logo RCN

Gasoduto entre Ponte Alta e Otacílio será iniciado em fevereiro

  • SCGás / Divulgação

Atualmente, Lages é a única cidade da Serra Catarinense abastecida com gás natural. A rede estruturante foi inaugurada em 2020, mas, em breve, essa realidade deve mudar. A SCGás avança com o projeto Serra Catarinense e em meados de fevereiro prevê iniciar as obras do gasoduto entre Ponte Alta e Otacílio Costa. Atualmente, as obras se concentram entre Pouso Redondo e Ponte Alta.

Iniciado há 10 anos, o Projeto Serra Catarinense começa em Indaial com a intenção de chegar com o gasoduto a Lages. O objetivo é atender empresas e, futuramente, também residências. Em Lages, por enquanto, o gás natural chega em caminhões. É transportado na forma líquida, que ocupa menos espaço. Depois é regaseificado para abastecer a rede estruturante, que inclusive está sendo ampliada pela Avenida Presidente Vargas.

O gás possui grande potencial calórico e é ideal para empresas que mantêm estufas, secadoras e outras unidades de calor. Este ano, o metro cúbico foi reajustado em 24%, mas na avaliação da SCGás, o produto continua competitivo, quando comparado a outros combustíveis.

A empresa explica que a tarifa do Gás Natural em Santa Catarina é regulada, por isso, varia apenas semestralmente: em julho e em janeiro. "As elevações de preço acompanham tendências de outras Commodities e a elevação do petróleo tipo Brent. Além disso, os impactos das deficiências estruturais do setor e da conjuntura de preços internacionais , incluindo o impacto nos custos de importação do GNL (Gás Natural Liquefeito) afetam grande parte do mercado consumidor do país. Em Santa Catarina, existe ainda o gargalo de infraestrutura, já que o gasoduto de transporte operado pela TBG (Gasbol), sob regulação da ANP, apresenta restrições na capacidade atual alocada para o Estado. O gargalo é fruto da ausência de investimentos federais na expansão do sistema de transporte ao longo dos anos. Pontuamos que o Gás Natural seguirá sendo mais competitivo que outros combustíveis, como é possível ver na tabela abaixo, com dados de dezembro de 2021."


Sul é abastecido por único gasoduto

Segundo,a SCGàs, diferentemente do Norte e Nordeste e parte da região Centro - Oeste, a região Sul é abastecida por um único gasoduto, o Gasbol. Isso faz com que o fornecimento fique concentrado no supridor que adquiriu o direito de transporte pelo Gasbol. Com a abertura do mercado de Gás Natural do país e a implantação do terminal de GNL na Baía da Babitonga, previsto para o primeiro semestre de 2022, existe uma tendência que Santa Catarina tenha novos ofertantes a curto prazo.

Para garantir o fornecimento de Gás Natural a curto prazo ao mercado catarinense, a SCGÁS realizou, no ano passado, duas chamadas públicas para aquisição de suprimento adicional de Gás Natural. A primeira contratou volumes adicionais de 150 m³/dia de Gás Natural, que irá atender, principalmente, a demanda das indústrias do Sul do estado. A outra, que foi realizada em conjunto com outras quatro distribuidoras do país, contratou a Petrobras. Isso porque, dentre as propostas recebidas, a Petrobras mostrou-se a única ofertante com condições de garantir o fornecimento de gás a partir de janeiro de 2022, complementando os volumes já contratados.


Resultados positivos em 2021

Com 1.901 novos consumidores de Gás Natural, a SCGÁS bateu o recorde de ligações de clientes em 2021, crescimento de 11,36% em relação a 2020, o último melhor resultado. Para suportar o crescimento no número de clientes, a Companhia construiu 79 quilômetros de rede de distribuição de Gás Natural no ano passado, crescimento de 51% em relação ao total de redes construídas em 2020.

Ao todo, Santa Catarina concentra 18.634 clientes diretos, entre indústrias, unidades residenciais, estabelecimentos comerciais e postos de combustíveis, além dos 112.353 usuários de GNV (Gás Natural Veicular) conforme dados (julho/2021) do Denatran. Com 1.840 novas unidades no ano, o segmento residencial foi o que mais cresceu o número de clientes: 11,78% de aumento, o que materializa o resultado da parceria com construtoras e as destacadas vantagens do gás natural em centros urbanos verticalizados.

Conhecendo a Parceria Ambiental Anterior

Conhecendo a Parceria Ambiental

SENAI atua como maior parceiro da indústria brasileira há 80 anos Próximo

SENAI atua como maior parceiro da indústria brasileira há 80 anos

Deixe seu comentário