logo RCN

Câmara de Vereadores: Audiência pública vai discutir implantação da 5G em Lages

Este ano, a tecnologia 5G começa a ser implantada no Brasil e as cidades devem ter estrutura e legislação preparada. Para atender essa necessidade, o vereador Agnelo Miranda solicitou a realização de audiência pública para discutir o assunto. O evento está programado para às 14 horas do dia 28 deste mês, na Câmara de Vereadores.

"Os usuários vão se beneficiar com uma maior velocidade de conexão, tanto para baixar quanto para enviar arquivos pelo celular, além de um tempo de resposta mais ágil e de maior estabilidade. Trata-se, na verdade, de uma revolução tecnológica na transmissão de dados via Internet, de grande avanço tecnológico e econômico," argumentou o vereador.

Para auxiliar na discussão e esclarecimento, técnicos participarão da audiência.


O que muda com a tecnologia

De acordo com reportagem publicada no ano passado no site istoedinheiro.com.br, a tecnologia de internet 5G não irá substituir a internet fixa por enquanto, mas vai funcionar como um complemento. O 5G é a rede móvel, voltada à conexão do que está em movimento.

Em primeiro lugar, a velocidade da internet móvel pode ser aumentada em até 100 vezes em relação ao 4G. Como as ondas de 5G têm menos alcance, será preciso a construção de mais antenas para espalhar o sinal. Segundo um relatório da consultoria OpenSignal de maio desde ano, a média de velocidade do 4G no Brasil é de 17,1 Mpbs (megabits por segundo). O 5G, por sua vez, pode chegar à velocidade entre 1 e 10 Gbps (gigabits por segundo).

Mesmo que não funcione com todo seu potencial, a melhoria de velocidade será significativa. Sendo mais veloz, mais estável e mais ágil, o 5G pode permitir baixar arquivos com maior rapidez: um arquivo de 25 GB, por exemplo, pode ser baixado em 21 segundos - atualmente, levaria mais de 35 minutos. Além disso, vídeos online poderão ser vistos com mais facilidade, velocidade e sem travamentos.

Furto de grelhas de bueiros coloca pedestres em risco Anterior

Furto de grelhas de bueiros coloca pedestres em risco

Publicado edital do programa da rede estadual para bolsas de estudos Próximo

Publicado edital do programa da rede estadual para bolsas de estudos

Deixe seu comentário