logo RCN
Literatura

Sebastião Ataide: livro homenageia vida e obra do escritor lageano

Obra da professora Renilda Vicenzi destaca trajetória do professor, sociólogo, escritor e pesquisador do homem negro dos campos de Lages

O livro “Sebastião Ataide: presença, trajetória e protagonismo”, de Renilda Vicenzi, terá lançamento oficial no dia 13 de maio (segunda-feira), às 19 horas, no Centro Cívico Cruz e Souza, no centro de Lages-SC.

Segundo a professora Renilda, Sebastião Ataide foi pioneiro nos estudos sobre a negritude nos campos de Lages. Primeiro homem negro a obter o diploma de Ensino Médio como Normalista.

Professor, sociólogo, escritor, membro e liderança do Clube Cívico Cruz e Souza. Publicou, no centenário da Abolição da Escravatura, em 1988, o livro “O Negro no Planalto Lageano”.

A obra conduz a uma intensa jornada das vivências cotidianas de pessoas racializadas a partir de relatos e experiências recolhidas pelo autor. Um registro sociológico fundamental para a história do Sul do Brasil.

“Neste ensaio biográfico, apresento a trajetória e a obra de Sebastião Ataide, que recebe o devido reconhecimento pela sua importância no campo das Ciências Humanas”, comenta.

Renilda Vicenzi é doutora em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), professora de História do Brasil e de História da África no Curso de História e no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Chapecó.

Possuiu pesquisa acerca dos campos de Lages, entre outros, a tese ‘Nos Campos de Cima da Serra: ser preto, pardo e branco na Vila de Lages, 1776-1850’, textos ‘Uma escrita histórica negra: Sebastião Ataide e o negro no planalto lageano – SC; “A história que a história não conta”: personalidades negras na escrita/narrativa do professor Sebastião Ataide.

O evento de lançamento do livro “Sebastião Ataide: presença, trajetória e protagonismo”, de Renilda Vicenzi” tem a parceria do Centro Cívico Cruz e Souza, Escola de Samba Unidos do Ritmo Castro Alves, Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas Negro e Educação (Neabi), Obatalá Movimento Negro de Lages, Pastoral Afro Brasileira, editora Humana, e apoio da Prefeitura de Lages por meio da Fundação Cultural (FCL).

A obra será comercializada no local do evento ao valor de R$ 35,00, e também está disponível de forma online, neste link

Serviço

O quê? Lançamento do livro “Sebastião Ataide: presença, trajetória e protagonismo”, de Renilda Vicenzi (Chapecó: Ed Humana, 2023.);

Quando? 13 de maio de 2024, segunda-feira, 19 horas;

Onde? Centro Cívico Cruz e Souza, Praça Siqueira Campos, 32, Lages-SC.


Fotos: Acervo da família

Parque Conta Dinheiro começa a ser modificado para receber a Festa do Pinhão Anterior

Parque Conta Dinheiro começa a ser modificado para receber a Festa do Pinhão

Tradicionais Bailinho da Realeza e Closed Copa movimentam o backstage Próximo

Tradicionais Bailinho da Realeza e Closed Copa movimentam o backstage

Deixe seu comentário