<
logo RCN

Câmara de Lages institui a Procuradoria Especial da Mulher

Com o objetivo de enaltecer a participação e os direitos da mulher na sociedade, encaminhar denúncias de violência e discriminação aos órgãos competentes, cooperar com entidades voltadas à valorização da mulher e promover estudos sobre o tema, a Presidência da Câmara de Lages instituirá a Procuradoria Especial da Mulher, com a participação das vereadoras Elaine Moraes (Cidadania), Katsumi Yamaguchi (PP) e Suzana Duarte (Cidadania).

"A criação da Procuradoria busca zelar pelos direitos da mulher. Nesta ação queremos envolver toda a Câmara de Vereadores para que juntos abracemos essa causa tão importante e urgente em nossa sociedade", ressalta o presidente do Poder Legislativo Lageano, Gerson Omar dos Santos (PSD). Para a vereadora Katsumi, a Procuradoria Especial da Mulher é uma grande conquista. "Ela será um espaço seguro e integrado com a rede, somando forças para reafirmar os nossos direitos".

Seguindo esse preceito de rede, o presidente Gerson convidou para uma reunião na sexta-feira (dia 5), o juiz da 2ª Vara Criminal de Lages, Alexandre Takashima, e a secretária municipal de Políticas para a Mulher, Marli Nacif. "Essa ideia de trabalho em rede é fundamental", destacou o juiz, que reforçou a importância dos esforços em conjunto. "Sozinhos não somos ninguém e a união dos três poderes fortalece o projeto. O poder judiciário está engajado nesta luta". A secretária Marli afirmou que o papel da mulher na sociedade precisa ser lembrado o tempo todo: "A criação de uma procuradoria em âmbito municipal é mais uma ferramenta pela luta dos direitos das mulheres e mais um alicerce de apoio a essa rede de proteção".


Unidos pelos direitos das mulheres

O próximo dia 8 de março, em pleno Dia Internacional da Mulher, será marcado pela instauração física do espaço da Procuradoria na Câmara. Para a vereadora Elaine Moraes, a Procuradoria da Mulher será mais um órgão atuando no fortalecimento do combate a violência e a discriminação contra as mulheres. "Vamos intensificar os debates de gênero nesta Casa Legislativa, recebendo e encaminhando aos órgãos competentes as denúncias e anseios da comunidade. É assim que conduzimos essa grande missão".

Segundo a vereadora Suzana Duarte, é essencial que se discutam as políticas sobre as mulheres, o que se pode fazer para melhorar as condições de vida delas e também fiscalizar os recursos que virão para o nosso município com o objetivo de garantir a promoção da igualdade de gênero. "Queremos principalmente lutar contra a violência e fazer com que as mulheres tenham ciência de que não merecem e não podem, de maneira nenhuma, sofrer agressão física, psicológica, emocional e financeira. Além disso, vamos realizar estudos, pesquisas, seminários e palestras com a finalidade de promover o conhecimento dos direitos da mulher, aquilo que ela pode e deve fazer enquanto sociedade e cidadã".

Presidente da Câmara, Gerson Omar dos Santos destaca que este será um espaço em constante colaboração e cooperação com toda a estrutura da instituição para que se atinja os objetivos e possa impactar positivamente na vida das mulheres que a ela recorrerem. "A Procuradoria Especial da Mulher chega para romper com o modelo patriarcal e machista que esculpiu nossa sociedade e, a partir disso, trabalhar para proporcionar às mulheres o seu espaço de direito. Todos nós somos responsáveis, mas quem se coloca como instituição é mais responsável, por isso estamos assumindo essa responsabilidade com as mulheres de Lages", conclui Gerson.

Programa Pró-técnico aprovado por unanimidade Anterior

Programa Pró-técnico aprovado por unanimidade

Câmara de Lages cancela ponto facultativo do Carnaval Próximo

Câmara de Lages cancela ponto facultativo do Carnaval

Deixe seu comentário