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Faturas ilegíveis, cobranças excessivas e ou indevidas de energia, taxas e tarifas não reconhecidas; dificuldades na leitura do medidor e discrepâncias entre o valor registrado e o valor cobrado. Essas são algumas das reclamações que chegam aos Procon de Lages. Mas, compreender o que está sendo cobrado e conseguir ler as letras minúsculas lideram o ranking.
Em seus canais de comunicação a Celesc orienta que os consumidores podem buscar o atendimento pelo telefone 0800 048 0120, nas lojas de atendimento (a de Lages fica na Avenida Duque de Caxias) ou o site da empresa (www.celesc.com.br) (onde podem ser encontradas informações sobre faturas, serviços e canais de atendimento).
O consumidor deve ainda: Comparar os valores da leitura do medidor com os valores da fatura; guardar todas as faturas, comprovantes de pagamento e qualquer outro documento que possa auxiliar na resolução do problema; e caso o problema continue, procurar o Procon.
Kevin Calbusch, responsável pelo Procon de Lages, esclarece a situação
Folha da Serra - Quais são as principais reclamações em relação a fatura da Celesc?
Kevin - Os episódios que as faturas vêm sem a leitura, zerada, a letra pequena para identificação e borrada, e as diferenças dos consumos, quando não são devidamente explicadas no atendimento;
O volume de reclamações é grande? Supera as reclamações da telefônicas?
Até o momento não. Temos 43 registros durante este ano, porém acreditamos que possa existir uma demanda reprimida, pois temos 3.094 processos administrativos no ano no Procon, e alguns consumidores procuram a Celesc diretamente.
Nesses casos, qual é a atuação do Procon?
Entrar em contato com a Celesc para esclarecimentos, quando não devidamente fornecidos ao consumidor, e também repassar as orientações sobre possíveis parcelamentos e ajustes que podem ser feitos com a empresa;
Qual é a sua sugestão para pessoas que estão enfrentando esses problemas?
Caso a Celesc diretamente não resolva a situação, procurar o Procon para intermediarmos.
Como está funcionando o atendimento do Procon?
O Procon faz o primeiro atendimento imediato, com retirada de dúvidas e orientação pelo setor de triagem, e em caso da necessidade da abertura de processo administrativo, agenda um atendimento para o consumidor, orientando quais documentos devem ser apresentados para o regular andamento do processo. Excetuados os casos de preferências legais, que quando estão munidos da documentação, são atendidos no mesmo dia.
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