<
logo RCN
Reunião

Semasa e moradores discutem solução para falta de água no Salto

Representantes da Semasa, moradores, empresários e proprietários de chácaras na localidade Salto Caveiras, estiveram reunidos na terça-feira (25) para discutir a recorrente falta d’água nas torneiras.

O problema é histórico. Com o passar do tempo houve o surgimento de novas residências, sobrecarregando a capacidade original do fornecimento de água. O poço que atende a população possui mais de 20 anos, a vazão permanece igual embora o número de consumidores tenha crescido significativamente.

O vice-prefeito de Lages e diretor-presidente da Semasa, Jair Junior, além do engenheiro de Operações e Manutenções da empresa prestadora de serviços à Semasa, Itajuí Engenharia de Obras, Rafael Guedes Spindler explicaram a situação. 

Desde dezembro de 2024 está ocorrendo falta de água no Salto Caveiras. Uma realidade comprovada também em verões de anos passados, mais especificamente entre novembro e março, conforme dados expostos em relatórios emitidos pela Semasa.

Antes da manifestação de insatisfação dos habitantes, a Semasa já estava tomando providências, pois desde o início deste ano de 2025 esta autarquia identificou o problema e a urgência de uma alternativa.

Sempre é bom lembrar: Salto Caveiras e Santa Terezinha do Salto Caveiras não são o mesmo lugar. O Salto Caveiras está a 21 quilômetros de Lages, enquanto o distrito Santa Terezinha do Salto está um pouco mais adiante, a 24 quilômetros de Lages. Ambas podem ser acessadas pela rodovia BR-282, à esquerda no sentido a São José do Cerrito.

Soluções 

Algumas ações foram colocadas em prática na tentativa de se normalizar o abastecimento de água: Em parceria com o Consórcio Intermunicipal da Serra Catarinense (Cisama), a Semasa estendeu a vazão do poço, baixando a bomba hidráulica, que estava a 60 metros de profundidade para 90 metros. No panorama atual, o poço disponibiliza vazão para aproximadamente cinco mil litros por hora.

Paralelamente, a secretaria está executando testes de vazamentos no intuito de perceber e constatar outras origens da vazão enfraquecida.

Uma terceira definição da Semasa será a construção de um novo poço. Será edificado e instalado um novo poço para dividir o sistema. Atualmente, o sistema da região do Salto Caveiras conta com dois poços, e em breve será dividido em três. Hoje em dia são dois poços e dois reservatórios. O poço capta a água do lençol freático e direciona para o reservatório que, por sua vez, transfere a água às moradias.

Fotos: Fernanda F. Cordeiro/Divulgação

Saiba quais serviços municipais funcionarão durante os dias de Carnaval Anterior

Saiba quais serviços municipais funcionarão durante os dias de Carnaval

Programa de extensão lança manual sobre solos para ensino fundamental Próximo

Programa de extensão lança manual sobre solos para ensino fundamental

Deixe seu comentário