logo RCN
Operação Mensageiro

Câmara de Vereadores de Lages vota, hoje (6), abertura do pedido de impeachment do prefeito

  • Câmara Lages

Preso na operação Mensageiro que investiga fraude em licitação, corrupção ativa e passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro no setor de coleta e destinação de lixo, Antônio Ceron (PSD), prefeito de Lages, terá a abertura do processo de impeachment votado nesta segunda-feira (06), pela Câmara de Vereadores do Município. A proposta é do vereador Jair Junior (Podemos).

A sessão desta segunda, será a primeira de 2023, depois do recesso parlamentar. O vereador Jair Junior, que propôs a abertura do processo, destaca que há fundamentação jurídica para o ato. “Abrimos o processo com base no decreto-lei 201/67 e na lei orgânica municipal que prevê pena de cassação de mandato do prefeito quando ele age de modo incompatível com o cargo”.

A votação de hoje, é pelo recebimento ou não do impeachment. “Se a maioria votar favorável, o processo é recebido para a formação de uma comissão processante, com três vereadores, que dará direito à ampla defesa, direito à contraditório, quando o atual prefeito poderá se defender e ao final essa comissão produz um relatório para ser votado em plenário, que decide pela cassação ou não”. Para a votação é preciso que pelo menos dois terços, ou seja, 11 vereadores, votem favoráveis à cassação. O processo, na visão do vereador, pode ser complicado com notório apoio dos parlamentares que formam a base do governo municipal. “O prefeito sempre teve facilidade em aprovar os projetos, o que é necessário para a governabilidade. Entretanto, agora, ele está preso e a nossa expectativa é que os vereadores coloquem a mão na consciência e votem favorável ao impeachment que é a vontade popular”.

Em contato, a assessoria de imprensa da Prefeitura de Lages, desconhece o pedido mas irá acompanhar a votação. A Câmara de Vereadores de Lages aguarda a apreciação da matéria no plenário.


Presidente da Câmara de Lages despacha sobre pedido de impeachment do prefeito Anterior

Presidente da Câmara de Lages despacha sobre pedido de impeachment do prefeito

Mantidas as prisões do prefeito de Lages e secretários Próximo

Mantidas as prisões do prefeito de Lages e secretários

Deixe seu comentário