logo RCN
Ágata Conjunta Sul

Exércitos do Brasil e do Uruguai se encontraram em Aceguá/RS para tratar da operação que ocorre nos dois países

  • Comando Conjunto Sul

No quarto dia da operação, o trabalho interagências desenvolve ações preventivas e repressivas em diversos pontos das fronteiras terrestre e marítima.

O Comandante da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, General Marco Aurélio BALDASSARRI, representando o Comando Militar do Sul (CMS), encontrou-se com o General Rombys, Comandante da Divisão IV do Exército do Uruguai, responsável pela faixa de fronteira, na região.
O encontro ocorreu na Praça Central de Aceguá/RS, onde foi montado um Posto de Bloqueio e Controle de Estrada e um Posto Avançado de Comando.
A Operação Ágata Conjunta 2023 ocorre de forma espelhada com o país vizinho. O encontro fortaleceu a diplomacia militar entre os dois países, além de traçar mais detalhes da Operação, que não tem data para terminar.
Além do Exército do Uruguai, a pperação ocorre de forma simultânea também com o Exército do Paraguai.
Os crimes transnacionais, como tráfico de drogas, de armas, de pessoas, descaminho e crimes ambientais refletem em violência nas cidades da fronteira, com repercussão direta nas grandes capitais do país. O êxito da Operação depende da participação efetiva da população, pois o que se pretende é uma fronteira segura para todos.
No quarto dia da Operação Ágata Conjunta Sul, o trabalho interagências, que conta com o apoio da Superintendência dos Serviços Penintenciários do Rio Grande do Sul (SUSEPE), desenvolve ações preventivas e repressivas em diversos pontos da fronteira terrestre e marítima. Até o momento, foram apreendidos 62.500 mil maços de cigarro, 1.289kg de drogas, duas armas, seis veículos e uma embarcação. Também foram realizadas 17 inspeções navais e uma intercepção aérea. Cerca de 4.639 mil veículos já passaram por revista nos Postos de Bloqueio e Controle de Vias e Postos de Bloqueio e Controle de Estradas, nos três Estados do Sul do país. Em valores, o prejuízo com as apreensões realizadas até o momento, totalizam mais de R$ 2, 5 milhões.


Imprensa de Lages é recebida na nova sede do Sebrae Anterior

Imprensa de Lages é recebida na nova sede do Sebrae

Seis dicas para quem vive em condomínios Próximo

Seis dicas para quem vive em condomínios

Deixe seu comentário