<
logo RCN
São Joaquim

Saúde entra em colapso após hospital atingir capacidade de 100%

  • Durante todo o dia, ambulâncias levaram pacientes ao hospital de São Joaquim

    São Joaquim Online

Leitos de COVID chegaram a 100%, tem pacientes esperando leitos em salas na emergência, há pessoas entubadas sem ter para onde ir, 06 enfermos estão em estado grave e esperam por vagas de UTI, se continuar chegando mais pessoas vão ter que esperar no corredor?

A Saúde em São Joaquim entrou em Colapso na tarde de segunda (8), quando o Hospital Sagrado Coração de Jesus ultrapassou a marca de 100% de ocupação dos leitos destinados ao tratamento da Covid-19.

Durante todo o dia, as ambulâncias não pararam de chegar ao hospital, levando pacientes de diferentes cidades da Serra Catarinense. De acordo com a direção, "uma verdadeira estratégia de guerra está sendo montada pela direção e corpo clínico para atender o máximo possível de pessoas, algo nunca antes visto em toda a história de São Joaquim".


Médicos e enfermeiras recebem treinamento do Protocolo Covid-19

Na manhã de segunda-feira (8), a equipe de médicos e enfermeiros do Hospital Sagrado Coração de Jesus receberam treinamento ministrado pela equipe do Hospital Tereza Ramos, de Lages, que passaram as técnicas de protocolo para atendimento a pacientes com Covid, sobre EPI's (Equipamentos de Proteção Individual) e técnicas de manejo e intubação de pacientes com coronavírus. O mesmo método que é adotado nos protocolos UTI de Lages.


Centro de Triagem e o esforço do Poder Público

O Centro de Triagem de São Joaquim registrou uma alta de cerca de 197% nos atendimentos, em relação ao início de fevereiro. O poder público irá expandir o horário de atendimento no centro de triagem e pretende criar novas restrições no município para conter o avanço do vírus em ação conjunta com os demais municípios da Amures.


Hospital opera acima da capacidade

O Hospital Sagrado Coração de Jesus já está operando acima da sua capacidade e além dos 133 funcionários, entre médicos, enfermeiras, funcionários administrativos e camareiras, pretende-se aumentar urgentemente a equipe para suprir a demanda neste período, que é considerado o mais crítico desde o início da pandemia.

Mesmo assim, a capacidade dos leitos de Covid chegou ao máximo, não há mas leitos disponíveis, existem seis pacientes em estado grave necessitando a transferência para uma UTI, que no momento inexiste em todo o estado de Santa Catarina. Tem quatro pacientes entubados e todos os cinco respiradores disponíveis no hospital estão em uso. Dos 40 leitos, 39 estão ocupados, mas é necessário um certo distanciamento entre os entubados e os pacientes normais, por isso, um dos leitos não pode ser usado. O Hospital enfrenta dificuldades até mesmo para transferir com urgência uma criança para a cidade de Lages, pois lá também não há mais vagas.

Decreto n° 19.102 traz normatizações sobre funcionamento de atividades comerciais Anterior

Decreto n° 19.102 traz normatizações sobre funcionamento de atividades comerciais

Entidades e representantes políticos buscam alternativas para a pandemia em Lages Próximo

Entidades e representantes políticos buscam alternativas para a pandemia em Lages

Deixe seu comentário