<
logo RCN

IV Mostra Sesc de Cinema oferece sessões presenciais gratuitas em cinco cidades catarinenses

O Panorama Catarinense da Mostra Sesc de Cinema marca a retomada dos eventos culturais presenciais nos teatros do Sesc-SC em novembro. A programação acontece de 16 a 25.11, às 19h30, simultaneamente no Sesc Joinville, Florianópolis (Prainha), Chapecó, Itajaí e Lages, com sessões gratuitas de 13 filmes produzidos no Estado.

Algumas das sessões serão seguidas por debates com representantes dos programas "Diversidades", "Híbridos e Singulares", "Documentários" e "Curtas de ficção". Para acessar os espaços, as pessoas deverão seguir as orientações de segurança contra a Covid-19, como uso de máscara, cobrindo nariz e boca, e distanciamento. Os ingressos serão distribuídos 1h antes do início da apresentação.

No programa "Diversidades" estão em cartaz os filmes "Homens Pink", de Renato Turnes (16/11); "Debaixo do guarda-chuva pra ser resistência", de Vini Poffo; "Selma depois da Chuva, de Loli Menezes; e "Copi", de André Gevaerd (17/11).

No eixo "Híbridos e Singulares" serão exibidos os filmes "Certos cães", de Ricardo Weschenfelder, e "Quem saiu para entrega", de Evaldo Cevinscki Neto, Leonardo Roque Machado e Paula Roberta de Souza (18/09).

O programa "Documentários" apresenta os filmes "Aquela Mistura", de Lucas de Barros e Fábio Bianchini (2/11); "Ecos e uivos na terra de Condá", de Joelmir Zanette (23/11), e "Geada de chumbo, memórias da ditadura militar em Lages", de Suzane Faita, Jary Carneiro Jr. e Armin D. Reichert (24/11).

A última sessão (25/11) traz "Curtas de Ficção": "Amanhã estaremos em casa", de Ana Silvia Ferreira; "Desassossego", de Fabi Penna; "Sanguíneo", de Débora Espit; e "Matador de cachorro", de Max Reinert.

Mostra Nacional pelo YouTube do Sesc Brasil

Paralelamente acontece a Mostra Nacional on-line com exibições das 31 obras selecionadas no Panorama Brasil e Panorama Infantojuvenil. Duas destas produções são catarinenses: "As Rendas de Dinho", de Adriane Canan, que será exibida no Panorama Brasil e "Baile", de Cíntia Bittar, no Panorama Infantojuvenil. Os 8 longas e 23 curtas da mostra nacional estarão disponíveis de 1 e 30 de novembro no canal do Sesc Brasil no YouTube: https://www.youtube.com/sescbrasil.

Fomento e valorização da produção audiovisual brasileira

Firmada como uma importante iniciativa de fomento e valorização da produção audiovisual brasileira, que não encontra espaço nos circuitos comerciais, a Mostra Sesc de Cinema retornou depois de um intervalo em 2020, em função da pandemia da Covid-19. Lançado em 2017, o concurso busca incentivar e dar visibilidade à produção cinematográfica brasileira que não chega ao circuito comercial de exibição, contribuindo para a promoção e o lançamento de novos artistas de todo o país.

A Mostra Sesc de Cinema reúne produções de temas diversificados, que por vezes não conseguem encontrar espaço nos circuitos comerciais de cinema. Em sua quarta edição, o projeto se consolida como um dos principais canais de incentivo e fomento ao cinema independente do Brasil. O concurso distribuirá mais de R$ 100 mil em licenciamentos de obras aos realizadores vencedores da mostra nacional. O novo formato ainda permitiu uma ampliação da exposição, da pluralidade e da valorização das produções audiovisuais de todas as regiões do país.

"Estamos muito empolgados com o alcance das exibições, após o intervalo de 2020. Batemos recorde de inscrições - recebemos mais de 1900 obras - e tivemos uma importante representação das mulheres nesta edição", destaca o gerente de Cultura do Departamento Nacional do Sesc, Marcos Rego. "O formato digital ainda nos permitiu a chegar a talentos de todas as regiões do país. Cada produção foi avaliada pelas comissões de especialistas convidados e profissionais do Sesc que selecionaram as melhores obras de cada estado participante" explica.

As mostras nos panoramas regionais acontecem ao longo do mês de novembro em vários Estados, com mais 307 filmes, ampliando ainda mais a visibilidade para cineastas de cada região.

Em Lages, as atividades acontecem na Sala de Cinema Centro Cultural Vidal Ramos. Na quarta-feira (24), haverá a apresentação do documentário "Geada de Chumbo, Memórias da Ditadura militar em Lages", com direção de Suzane Faita, Jary Carneiro Jr. e Armin D. Reichert. A apresentação será seguida por debate


Sinopse


A obra aborda o Regime Militar Brasileiro na cidade de Lages. Os acontecimentos relacionados ao período, que compreende os anos entre 1964 a 1985, são descritos a partir de entrevistas com pessoas que presenciaram fatos e foram, de alguma forma, impactadas pela censura e repressão. Também integram o documentário familiares de presos políticos em 1964.

Música de Daniel Lucena é símbolo de Lages e Patrimônio Imaterial Anterior

Música de Daniel Lucena é símbolo de Lages e Patrimônio Imaterial

O Edital Chico de Assis (segunda edição) está disponível! Próximo

O Edital Chico de Assis (segunda edição) está disponível!

Deixe seu comentário