Secretaria disponibiliza ponto para descarte de lixo volumoso |
Curta metragem dirigido por Gabi Bresola conta história de língua criada em Herval d´Oeste
O Cinecapela, cineclube sediado no Antigo Seminário Diocesano de Lages (Av. Papa João XXIIII, bairro Petrópolis) retorna com sua primeira sessão do ano, com exibição do filme “Larfiagem” (2017, 18 min), dirigido por Gabi Bresola. A sessão ocorre no dia 25 de janeiro (domingo), às 19h, com entrada gratuita.
O filme conta a história da Larfiagem, língua inventada por engraxates, carregadores de malas e outras crianças de 7 a 15 anos de idade que conviviam com viajantes da estação ferroviária de Herval d'Oeste no anos de 1950.
Para sobreviver, comprar gibis e ir ao cinema, driblar fiscais, policiais e até os próprios pais, inventaram uma língua própria. Hoje, décadas depois, a Larfiagem aparece como memória de seus últimos falantes, agora adultos, mas que ainda conhecem, ensinam e decifram os segredos de seus substantivos e pronomes.
Vencedor do Prêmio Catarinense de Cinema 2013, o curta reúne alguns dos inventores do idioma ainda vivos, e também explora arquivos, pesquisas acadêmicas, entrevistas e fotografias da época.
O Cinecapela realiza 11 exibições ao longo do ano de 2025 e 2026, cada uma com curadoria que conecta os filmes por temas e contextos históricos. A programação inclui desde clássicos até produções contemporâneas, com destaque para obras que retratam a história e cultura do Brasil e de Santa Catarina.
O projeto é vencedor do Prêmio Catarinense de Cinema 2024 da Fundação Catarinense de Cultura do Governo do Estado de Santa-Catarina, e conta com apoio do coletivo artístico Recinto.
Expediente:
O quê: Exibição do filme “Larfiagem” (2017, 18 min), de Gabi Bresola
Quando: Domingo, 25 de janeiro de 2026, às 19h
Onde: Antigo Seminário Diocesano — Av. Papa João XXIII, Bairro Petrópolis, Lages (SC)
Entrada: Gratuita (80 lugares).



Deixe seu comentário