<
logo RCN
Parque Natural Municipal

Passarinhada encanta observadores de aves

Lar de mais de 160 espécies de aves, Parnamul está evidenciado como um santuário natural na Serra Catarinense

O Parque Natural Municipal João José Theodoro da Costa Neto (Parnamul) foi palco da primeira edição de 2025 do evento Passarinhada, realizado pelo Projeto Passaredo, do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em parceria com a Prefeitura de Lages, por intermédio da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente. A atividade reúne observadores de aves e amantes da natureza e tem como objetivo promover a educação ambiental e a contemplação da rica biodiversidade local.

No domingo (16 de fevereiro), 30 participantes foram divididos em dois grupos para explorar as trilhas e observar as mais de 160 espécies de pássaros habitantes do Parque, como a beija-flor do topete azul, gralha azul, urutau e a curucaca.

Marcos de Souza, um dos participantes, descreve a vivência desta experiência. “É incrível ver de perto tantos animais e ter um Parque tão encantador perto da cidade. Aprendi sobre aves que nem poderiam existir, e a conexão com a natureza aqui é única. O Parnamul é um verdadeiro tesouro para Lages”, justifica.   

Localizado na área urbana de Lages, o Parnamul é uma unidade relevante de Conservação da Serra Catarinense. Além de abrigar uma diversidade impressionante de aves, o parque oferece cinco trilhas, cachoeiras e uma flora exuberante, proporcionando um refúgio natural aos visitantes.  

A responsável pelo parque natural, a bióloga Michelle Pelozato, ressalta o crescimento da observação de aves como atividade de ligação com a natureza. "A observação de pássaros tem se tornado cada vez mais comum, atraindo visitantes, turistas e escolas. O Parnamul oferece tudo isto: Um espaço seguro, biodiversidade e a oportunidade de aprender sobre a importância da conservação ambiental."

O evento Passarinhada é uma iniciativa do Projeto Passaredo, de busca ao incentivo à educação ambiental e à valorização da fauna e flora locais. A responsável pela organização do evento, engenheira florestal, Luciana Magda de Oliveira, sublinha a repercussão da edição deste ano. "A Passarinhada é um momento de contato direto e de vínculo com a natureza, e de aprendizado. Ver as pessoas se encantando com as aves e o Parque reforçam a importância de preservarmos este espaço tão especial."

O Parnamul funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 17h. Aos fins de semana e feriados, o funcionamento acontece das 14h às 17h. Para grupos de estudantes, turistas ou visitantes com mais de 15 pessoas, é necessário agendamento prévio pelo telefone: (49) 99836-1301. Visitas individuais ou em grupos menores não precisam de agendamento. Para ficar por dentro das novidades e atividades do Parque, basta seguir o Instagram oficial.

Características do parque

O Parque se constitui em uma das principais áreas remanescentes da Mata Atlântica, englobando área de mata nativa de 2,3 milhões de metros quadrados, onde se preserva a fauna e flora, além de recursos naturais como água e solo. 

Localizado às margens das rodovias BR-116 e BR-282, o parque, cujo nome homenageia o antigo proprietário das terras, foi fundado em 1994. Atualmente, possui mais de 150 espécies de animais e mais de 90 de vegetais, como pinheiros nativos, sendo alguns deles centenários.

Dentre os animais que habitam o parque estão o papagaio-de-peito-roxo, o papagaio-charão, a gralha azul e bugio, por exemplo. Entre as plantas, estão a araucária, imbuia, xaxim, pixirica, maria-mole, bracatinga, e outras.

Unidade de Conservação

O parque é classificado como Unidade de Conservação de Proteção Integral. Essa mudança ocorreu a partir de 2005, por meio de lei municipal. Com a transformação, o local foi inserido no Sistema Nacional de Unidade de Conservação, ou seja, está no banco de dados do Ministério do Meio Ambiente.

Fotos: Fábio Pavan / PML / Divulgação


João Otávio quer conqiustar a medalha de ouro na Olimpíada de Filosofia na Itália Anterior

João Otávio quer conqiustar a medalha de ouro na Olimpíada de Filosofia na Itália

SC é precursora de projeto de lei aprovado nesta terça-feira que é marco histórico na justiça brasileira Próximo

SC é precursora de projeto de lei aprovado nesta terça-feira que é marco histórico na justiça brasileira

Deixe seu comentário