<
logo RCN
Setor madeireiro

Baixo estoque de florestas preocupa empresas

  • Canva

Santa Catarina é o maior produtor e exportador de madeira serrada do Brasil. Em 2022, o estado respondeu por 12,7% dos embarques nacionais de produtos florestais

Em cinco anos, o estado teve uma redução de 72,3 mil hectares na área de silvicultura. Grande parte dessas terras passaram a ser utilizadas para o plantio de grãos. Como Santa Catarina é o maior produtor e exportador de madeira serrada do Brasil, a diminuição das reservas de florestas plantadas preocupa o setor. Para reverter o processo, o Governo do Estado anunciou iniciativa para estimular o plantio de florestas, ação que conta com a parceria da Fiesc. Deu o nome de "Plano Estadual de Florestas Plantadas", que praticamente prevê as mesmas ações do "Programa de Desenvolvimento Florestal", anunciado em março do ano passado. 

“A Secretaria da Agricultura, em parceria com a Associação Catarinense de Empresas Florestais (ACR) e a Câmara de Desenvolvimento da Indústria Florestal da Fiesc, irá construir um plano para incentivar a expansão das florestas plantadas em Santa Catarina e garantir os estoques de madeira para abastecer a indústria madeireira estadual e as exportações. Vamos propor a criação de um fundo para investimentos no setor, além de sugerir a parceria entre produtores rurais e empresas florestais”, destaca o secretário Valdir Colatto.

A intenção da Secretaria da Agricultura é envolver o setor produtivo e construir uma proposta voltada para o desenvolvimento sustentável das áreas de florestas plantadas. Segundo o diretor-executivo da ACR, Mauro Murara Júnior, o Plano será uma política de Estado e haverá um grande diálogo com os representantes do setor para levantar as demandas e oportunidades de Santa Catarina.


Prioridades

Uma das ações prioritárias é dar mais agilidade na análise do Cadastro Ambiental Rural (CAR) para que os produtores possam fazer a recuperação das áreas degradadas, por meio do Programa de Regularização Ambiental (PRA), e, assim, estarem aptos a buscar recursos para pagamento de serviços ambientais e preservação de florestas.

Outra linha de atuação será a criação de um fundo para desenvolvimento do setor de florestas plantadas em Santa Catarina, que será utilizado para financiar a implantação e reformas de áreas.


Números do setor florestal

Santa Catarina é o maior produtor e exportador de madeira serrada do Brasil. Em 2022, o estado respondeu por 12,7% dos embarques nacionais de produtos florestais, com US$ 2 bilhões de faturamento. A indústria florestal catarinense gera mais de 100 mil empregos diretos.

De acordo com a Associação Catarinense de Empresas Florestais (ACR), a área total com florestas plantadas no estado é de 1,03 milhão de hectares. Desta totalidade, 713 mil hectares são área com Pinus e 316 mil hectares estão ocupados com Eucalipto.


Serra Catarinense

O Setor Florestal desempenha papel importante na Serra Catarinense. São dezenas de madeireiras, indústrias de transformação e papeleiras. Este último segmento está instalado em Lages, Correia Pinto e em Otacílio Costa, onde, nos municípios menores, respondem como o principal gerador de impostos e significativo número de postos de trabalho.

Novas exigências para a produção de queijo serrano Anterior

Novas exigências para a produção de queijo serrano

Balneabilidade e riscos à saúde humana nas praias de Santa Catarina Próximo

Balneabilidade e riscos à saúde humana nas praias de Santa Catarina

Deixe seu comentário