<
logo RCN
Diocese de Lages

Dom Guilherme lança Campanha da Fraternidade 2024

  • Cláudia Pavão

​Acompanhado pelo coordenador diocesano de Pastoral, padre Álvaro Emanoel da Silva, o bispo da Diocese de Lages, Dom Guilherme Werlang, anunciou, em coletiva à imprensa da Serra Catarinense, o tema da Campanha da Fraternidade deste ano de 2024.

Com o tema Fraternidade e Amizade Social, e o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs”, (cf. Mt 23,8), a Campanha da Fraternidade pretende trabalhar as relações entre as pessoas e o Universo de forma geral.

“A amizade social, concebida, refletida e praticada historicamente em diferentes níveis da vida em sociedade é, antes de tudo, um chamado à valorização do direito à vida, ao direito ao seu desenvolvimento integral, sobrepondo-se ao individualismo utilitarista”, disse Dom Guilherme.

O tema, de acordo com os religiosos, já vem sendo trabalhado com grupos ligados á Igreja desde o ano passado e, agora, a partir deste lançamento, que sempre ocorre na Quarta-Feira de Cinzas, passará a ser disseminado nas paróquias.

“Quaresma é um tempo de conversão, de renovação, de vida nova que celebramos na Páscoa. Há 60 anos, por meio da Campanha da Fraternidade, a Igreja no Brasil propõe um caminho de conversão, e essa conversão não é só pessoal, para cada um de nós, ela é comunitária, porque, como Igreja, somos comunidade, e a Campanha da Fraternidade surge como uma opção de conversão”, reflete o padre Álvaro.

E continua: “O que precisamos converter? Precisamos converter nosso olhar, a nossa vida, para nos abrirmos aos nossos irmãos e irmãs. Aquele que pensa diferente de mim, tem uma ideia política diferente, torce para um time diferente, tem uma religião diferente, não é inimigo, ele é irmão. Esse é o grande passo de conversão que precisamos e queremos dar nessa quaresma” destacou.

Dom Guilherme explicou que no Domingo de Ramos, que neste ano será no dia 24 de março, as arrecadações nas celebrações são todas destinadas às ações da Campanha da Fraternidade, sendo que 60% dos valores são enviados à Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e os restantes 40% ficam na diocese.

A diocese de Lages conta com 26 paróquias que, no ano passado, receberam R$25 mil (equivalentes aos 40% de direito da diocese), que foram aplicados em projeto de geração de renda, no município de São Cristóvão do Sul.

“A arrecadação deste ano ainda não tem uma destinação definida, mas deve ser investida em projetos de formação ou de geração de renda. Tudo depende de quanto será arrecadado”, explicou o bispo.

 

Mensagem do Papa Francisco sobre a Campanha da Fraternidade 2024

“Queridos irmãos e irmãs do Brasil,

Ao iniciarmos, com jejum, penitência e oração, a caminhada quaresmal, uno-me aos meus irmãos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil num hino de ação de graças ao Altíssimo pelos 60 anos da Campanha da Fraternidade, um itinerário de conversão que une fé e vida, espiritualidade e compromisso fraterno, amor a Deus e amor ao próximo, especialmente àquele mais fragilizado e necessitado de atenção. Este percurso é proposto a cada ano à Igreja no Brasil e a todas as pessoas de boa vontade desta querida nação.

Neste ano, com o tema "Fraternidade e Amizade Social" e o lema "Vós sois todos irmãos e irmãs" (cf. Mt 23, 8), os bispos do Brasil convidam todo o povo brasileiro a trilhar, durante a Quaresma, um caminho de conversão baseado na Carta Encíclica Fratelli tutti, que assinei em Assis, no dia 3 de outubro de 2020, véspera da memória litúrgica de São Francisco.

Como irmãos e irmãs, somos convidados a construir uma verdadeira fraternidade universal que favoreça a nossa vida em sociedade e a nossa sobrevivência sobre a Terra, nossa Casa Comum, sem jamais perdermos de vista o Céu, onde o Pai nos acolherá a todos como seus filhos e filhas.

Infelizmente, ainda vemos no mundo muitas sombras, sinais do fechamento em si mesmo. Por isso, lembro da necessidade de alargar os nossos círculos para chegarmos àqueles que, espontaneamente, não sentimos como parte do nosso mundo de interesses (cf. FT 97), de estender o nosso amor a "todo ser vivo" (FT 59), vencendo fronteiras e superando "as barreiras da geografia e do espaço" (FT 1).

Desejo que a Igreja no Brasil obtenha bons frutos neste caminho quaresmal e faço votos de que a Campanha da Fraternidade, uma vez mais, auxilie as pessoas e comunidades desta querida nação no seu processo de conversão ao Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, superando toda divisão, indiferença, ódio e violência.

Confiando estes votos aos cuidados de Nossa Senhora Aparecida, e como penhor de abundantes graças celestes, concedo, de bom grado, a todos os filhos e filhas da querida nação brasileira, de modo especial àqueles que se empenham pela fraternidade universal, a Bênção Apostólica, pedindo que continuem a rezar por mim.

Roma, São João de Latrão, 25 de janeiro de 2024, festa litúrgica da conversão de São Paulo Apóstolo.

Franciscus”

Fonte: Vatican News 

 

60 anos da Campanha da Fraternidade  

Em 1961, três padres, responsáveis ​​pela Cáritas no Brasil, idealizaram uma campanha com o objetivo de levantar fundos para assistir aos pobres. Deram a esta ideia o nome de Campanha da Fraternidade, que foi realizada pela primeira vez em Quaresma de 1962, na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte.

A ideia funcionou tão bem que, no ano seguinte, dezesseis dioceses do Nordeste realizaram uma Campanha da Fraternidade. E em 1964, a Campanha da Fraternidade foi lançada nacionalmente pela CNBB, com o tema: “Igreja em Renovação”.


Sete pessoas envolvidas em organização criminosa, tráfico de drogas e associação para o tráfico de drogas são presas Anterior

Sete pessoas envolvidas em organização criminosa, tráfico de drogas e associação para o tráfico de drogas são presas

3° Prêmio ACI OCESC de Jornalismo  terá transmissão ao vivo pela TVAL e vai homenagear repórter que cobre guerras Próximo

3° Prêmio ACI OCESC de Jornalismo terá transmissão ao vivo pela TVAL e vai homenagear repórter que cobre guerras

Deixe seu comentário