<
logo RCN
Primavera

Lages será colorida por 75 mil flores

  • Toninho Vieira e Valfrida Pinto Vieira

Além das flores, para marcar o início da primavera, sete mil árvores serão cultivadas este ano na cidade

“Primavera soprando prum caminho mais feliz. Mais feliz, pois a rosa que se esconde no cabelo mais bonito, é um grito. Quase um mito, uma prova de amor”. O trecho de “Primavera”, canção da banda Los Hermanos, traduz a delicadeza da estação mais colorida e romântica do ano, que em Lages será marcada com o plantio de milhares de flores. Sábado, dia 23 de setembro, se inicia a estação das flores.

Assim, essa estação inicia-se logo depois do inverno e termina com a chegada do verão, surgindo daí o significado do seu nome. A palavra primavera tem origem no latim primo vere, que significa “antes do verão”.

Nesta época do ano, o nascer do Sol acontece por volta de 6h10min, com por do Sol um pouco depois das 18h. Portanto, dias de 12 horas. Dá para aproveitar bem, não? Os tempos do nascer e pôr do Sol no Brasil são determinados por sua localização no Hemisfério Sul. Ao Sul do Equador, os dias mais longos são nos meses de dezembro a março, enquanto os mais curtos são de junho a setembro. No Hemisfério Norte, é o contrário, em que a primavera é de 20 ou 21 de março até 20 ou 21 de junho, e chamada primavera boreal.


Flores por todos os lados

O humor até muda. O encantamento das flores está em endereços como a Avenida Luís de Camões, Rua Frei Gabriel, Praça João Ribeiro (Praça da Catedral Diocesana); Largo da Catedral Diocesana; Calçadões da Praça João Costa e Túlio Fiúza de Carvalho, e Parque Jonas Ramos, o Tanque, bem no coração de Lages.

Os jardins em espaços públicos da área central e bairros estão prestes a serem montados pela prefeitura, por intermédio do Horto Municipal das Flores, departamento ligado à Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente. 

Ao todo, serão plantadas 75 mil exemplares de 11 espécies: Begonia mix, celosia sortida, vinca sortida, dália sortida, sempre viva sortida, astera mix, tagete gigante mix, tagete tricolor “Summer Mix”, tagete F1 antigua mixture, zínnia sortida e girassol anão sortido.

Estas plantas ocuparão os canteiros que sempre são cultivados, bem como novos espaços, principalmente nos bairros nas ações/eventos da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, locais estes que anteriormente não eram beneficiados com as flores. São utilizadas em ações de educação ambiental e em prédios públicos.

A prioridade é para os espaços públicos de uso comum, com os quais a população possui mais contato, como praças e avenidas. Ocasionalmente, após suprir esta demanda, são atendidos alguns pontos solicitantes de auxílio. 


Prospecção de sete mil árvores nos jardins

Em relação às árvores, o assunto está em fase de elaboração do planejamento, mas, projeta-se que ainda neste ano a Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, em parceria com a comunidade e empresas, pretenda fazer o plantio de aproximadamente sete mil árvores em jardins públicos de Lages.  

Duas equipes com 15 servidores públicos no total estão atuantes na operacionalização do cultivo de plantas, uma alocada no Horto Municipal das Flores, a qual se dedica à produção, e a outra trabalha na rua, realizando o plantio e a manutenção. São colaboradores da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente. Grupo composto por um engenheiro agrônomo e, os demais, jardineiros.


Para salvar filho, mãe faz campanha pela doação de medula Anterior

Para salvar filho, mãe faz campanha pela doação de medula

Expedido novo mandado de prisão contra advogado investigado por integrar organização criminosa Próximo

Expedido novo mandado de prisão contra advogado investigado por integrar organização criminosa

Deixe seu comentário