Rotary Alvorada anuncia realização da segunda edição da Corrida contra a Pólio |
Envelhecer de forma saudável e ativa é o que faz um grupo de amigos veteranos e amantes do futebol, em Lages, pertencentes à Associação Futebol e Cia (os abnegados Canhões da Serra). O senhor Altair Lins da Silva, com 81 anos, é um deles, adepto da revolução do envelhecimento ativo.
Altair sempre foi ativo nos campos de futebol, foi professor de escolinha de futebol, zagueiro imbatível de área, “nunca perde a viagem num lance”. Uma vida de 60 anos jogando futebol. Pai de três filhos biológicos e milhares de ex-alunos da escolinha de futebol.
Para ele, a longevidade está em “ter uma mente ocupada, na prática do esporte e em uma saudável convivência com os amigos e a família”.
Seu Altair tem acompanhado os novos desafios de forma atenta e proativa. Está com todas as vacinas em dia, não tem doenças crônicas, dorme cedo e acorda cedo e fica ansioso para chegar o sábado, dia de jogar seu futebol e conversar com os amigos.
Ele é apenas um dos exemplos de pessoas que apesar da idade permanecem ativas. Essa mudança de comportamento, exige dos governos políticas públicas de segurança e de bem-estar em prol de uma geração com mais 50 anos e que aumenta gradativamente em relação aos mais jovens.
Expectativa de vida_A expectativa de vida mundial, na atualidade, é de 71 anos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, é maior, 75 anos, de acordo com o IBGE. A população brasileira não pode mais ser considerada jovem. 16% é constituída por pessoas com mais de 60 anos e em 2050, essa classe etária representará 31% da população, conforme projeções do IBGE.
Deixe seu comentário