logo RCN
Rali Dakar

Lucas Moraes faz história com vitória inédita do Brasil

  • Lucas Moraes foi o primeiro brasileiro a vencer na categoria carros (trecho cronometrado)

    Marcin Kin/UOL/Divulgação

O piloto Lucas Moraes venceu nesta segunda-feira (8) uma das etapas do Rali Dakar, na Arábia Saudita, e se tornou o primeiro brasileiro a triunfar na prova especial da categoria carros (trecho cronometrado)  desde que o país estreou na tradicional competição há 36 anos.

Piloto oficial da Toyota, Moraes levou a melhor após disputa acirrada da etapa especial de 447 quilômetros, entre as cidades de  Ad Dawadimi e Al Salamiya, que envolveu o sueco Mattias Ekstrom (Audi), o saudita e campeão mundial Yazeed Al-Rajhi (Overdrive) e o atual campeão do Dakar, o catari Nasser Al-Athiya (Prodrive).

Ao lado do navegador Armand Monleon, o brasileiro que pilota um T1+ (modelo cross-country 4x4) cruzou a linha de chegada com vantagem de apenas  nove segundos sobre o segundo colocado, o sueco Ekströme e seu navegador.Emil Bergkvist. 

O piloto brasileiro desabou em lágrimas após sair do carro. Ele dedicou o triunfo à filha de quatro anos, internada com meningite. 

“No começo, a condição dela nos assustou. Foi difícil, como pai, ficar aqui, mas os médicos disseram que tudo correria bem. Agora ela já está bem melhor e a previsão é de que amanhã já saia do hospital e vai pra casa. É, então, um dia duplamente feliz”, disse emocionado.

A especial desta segunda (8) foi a terceira de 12 etapas. Com o triunfo hoje, Lucas subiu do oitavo para o quarto lugar na classificação geral da prova, que é liderada pela dupla Yazeed Al-Rajhi (Arábia Saudita)/Timo Gottschalk (Alemanha). O Rali Dakar começou na última sexta (6) e vai até dia 19 de janeiro. 

“O Dakar é extremamente duro com o carro todo, mas os pneus sofrem demais. E poupar pneus e o carro é uma das principais estratégias para chegar bem na corrida. Não é fácil – todo mundo quebra ou tem pneus furados. Mas hoje nós conseguimos fazer uma corrida “limpa” e com boa velocidade o tempo todo”, detalhou Lucas, que no ano passado já se destacara no Rali Dakar ao terminar em terceiro lugar. 

 

Talento comprovado

Moraes assombrou o mundo ao conquistar um pódio já em sua estreia no Dakar em 2023, apontado por muitos como um ilustre desconhecido, mas no Brasil ele se destaca há um bom tempo. O piloto de 33 anos de idade é bicampeão Rally dos Sertões, triunfando pela primeira vez em 2019, sendo o mais jovem a conquistar o feito.

Mas não só no maior rali do continente Moraes ganhou destaque antes de chegar ao seu primeiro Dakar e à elite do esporte.

Ele também conquistou duas vezes a Mitsubishi Cup e venceu três vezes o Campeonato Brasileiro de Rally Cross-Country – a mesma modalidade do Dakar.

Com grandes resultados, sua ida para fora do Brasil foi mais do que natural. Já em 2021, Moraes brilhou no Baja Portalegre 500, em Portugal, ficando no terceiro lugar. Em 2022, o piloto também se destacou Baja Aragón (Espanha), também com um terceiro lugar, atrás apenas Al-Attiyah, e de Yazeed Al-Rajhi (Arábia Saudita), campeão mundial de Rally Cross-Country de 2022.

Para ganhar experiência nos desertos antes do Dakar 2023, Moraes participou da última etapa da Copa do Mundo FIA de Baja, em Dubai. Lá ele terminou da segunda posição entre os carros, apenas 1min07s atrás de Al-Rajhi – seu companheiro de equipe na Overdrive, que sacramentou seu título mundial na ocasião.


Lageano foi campeão em 2022, nos UTVs

Austin Jones (EUA) e seu navegador, o brasileiro Gustavo Gugelmin, levaram o título do Dakar 2022 nos UTVs. A dupla terminou a 12ª e última fase do rali, disputada nesta sexta-feira (14), na terceira posição e tomaram a ponta de Gerard Farres Guell e Diego Ortega Gil, que haviam os ultrapassado no último dia.

Após duas semanas intensas com doze etapas e mais de oito mil quilômetros de percurso, eles foram os grandes ganhadores do Rali Dakar 2022 na categoria UTV (T4), com uma vantagem apertadíssima de apenas 02m37s sobre os espanhóis Gerard Farres e Diego Gil, da mesma equipe Can-Am Factory.

Gugelmin é de Lages e também possui vários títulos em ralis nacionais e internacionais. 


Time ganha nova camisa para disputar a Série A do Catarinense
de futebol Anterior

Time ganha nova camisa para disputar a Série A do Catarinense de futebol

Inter de Lages anuncia a contratação de dois reforços Próximo

Inter de Lages anuncia a contratação de dois reforços

Deixe seu comentário