<
logo RCN
Parceria Ambiental

Arborização urbana

Em face de um novo modelo de convivência e bem-estar social, principalmente nas áreas urbanas, e ainda mediante anseio dos presentes e das futuras gerações, uma das preocupações mais prementes, aos novos gestores municipais, se refere a arborização urbana e seus benefícios ambientais, sociais e econômicos e que devem nortear as políticas públicas ambientais das próximas administrações municipais.

 

COMPETÊNCIA LEGISLATIVA

O planejamento das cidades no Brasil é prerrogativa constitucional da gestão municipal que responde, inclusive, pela delimitação oficial da zona urbana, rural e demais territórios para onde são direcionados os instrumentos de planejamento ambiental. No âmbito do meio ambiente urbano, os principais instrumentos de planejamento ambiental são o Zoneamento Ecológico-Econômico - ZEE, o Plano Diretor Municipal, o Plano de Bacia Hidrográfica, o Plano Ambiental Municipal, a Agenda 21 Local, e o Plano de Gestão Integrada da Orla. No entanto, todos os planos setoriais ligados à qualidade de vida no processo de urbanização, como saneamento básico, moradia, transporte e mobilidade, também constituem instrumentos de planejamento ambiental.

 

A IMPORTÂNCIA DA ARBORIZAÇÃO URBANA

A arborização não apenas embeleza os espaços públicos, mas também gera impactos econômicos e sociais, melhorias nos espaços de recreação e lazer, além dos benefícios naturais ao meio ambiente pela sua contribuição ecológica. Contribui significativamente na prevenção de enchentes, redução do escoamento superficial de águas, absorção de água pelas raízes, melhoria na infiltração de água no solo, redução do impacto da chuva, além das questões fundamentais como sombreamento e conforto térmico.

 

AUSÊNCIA DE POLÍTICAS PÚBLICAS

Os principais desafios na implementação de projetos de arborização urbana incluem a falta de conscientização sobre os serviços ambientais, a valorização excessiva do desenvolvimento urbano sem planejamento adequado e a ausência de políticas públicas e profissionais qualificados nos quadros de colaboradores dos municípios.

 

O CAMINHO

Adequar a legislação municipal a uma política urbana voltada ao planejamento urbanístico ambiental contendo diretrizes e orientações voltadas ao plantio, condução, poda, tipo de espécies mais indicadas, inclusive com um programa de incentivos e ou assistência profissional para condução e orientação do programa e sua implementação.

A Parceria Ambiental possui profissionais qualificados para a assessoria, planejamento e condução de programas paisagísticos e ambientais.

PARCERIA AMBIENTAL - PLANEJAMENTO URBANO E AMBIENTAL

 


Colisão frontal causa morte de uma mulher na localidade de Ìndios Anterior

Colisão frontal causa morte de uma mulher na localidade de Ìndios

Comarca de Lages se une à campanha contra a fome em apoio a instituições locais Próximo

Comarca de Lages se une à campanha contra a fome em apoio a instituições locais

Deixe seu comentário