logo RCN
Amures

Selo pretende desenvolver o turismo sustentável na Serra Catarinense

O objetivo é alcançar 140 empresas que ampliem as ações de sustentabilidade no turismo e contribuam para o desenvolvimento regional

A Amures, através do Consserra/Cisama, lançou para a imprensa da Serra Catarinense, na manhã de segunda-feira (25), o programa Selo Serra Catarinense Sustentável, dirigido aos prestadores de serviços e produtos turísticos, no qual, a partir do estabelecimento de critérios remete à implementação de práticas de responsabilidades ambiental, sociocultural, econômica e de política institucional.

O evento realizado no auditório do Mercado Público de Lages contou com a participação de representantes da Amures, responsável pela elaboração do projeto e por colocar em prática suas ações, Altenir Agostini, gerente Regional do Sebrae, parceiro da iniciativa; representante do Ministério do Turismo; e a deputada federal Carmen Zanotto, que destinou parte da verba para a iniciativa.

Dentre os atores do projeto, Carmen sugeriu convocar a participação do ICMBio, especialmente pelo motivo de um dos equipamentos de turismo da região, o Parque Nacional de São Joaquim, que logo passará a ser chamado Parque Nacional da Serra Catarinense, terá regras de manejo que devem estar em consonância com as ações deste projeto.

Altenir Agostini alertou que este não é um projeto que está acontecendo agora é nem é de uma das instituições ali presentes, mas sim da sociedade da Serra Catarinense. Disse que cada município já tem seu plano de turismo, o que mostra que este projeto vem sendo construído há algum tempo.  Ele destacou a importância do turismo para o desenvolvimento da região. “Temos mais de duas mil propriedades que trabalham com produtos de indicação geográfica, a exemplo do queijo Serrano e do mel da bracatinga. Esses produtores podem ser impactados pelo turismo e até participar do projeto.”

O objetivo, de acordo com a turismóloga da Amures, Ana Vieira, é alcançar 140 empresa. “Tudo é oriundo de um plano regional. O produtor rural também pode fazer parte do programa. Cada município que participa do selo, assina um temo de adesão e cada prefeito tem de cumprir determinadas ações.”

Walter Manfrói, secretário-executivo da Amures e, no evento representando o presidente do Cisama e prefeito de Urupema, Evandro Frigo, chamou a atenção para o fato de que a Amures é uma entidade representativa política e este é o papel desta associação: fazer com que as os benefícios aconteçam regionalmente. “Os consórcios são a melhor forma para que as coisas aconteçam de forma regionalizada. A Serra estava há muitos anos sem investimentos em turismo. Essas ações estão contribuindo para o desenvolvimento do turismo da região. Precisamos mostrar à sociedade o que estamos fazendo. Não há como termos um avanço, sem a participação do poder político.”

A presidente da Amures e prefeita de Palmeira, Fernanda Córdova, disse que é um compromisso da entidade fazer crescerem as práticas sustentáveis do turismo na região. “A exemplo da agricultura familiar. Temos de ter o compromisso de incluir os pequenos. Acredito muito na educação. O turismo crescendo, faz crescer outras coisas, como o fato de as pessoas querem ver suas cidades mais limpas, mais bonita. Outro projeto a ser lançado pela Amures é o Turismo nas Escola, promovendo, lá na escola, os ensinamentos para que as pessoas queiram fazer parte de tudo isso.”

Para participar do programa que prevê a emissão do Selo anualmente, as empresas devem cumprir ações definidas pelo trade turístico, que implantem práticas sustentáveis e atendam aos critérios estabelecidos nos eixos estratégicos da sustentabilidade.

Para entregar essas ações, as empresas devem passar por quatro etapas, sendo que, a cada etapa vencida, recebe uma certificação.

Veja quais são as etapas do programa

Inscrições de animais para julgamento e leilões abrem em agosto Anterior

Inscrições de animais para julgamento e leilões abrem em agosto

Turismo vai certificar 70 equipamentos da região Próximo

Turismo vai certificar 70 equipamentos da região

Deixe seu comentário