logo RCN

MEIs devem estar atentos ao prazo para entrega da Declaração Anual

  • Atendimento aos MEIs é feito na Secretaria de Desenvolvimento

    Flávio Fernandes/PML

Segundo dados extraídos do painel de empresas do Governo Federal, Lages contabiliza atualmente 19.362 empresas com CNPJ ativo. Desse total, 11.326 pertencem a categoria MEI

Uma das obrigações de quem é MEI é fazer a Declaração Anual de Faturamento. O período para entrega do relatório ano-base 2022 já iniciou e seguirá até 31 de maio deste ano. Quem não cumprir a obrigação está sujeito a multa, perda de benefícios do INSS e pode ter a empresa cancelada.

Para fazer a declaração, o MEI pode procurar a Sala do Empreendedor, localizada no segundo piso da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rua Manoel Thiago de Castro, 258, Centro, próximo à Igreja Santa Cruz. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 14h às 18h. Informações adicionais podem ser obtidas nos telefones: 3224-0600 ou 3224-0700.

A Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, comemora o saldo positivo na abertura de novas empresas. De janeiro a dezembro de 2022 foram registrados 2.878 novos negócios somente na categoria Microempreendedor Individual (MEI). O número representa crescimento de 8.28% em relação ao mesmo período de 2021, quando ocorreram 2.658 novas formalizações.

Segundo dados extraídos do painel de empresas do Governo Federal, Lages contabiliza atualmente 19.362 empresas com Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) ativo. Desse total, 11.326 pertencem à categoria MEI. “Nossa missão é fomentar o empreendedorismo em Lages e aproximar os empresários das soluções. Temos na secretaria um setor chamado Sala do Empreendedor que é um ambiente estruturado, com profissionais qualificados, prontos para atender quem pretende investir no próprio negócio”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Álvaro Joinha.


O que é MEI?

Microempreendedor Individual (MEI) é a modalidade mais simples para quem quer começar um negócio ou já trabalha por conta própria. Com a formalização, é possível ter acesso ao Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), emitir notas fiscais, além de contar com benefícios previdenciários, como, aposentadoria por idade, aposentadoria por invalidez, auxílio-doença e pensão por morte (para a família). 

A formalização do MEI é gratuita, o que existe é uma taxa mensal com valor médio de R$70 paga diretamente ao Governo Federal, através de guia eletrônica. O faturamento do MEI deve ser de até R$81 mil, de janeiro a dezembro.


Liminar suspende dispensa de outorga para captação de água em pequenas propriedades rurais Anterior

Liminar suspende dispensa de outorga para captação de água em pequenas propriedades rurais

Prioridades ambientais da Serra Catarinense Próximo

Prioridades ambientais da Serra Catarinense

Deixe seu comentário