<
logo RCN
Esporte

Prática do Padel ganha espaço em Lages

Região Sul é onde o esporte tem maior número de adeptos

Franco Mendes, engenheiro civil e empresário do esporte, conheceu o Padel de perto em 2020. Treinou em Porto Alegre, onde a modalidade é bastante difundida e, a partir daí, quis trazer para Lages, por ser bastante dinâmica e propícia para cidades de clima frio.

O Padel é um jogo disputado entre duas duplas, com raquetes e uma bola igual à usada no tênis. A quadra, com piso de grama sintética, tem 20 metros de comprimento, 10 metros de largura, e possui paredes nos fundos e nas laterais. A interação com essas paredes é um dos diferenciais deste esporte, pois elas recolocam a bola no jogo, fazendo cada ponto ser disputado com muito dinamismo e emoção.

O empresário explica que as raquetes usadas no Padel são bem diferentes das usadas no tênis. “A raquete do Padel não possui cordas e, normalmente, tem a face em fibra de carbono ou material semelhante, e na parte interna, é EVA (um tipo de espuma), que amortece e impulsiona a bolinha na hora do contato com a raquete.”

Cada atleta joga com uma raquete e a bola pode quicar uma vez no chão, caso quique duas, vezes, é ponto. O Padel utiliza a mesma contagem de pontos do tênis. Para ganhar um game, é preciso ganhar, no mínimo, quatro pontos, por exemplo: 15/0, 30/0, 40/0 e game. “É um esporte bem dinâmico. A intenção é que seja difícil “’fechar o ponto’, o que faz com que seja um esporte de alto gasto calórico. Além de técnico, utiliza muito a coordenação motora e a consciência corporal”, argumenta Franco sobre os benefícios da prática do Padel, que já é uma das modalidades mais praticadas em países como Argentina e Espanha. França e Itália também registraram crescimento considerável em 2022, de acordo com publicação da revista portuguesa Padel Magazine.

De acordo com o estudo "Global Padel Report", conduzido pela Monitor Deloitte em colaboração com Playtomic, 26 mil novas quadras de padel foram inauguradas na Europa entre 2016 e 2021. Neste mesmo recorte temporal, o número de buscas sobre o assunto no Google aumentou em 300%.

Em Lages o Padel ainda é novidade e a Prime Padel, inaugurada há um mês na cidade pelos empresários Franco Mendes e José Emílio de Araújo Menegatti, tem a missão de difundir o esporte por aqui. “Para isso, disponibilizamos dois professores para orientar as pessoas que ainda não estão familiarizadas com as regras e os movimentos. Além disso, ficamos dentro e fora da quadra dando dicas e explicando as regras. A ideia é a formação de novos jogadores”, explicam.

As aulas na Prime Padel são agendadas pelo telefone 49 999573989. O aluguel da quadra pode ser pelo aplicativo Let’s Play, Instagram ou WhatsApp. A quadra funciona das 6h às 23h30, no barracão da Rua Piauí, esquina com rua Roraima, 773, bairro São Cristóvão.

 

Como surgiu o Padel?

Por volta de 1890, passageiros de navios ingleses tentaram adaptar a prática do tênis ao espaço de bordo. Esse tênis de alto mar, como ficou conhecido no início, era praticado numa quadra de dimensões menores e protegida por telas. Somente em 1924, passou a ser praticado em terra, quando o norte-americano Frank Beal improvisou algumas quadras nos parques municipais de Nova Iorque. Nessa época, o esporte passou a ser chamado de pádel-tênis. Em 1969, Enrique Corcuera construiu a primeira quadra de Padel em um hotel de Acapulco, no México. Foi Corcuera quem definiu as dimensões da quadra e o regulamento que rege o esporte mundialmente. Outro grande responsável pela difusão do pádel foi o príncipe espanhol Afonso de Hohenlohen. Entusiasmado com o novo esporte, o nobre levou-o à expansão em outros países europeus. Atualmente, é organizado e regulamentado mundialmente pela FIP (Federación Internacional de Pádel), entidade que conta com 15 associados, nos quais se destacam Brasil, Argentina, México e a Espanha. (Fonte: Wikipedia)

Inter de Lages estreia com empate contra o Juventus Anterior

Inter de Lages estreia com empate contra o Juventus

Lageanos são campeões no Catarinense de Levantamento de Peso Próximo

Lageanos são campeões no Catarinense de Levantamento de Peso

Deixe seu comentário