<
logo RCN
Joinville

Revista Francisca completa quatro anos dedicada ao jornalismo local

Cultura, educação, sustentabilidade, cidadania, empreendedorismo, esporte e lazer, sob uma perspectiva local, são os eixos temáticos da Revista Francisca, que está completando quatro anos de circulação. “Jornalismo de qualidade para uma cidade de excelência”, propõe a equipe editorial da publicação, que traz o slogan “Uma nova maneira de ler Joinville”. A maior cidade catarinense é a base do projeto, que também abrange Araquari, São Francisco do Sul, Campo Alegre e São Bento do Sul, municípios vizinhos com os quais Joinville interage e mantém forte identidade.
Com periodicidade mensal, entre fevereiro e novembro, Francisca preserva o formato impresso de suas edições, apostando na experiência de leitura, mas também publica conteúdo em seu site e redes sociais. À frente do projeto, os jornalistas Guilherme Diefenthaeler e Ana Ribas Diefenthaeler, da agência Mercado de Comunicação. Fundada em agosto de 1996, a agência é especializada em publicações, produção de conteúdo e assessoria de imprensa. Também faz parte do time franciscano o designer Fábio Abreu, e, entre os colaboradores fixos, o escritor Donald Malschitzky.
Na edição de número 40, que marca os quatro anos da revista, a capa é dedicada a um ensaio fotográfico assinado pelo fotógrafo Gabriel Bazt, que visitou a Aldeia Indígena Tarumã, em Araquari, e colheu imagens da gente e da cultura guarani. Completa o especial uma entrevista com o escritor, filósofo e pensador indígena Ailton Krenak. Pautas de cunho social são o ponto forte da Francisca, nos artigos, entrevistas e reportagens que produz. A revista examinou os impactos do isolamento social – nas famílias, na juventude, nas escolas, nos negócios, na cultura –, alertou para o drama da violência sexual contra crianças, contou histórias de vidas reconstruídas à base da esperança e mostrou projetos carregados de sensibilidade humana, como o Pernas Solidárias, que leva a inclusão pela atividade física para portadores de necessidades especiais.
Um desafio, segundo os editores, é a subsistência do projeto, baseado na venda de publicidade. Empresas, instituições e órgãos públicos anunciam na Francisca para se comunicar com o mercado da região de Joinville. A revista é distribuída gratuitamente em 35 locais estratégicos – como associações empresariais, lojas de conveniência, livrarias e supermercados –, e via assinaturas. Mais informações pelo (47) 98403-2745.


Orquídea Negra faz show gratuito hoje, no shopping, em celebração ao Dia do Rock Anterior

Orquídea Negra faz show gratuito hoje, no shopping, em celebração ao Dia do Rock

Motoneve espera receber mais de 7 mil pessoas em três dias Próximo

Motoneve espera receber mais de 7 mil pessoas em três dias

Deixe seu comentário