logo RCN

Da Rússia aos Campos da Coxilha Rica: A Saga Histórica dos Hertzberg

O novo livro do escritor Cláudio Rodrigues da Silveira, O Puma e a Saga dos Hertezberg, é uma narrativa telúrica empolgante da literatura histórica brasileira, ambientada nos campos exuberantes da Coxilha Rica de Lages.

O autor destaca que "... O livro será lançado em parceria com o Instituto Histórico de Lages. E será em boa hora. O contexto da vida nacional clama por um interlúdio, um tempo romântico que nos faça descansar e relaxar, e refletir nas nossas raízes e nos conflitos mais caros que carregamos em nossa história familiar".

O Dr. Salomão Ribas Junior, que assina o prefácio, assinala que "... o aspecto mais fascinante é a harmonia entre gêneros literários. É uma narrativa romanceada, às vezes uma fábula, às vezes um apólogo, que se mesclam com a realidade. É, em tudo, um livro de História e de histórias sobre a fauna, a flora e o povo do Planalto Serrano Catarinense, com suas curiosas origens nativas e europeias, contadas com a prodigiosa imaginação do autor.

Neste livro o autor mostra, além das lendas e dos causos, a sua preocupação com tudo que é da natureza, inclusive com as questões existenciais da trajetória humana e seus conflitos. O lado predador do homem é evidenciado, bem como a história da inserção efetiva da mulher na sociedade. Uma parte sensível tratada no livro. A vida da família Hertzberg é cheia de acontecimentos que evocam suspenses e medos e sentimentos profundos, surpreendentes, em suas 408 páginas".

A professora Yedda Goulart, mestre em Literatura Brasileira, diz que "... A trama narrativa encanta, prende e surpreende! É um belo romance, no estilo Realismo Fantástico - ficção sobre realidade. Aliás, as descrições das belezas da natureza e da família envolvida, do leão-baio e das gralhas-azuis, são dignas de passarem às telas cinematográficas! O livro é notável em qualidade literária e em relato histórico! É um livro daqueles que possuem múltiplas interpretações, como deve ser toda narrativa de valor".

O lançamento do livro ocorreu na quinta-feira (9), na Associação Médica da Serra, junto à posse de novos membros do Instituto Histórico e Geográfico de Lages.

'Parapeito' é a grade campeã da 20ª Sapecada da Serra Catarinense Anterior

'Parapeito' é a grade campeã da 20ª Sapecada da Serra Catarinense

Recanto do Pinhão tem participação de associações de artesãos e escritores lageanos Próximo

Recanto do Pinhão tem participação de associações de artesãos e escritores lageanos

Deixe seu comentário