Tribunal do Júri julgará homicídio ocorrido após colisão na Avenida Dom Pedro II |
Iniciativa reflete compromisso da empresa com a diversidade, com a equidade e com a inclusão
Uma das principais indústrias de papel e embalagens sustentáveis do Brasil, a Irani foi vencedora com o Prêmio Top Ser Humano da ABRH/RS - Associação Brasileira de Recursos Humanos, um dos mais importantes do país na área de gestão de pessoas.
A conquista foi obtida com o case “Gera Diversidade: uma jornada inclusiva”, que retrata a evolução e o compromisso da empresa em promover um ambiente de trabalho diverso, acolhedor e livre de preconceitos. A solenidade de premiação será realizada no dia 27 de novembro, em Porto Alegre. Esta é a oitava vez que a empresa recebe o prêmio.
A trajetória da companhia em diversidade e inclusão tem origem com o Gera Diversidade, programa criado para ampliar a participação de grupos minorizados, com ações ampliadas em 2019 para dar espaço a todas as singularidades.
Desde então, a pauta ganhou amplitude e relevância dentro da empresa, foi incorporada ao Planejamento Estratégico em 2020 e passou a fazer parte de sua estratégia de longo prazo e dos seus valores institucionais.
“Diversidade e inclusão são valores para nós e fazem formalmente parte da nossa estratégia”, ressalta Bianca Salatino, coordenadora de Gestão de Pessoas da Irani. “Queremos garantir que todas as pessoas se sintam pertencentes, respeitadas e reconhecidas em sua singularidade”, destaca.
Entre as principais ações do Gera Diversidade estão a adesão da Irani aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e a definição de metas ESG para 2030, como ter 40% de mulheres no quadro geral e 30% em cargos de liderança.
A empresa também se tornou signatária do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ e dos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs), além de criar bancos de talentos para pessoas com deficiência, pessoas pretas e pardas e LGBTI+, estruturar o Núcleo da Diversidade, implementar mentorias internas e adequar seus espaços físicos para acessibilidade plena.
As pesquisas internas e os censos de diversidade da companhia também indicam avanços significativos: 90% dos respondentes afirmam trabalhar em um ambiente livre de preconceitos e o Índice GPTW (Great Place to Work) mostra crescimento na percepção de igualdade, respeito e segurança psicológica.
A Irani também promove rodas de conversa e campanhas de letramento sobre diversidade, estimulando o aprendizado coletivo e o diálogo aberto entre os times.
O “5º Encontro com a Diversidade e Pertencimento”, realizado em todas as unidades da empresa (SC, RS, SP e MG), registrou aumento de participação de 68% em relação a 2024, com 60% das lideranças e 42% dos colaboradores impactados com as ações. No Webinar de encerramento, retorno significativo, de 97% de satisfação. “A participação expressiva dos colaboradores mostra o quanto o tema faz parte do nosso dia a dia e do nosso propósito como empresa”, reforça Bianca.
Para o diretor de Pessoas, Estratégia e Gestão, Fabiano Alves de Oliveira, o Gera Diversidade traduz o compromisso da Irani em construir uma empresa preparada para o futuro, que valoriza as pessoas e entende que a pluralidade é essencial para a inovação e para o desenvolvimento sustentável dos negócios.
“O reconhecimento da ABRH/RS é um reflexo do nosso propósito de contar um ambiente onde cada pessoa possa ser quem é, com respeito, acolhimento e oportunidades iguais. Diversidade, para nós, é sobre crescer juntos e fazer da Irani um lugar cada vez mais humano e plural”, afirma o executivo.
Sobre a Irani
Fundada em 1941, a Irani Papel e Embalagem é hoje uma das líderes do setor de embalagens sustentáveis no Brasil. Controlada desde 1994 pelo Grupo Habitasul, tradicional grupo empresarial da região Sul do país, produz papeis para embalagens, chapas e caixas de papelão ondulado, assegurando o fornecimento de produtos de matéria-prima renovável com alta qualidade.
Alinhada às boas práticas da economia circular, tem produção integrada às florestas próprias e utiliza energia autogerada. Conta com unidades produtivas localizadas em Vargem Bonita (SC), Santa Luzia (MG), e Indaiatuba (SP), além de responder pela gestão de florestas em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Com escritórios em Porto Alegre (RS) e Joaçaba (SC), tem em seus quadros mais de 2.000 colaboradores.
Deixe seu comentário