logo RCN
Educação

Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires, de Lages, é destaque no Ideb 2019

  • Tenete-coronel Alfredo Nogueira, diretor do Colégio Militar

    Divulgação

Instalado em Lages desde 15 de dezembro de 2015, o Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires comemora os resultados positivos, resultantes das metodologias aplicadas na formação de seus 221 alunos. Nesta semana, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou os resultados do Índice de Desenvolvimentos da Educação Básica (Ideb) e a instituição de Lages conquistou média 6,8 nos anos finais do ensino fundamental. A nota é a maior entre as escolas (públicas e privada) de Lages e está acima da média obtida por escolas de todo o Estado. 

Thiago Mense Muniz, de 16 anos, é aluno do 1º ano do ensino médio e um dos que contribuiu para este resultado. Ele estudava em uma escola municipal e, em 2016, quando estava no 6°ano, decidiu buscar uma vaga no Colégio Militar. Para ele, a disciplina e a qualidade dos professores são alguns dos diferenciais que levaram a escola a ter um bom desempenho na avaliação.

"Percebo as diferentes responsabilidades que os alunos exercem semanalmente, enquanto alguns limpam as salas, outros estendem a bandeira. E sem falar no uniforme, sempre de acordo com o padrão, farda alinhada, cabelo cortado, sapato lustrado. Vejo que isso é resultado de excelentes professores, de alunos interessados em aprender, mesmo que, às vezes, tenham que tirar algumas horas do final de semana para ir ao colégio estudar, assistir a aulas extras e reforços nos contraturnos. "

 

Entrevista

O atual diretor do Colégio Militar Feliciano Nunes Pinto Pires, em Lages, Alfredo Nogueira, destaca que esta é a primeira extensão da escola fora da capital do Estado. Ele falou com o Folha da Serra sobre o desempenho da escola no Ideb.


Folha da Serra: Quais série são atendidas pelo Colégio Militar Feliciano Nunes Pinto Pires de Lages?

Alfredo Nogueira: Estamos divididos entre o ensino fundamental anos finais, do 6º ao 9º ano, e ensino médio, com turma da 1ª série.


No ano de 2019, o Colégio Militar de Lages teve média 6,8 no Ideb. Uma média maior do que todas as escolas de Lages e também da média de Santa Catarina. Ao que o senhor atribui este desempenho?

Nosso IDEB foi maior nos anos finais do Ensino Fundamental, ou seja, no 9º ano do Ensino Fundamental. Temos uma maneira diferenciada de gestão e cobrança de resultados. Há também um mérito muito grande dos nossos professores e da equipe pedagógica que, de forma muito assertiva, conseguem envolver nossos estudantes para que busquem sempre o melhor. E, somado a isso, o perfil do nosso estudante, que é um estudante que convive com a disciplina na sua rotina escolar, de forma a refletir, principalmente, no compromisso dele com os estudos.

Que diferencias a escola tem para apresentar tal desempenho?

Na nossa visão, a diferença está na organização, no planejamento das ações e na forma como conduzimos nosso ano escolar, e na forma diferenciada de cobrança no aspecto da disciplina e do compromisso com os estudos, avaliações e tarefas dos nossos estudantes.

Neste ano, com a pandemia, com aulas online, há uma expectativa dessa média ser mantida ou até ampliada?

Ainda que estejamos em período de pandemia, nossos estudantes, que já demonstravam o compromisso com os estudos, desenvolveram ainda mais isso com a inclusão da tecnologia em nossa rotina de aula. Nossa expectativa é, sim, que a média seja mantida e até ampliada. Foi nosso primeiro resultado de Ideb da nossa história e ficamos em 10º lugar em um ranking de escolas militares de todo o Brasil, resultado que nos motiva a buscar ainda melhores resultados.

De que forma a escola tem trabalhado neste ano com as aulas online? Há expectativa de retornarem as aulas presenciais?

Nos adaptamos à nova rotina escolar desde o início da pandemia. Não perdemos um dia sequer de aula, pois estamos em aulas síncronas com toda nossa comunidade escolar. Fizemos, ainda, um enorme esforço para que nenhum estudante fosse prejudicado e temos um acompanhamento constante das equipes pedagógica e de monitoria, para identificar estudantes que precisem de algum apoio. Foi, e está sendo, um ano de muito aprendizado para todos nós e a nossa gratidão é muito verdadeira aos nossos professores, que se reinventaram para adaptar as aulas a este novo método de ensino e aprendizagem.

Foto: Tenente-coronel Alfredo Nogueira

Legenda: O tenente-coronel Alfredo Nogueira é o atual diretor do Colégio Militar Feliciano Nunes Pinto Pires, em Lages

Crédito: Divulgação

SOBRE O IDEB 

O Brasil avançou no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em todas etapas de ensino, mas apenas nos anos iniciais do ensino fundamental, do 1º ao 5º ano, cumpriu a meta de qualidade nacional estabelecida para 2019. Os resultados foram divulgados hoje (15) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Medido a cada dois anos, o Ideb é o principal indicador de qualidade da educação brasileira. O índice registrado nos anos iniciais no país passou de 5,8, em 2017, para 5,9, em 2019, superando a meta nacional de 5,7 considerando tanto as escolas públicas quanto as particulares. Nos anos finais do ensino fundamental, do 6º ao 9º ano, avançou de 4,7 para 4,9. No entanto, ficou abaixo da meta fixada para a etapa, 5,2. No ensino médio, passou de 3,8 para 4,2, ficando também abaixo da meta, que era 5.

O Ideb é calculado com base em dados de aprovação nas escolas e de desempenho dos estudantes no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O Saeb avalia os conhecimentos dos estudantes em língua portuguesa e matemática. O índice final varia de 0 a 10.

Fonte: Agência Brasil


Concurso de Poesia será de forma virtual

O Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires realizará, em 2020, a quarta edição do Concurso de Poesia, com a finalidade de incentivar a produção intelectual e promover os talentos e as habilidades de oratória dos seus estudantes. O concurso começou em setembro com as produções poéticas nas aulas de Técnicas de Redação, as inscrições já aconteceram e selecionamos os finalistas.

A grande final acontecerá em 31 de outubro, Dia Nacional da Poesia, com transmissão ao vivo no Facebook do Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires de Lages.

Inscrições para novos estudantes

"Em breve divulgaremos o novo edital para estudantes, visando ao ano letivo de 2021. O ingresso será através de sorteio público, com estudantes que poderão acessar o 6º ano do ensino fundamental. Ofereceremos 60 vagas, lembrando que há legislação que garante um percentual destas vagas para filhos de militares estaduais."

Tenente-coronel Alfredo Nogueira - Diretor do Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires, em Lages


Abertas as inscrições para ingresso nos Colégios Policiais Militares do Estado Anterior

Abertas as inscrições para ingresso nos Colégios Policiais Militares do Estado

Artigo da Udesc Lages está entre principais estudos do mundo Próximo

Artigo da Udesc Lages está entre principais estudos do mundo

Deixe seu comentário