio ESG Summit Brazil, na categoria Governança, em reconhecimento nacional à sua atuação em gestão sustentável.
O case vencedor foi o Plano Mendoza, iniciativa que busca ampliar a cobertura verde nas cidades catarinenses e criar corredores ecológicos que integrem meio ambiente e vida urbana.
Inspirado em Mendoza, na Argentina, conhecida como a “Cidade das Árvores”, o projeto já começou a ser implantado em Guatambu, no Oeste de Santa Catarina, o primeiro município a adotar o modelo.
Reconhecido como um dos principais eventos de sustentabilidade do país, o ESG Summit Brazil destacou o Plano Mendoza pela visão sistêmica e alcance estadual. Nesta edição, mais de 200 projetos foram inscritos em diferentes categorias.
“Esta conquista reforça nossa missão de semear identidade, participação cidadã e esperança. Nosso objetivo é expandir o Plano Mendoza para o maior número possível de municípios catarinenses, reduzindo riscos de alagamentos, melhorando a qualidade do ar e embelezando o espaço público”, destaca o deputado Mário Motta.
O trabalho do parlamentar é marcado por uma abordagem estadualizada, municipalista e técnica, com forte atuação, também, nos municípios pequenos.
O Plano Mendoza surgiu como uma resposta aos desafios do crescimento urbano desordenado no estado. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas 41% das vias urbanas catarinenses possuem arborização, abaixo da média nacional.
A iniciativa propôs a criação de comitês interinstitucionais para apoiar os municípios na elaboração de Planos Municipais de Arborização Urbana, oferecendo suporte técnico especializado.
Em Guatambu, o projeto prioriza a construção do Parque Linear Lajeado Tigre, que revitalizará a Avenida João Batista Dal Piva, conectando áreas naturais e espaços urbanos.
O gabinete do deputado destinou uma emenda parlamentar de R$ 350 mil, e o investimento total do município será de cerca de R$ 1 milhão. A execução foi dividida em três áreas principais:
• Área 1 – Portal de Entrada/Aqueduto: implantação de pórtico sustentável, requalificação viária e arborização;
• Área 2 – Frente do Ginásio Municipal: reurbanização com ciclovia, áreas de convivência e parklets;
• Área 3 – Revitalização da Avenida: drenagem, iluminação ornamental e intervenções de urbanismo tático.
O parque incluirá ainda um viveiro municipal e espaços de lazer, preservando a Área de Preservação Permanente (APP) às margens do Lajeado Tigre.
“Em Guatambu, os efeitos serão estruturantes e permanentes. Vamos trazer mais segurança, lazer e qualidade de vida, além de impulsionar o comércio, o turismo ecológico e a valorização imobiliária”, salienta o parlamentar.
Trombudo Central será pioneira em Cidade-Esponja
O conceito do Plano Mendoza também será aplicado em Trombudo Central, no Alto Vale do Itajaí, o primeiro município a adotar o modelo de Cidade-Esponja.
O conceito, desenvolvido pelo arquiteto chinês Kongjian Yu, utiliza áreas verdes para absorver e controlar o escoamento das águas, prevenindo enchentes e garantindo reservas hídricas. O projeto é uma resposta às cheias que historicamente atingem a região, especialmente a de 2023, considerada a mais devastadora.
“Esse conceito de parque já atingiu grandes resultados ao redor do mundo, por isso queremos trazer essa ideia para Santa Catarina, que tem diversas cidades nas redondezas de rios que, infelizmente, transbordam em períodos de muita chuva”, frisa o deputado.
O projeto também foi apresentado à prefeitura de Criciúma, intitulada como a ‘Capital Catarinense dos Parques Urbanos’, que no passado recente, transformou antigas áreas degradadas pela exploração do carvão em grandes espaços públicos de convivência. Com uma vocação bem definida, esta deverá ser mais uma cidade, em breve, a abraçar o plano.
“Seguimos convocando prefeitos para aderirem ao Plano Mendoza. O desafio das próximas décadas é fazer o desenvolvimento urbano de Santa Catarina caminhar junto com a preservação ambiental. Precisamos preparar nossas cidades para o futuro, e isso é exatamente o que o ESG Summit Brazil reconhece: a urgência de entregar às próximas gerações um planeta mais equilibrado, resiliente e sustentável”, finaliza Motta.
Deixe seu comentário