logo RCN

Perspectivas ambientais para 2022

O que esperar ambientalmente do ano de 2022, no Brasil e no mundo, quais as principais perspectivas, tendências, mercados, oportunidades, investimentos, precauções. Enfim, o que poderemos fazer e esperar em termos mercadológicos e técnicos para o ano que se inicia.

ATUALIDADE
O meio ambiente, além de essencial à vida, é hoje uma fonte interminável de discussões e debates técnicos e filosóficos, não somente nos meios acadêmicos, mas perante a sociedade como um todo, tendo em vista os aspectos de proteção à vida e à natureza, à produção de alimentos e à geração de riquezas, mas também como uma nova forma de commodities produtiva a que se vislumbra, gerando incentivos fiscais, investimentos públicos e privados, visando ganhos econômicos e socioambientais.

PRESSÃO MUNDIAL
A forte pressão mundial em torno da preservação ambiental deve se acentuar neste novo período, marcado pela necessidade dos países desenvolvidos continuarem com seus modelos econômicos de produção, onde os espaços ambientais de preservação e conservação foram drasticamente reduzidos ao longo das últimas décadas e pela necessidade de preservar as áreas verdes, ainda existentes no planeta, localizadas em sua maioria em países subdesenvolvidos e ou em desenvolvimento.

PRESSÃO INTERNA
No mesmo enfoque, existe uma pressão interna pela preservação e conservação dos Biomas Brasileiros, em especial o Bioma Amazônico e o Bioma da Mata Atlântica, no qual estamos totalmente inseridos no Estado de Santa Catarina, além desta pressão ambientalista, também a legislação brasileira, pós constituinte de 1988, acabou por engessar drasticamente a expansão agrosilvopastoril do país, o que leva os órgãos de controle e fiscalização a exercer um papel fiscalizatório e punitivo muito forte.

TENDÊNCIAS
Em face do exposto, a tendência de mercado e de futuro na área ambiental é a aposta nos chamados mercados verdes, onde pode-se vislumbrar diversas formas de investimentos e aplicações, como o mercado de créditos de carbono, aplicações bancárias em fundos ambientais, obtenção de créditos bancários para investimentos em projetos de melhoria de qualidade ambiental, implantação de projetos de sustentabilidade ambiental, certificações ambientais, projetos de energia sustentável entre outros.
Além destas já citadas, a produção da agricultura sustentável também deverá ocupar posição de destaque nas próximas décadas, dando ênfase à produção mais limpa, à cadeia produtiva orgânica e aos produtos naturais.
No mesmo contexto, deverá ser regulado e implementado de forma mais efetiva o pagamento por serviços ambientais, onde quem preserva deverá ser recompensado por quem utiliza, uma forma de incentivar a preservação e conservação ambiental.
PRODUÇÃO DE ALIMENTOS SEGUROS, QUALIDADE AMBIENTAL E APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA, BASES PARA UM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Senar/SC  oferece 19 cursos gratuitos na Serra Catarinense, em janeiro Anterior

Senar/SC oferece 19 cursos gratuitos na Serra Catarinense, em janeiro

Procon de Lages realiza pesquisa de 72 itens do material escolar Próximo

Procon de Lages realiza pesquisa de 72 itens do material escolar

Deixe seu comentário