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Educação

Estudantes do SESI apresentam projetos que promovem educação científica e tecnológica

  • Arquivo Sesi

Trabalhos foram desenvolvidos com a abordagem STEAM, que integra conteúdos de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática

As Escolas SESI, de ensino básico, localizadas em Santa Catarina promovem no sábado, 30, uma mostra de projetos desenvolvidos por estudantes dentro da metodologia STEAM, abordagem que integra conteúdos de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática.

A metodologia consiste na realização de projetos que abrangem as diversas áreas do conhecimento, de maneira holística, ou seja, com uma visão do todo. A mostra é aberta ao público, com entrada gratuita. Em Lages, a mostra será realizada das 14h às 17h, com a exposição de projetos que abordam temas como educação financeira, água, mundo animal, animais serranos e evolução dos meios de comunicação.

“Há uma estreita relação entre entender como funcionam determinados fenômenos e como fazer determinados processos vinculados a temas científicos e tecnológicos”, explica o diretor de Educação e Tecnologia da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Fabrizio Machado Pereira.

Neste contexto, os conhecimentos, práticas e ferramentas da Ciência e da Tecnologia são interpretados pela Engenharia – envolvendo processos de criação e prototipagem – e pelas artes – com processos criativos e pensamento crítico – e são estruturados pela linguagem matemática. “Esta integração dos conteúdos desenvolve a capacidade de compreender e resolver problemas reais e complexos, sensíveis aos indivíduos e à sociedade, e alinhados aos objetivos educacionais”, acrescenta Pereira.
A Mostra Steam se aproxima, e a educação Infantil da Escola SESI está se preparando para esse dia especial de trocas, compartilhamentos e conexão entre famílias, estudantes e escola.

Cada turma tem seu tema de estudo e investigação. As turmas de Gt2, por exemplo, irão contar sobre como é a vida no fundo do mar, os animais da floresta. O envolvimento das literaturas infantis também estarão presentes nesse contexto infantil.
Os amigos do Gt3 trazem enquanto tema de estudo a horta, projeto identidade, e o resgate das brincadeiras de todos os tempos. Já na turma de Gt4, abordará a matemática e suas aplicabilidades no cotidiano das pessoas.

Nas turmas de Gt5 descobriremos que as sementes que iam para o descarte agora podem ser reaproveitadas e usadas em momentos de estudos e pesquisas.

Como bons arteirinhos irão expor seus projetos de pesquisa sobre a Arte, sua história e os impactos relacionados à nossa contemporaneidade.
A turma do Gt5 integral serão tratadas as estações e suas transformações, o Sistema Solar e as competências sócio emocionais. Tudo isso conectado com a tecnologia e as metodologias ativas.
Durante o ano as educadoras estiveram engajadas e buscando constantemente propiciar um cotidiano de exploração e investigativo que proporcionam a construção de novos saberes, com o intuito de possibilitar o desenvolvimento integral dos pequenos estudantes.

“Esse é o momento de abrir as portas da nossa escola revelando toda criatividade das mentes inventivas que dão forma e vida a todo o processo de aprendizagem. Nossas propostas estão pautadas nos interesses de nossas crianças, as protagonistas dessa história”, conta a coordenadora pedagógica da Qualidade Educacional SESI e SENAI, Marilza Borba dos Santos.
O evento será realizado nas cidades de Lages, Blumenau, Brusque, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Rio do Sul, São Bento do Sul, São José, São Miguel do Oeste, Tijucas, Tubarão e Videira.


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