Conciliação oferece grande chance para ressignificar paternidade e temas de família |
Homens autores de violência doméstica participam de grupo reflexivo em Lages
Terminou na terça-feira (7), o primeiro grupo reflexivo de homens autores de violência doméstica de 2022, realizado pelo Projeto de Estruturação da Rede de Prevenção e Enfrentamento às Violências contra as Mulheres, no município de Lages. Este projeto é uma ação conjunta entre a Prefeitura Municipal de Lages, através das secretarias de Políticas para as Mulheres, Saúde, Educação e Assistência Social, e a Policia Civil, Poder Judiciário, Ministério Público, Uniplac e Fórum de Entidades. Em 2021, o projeto capacitou cerca de 30 facilitadoras e facilitadores para realizar os grupos reflexivos com homens autores de violência contra as mulheres.
Para este primeiro grupo, a equipe da Secretaria de Política para as Mulheres selecionou 10 homens, em situação de violência doméstica, a fim de prevenir ações penais. Os homens participaram de 11 encontros para trabalharem diversos temas em relação à violência contra as mulheres. Alexandre Takashima (Poder Judiciário), Caroline Kraid (Polícia Civil), João Marciano (Fórum de Entidades) e Miryan de Fátima da Silva (Secretaria de Saúde) foram os facilitadores das atividades desse primeiro grupo.
Outros dois grupos estão em andamento, e tem previsão de início de pelo menos de mais um até o final do ano, estes com homens que estão cumprindo determinações como Medidas Protetivas de Urgência. O intuito dos grupos, parafraseando Monica Mumme, é "Ter a abertura para mudar crenças, reavaliar certezas e alterar o rumo das prosas que muitas vezes criam ambientes relacionais acirrados, de disputas intermináveis, para o reconhecimento das divergências."¹
Deixe seu comentário