logo RCN
Histórias da Serra

Acordeon do icônico Farolito no Museu Thiago de Castro

  • Fabrício Furtado/FCL

Músico participou de trio musical junto a Maneca e Tavinho na era de ouro do rádio lageano

Johann Seeber, nasceu na Áustria, em 1935 e dez dias após o seu nascimento veio com a família para o Brasil, mais precisamente para a cidade de Treze Tílias, em Santa Catarina. Assim como muitos alemães e austríacos que passaram a residir no país na época, Johann virou João, mais conhecido como Seu João ou Tio João.

Logo mudou-se para Lages e começou a ser notado pela simpatia e também pela agilidade e execução das teclas do acordeom. A popularidade e os dotes musicais chamaram a atenção dos lageanos que consumiam cultura pelas apresentações ao vivo dos programas de auditório da Rádio Clube de Lages, no Teatro Marajoara, nos anos 50 e 60, sob o comando do patrono da rádio lageana, Carlos Joffre do Amaral e artistas como Maneca, Tavinho, Adão Filho e muitos outros.

Um dos trios musicais mais aclamados e requisitados era formado por Manoel Corrêa (Maneca), Távora Tigre (Tavinho) nas vozes e violões, e no acordeom estava o Senhor Johann “João” Seeber, que para esta clássica formação ganhou a alcunha de Farolito, o gaiteiro.

Seu João faleceu em 13 de fevereiro de 2015, em Santana do Livramento, cidade natal da esposa. Todos os seus pertences ficaram com as filhas, as irmãs Ema Teresinha Seeber e Angelita Aparecida Seeber, que, em uma missão de propagar a história do pai no cenário musical lageano, tiveram a iniciativa de doar o acervo com livros, fotos de época e o acordeom marca Veronese (um dos muitos instrumentos que pertenceram ao Seu João) para o acervo do Museu Histórico Municipal Thiago de Castro (MHTC).


Música, nostalgia e saudade

A formalização do processo de doação de itens para o acervo do MHTC conta com critérios como época de produção do objeto, mas também o valor histórico para a geração, manutenção e propagação da identidade cultural de Lages, região serrana e/ou o estado e o país.

O contato com a família do Seu João foi realizado pela equipe do MHTC por meio dos servidores Victor Colombo e Paulo Guasselli - também gaiteiro e artisticamente conhecido por Paulinho Guazzelli. O funcionário teve a permissão das filhas do Seu João para avaliar o acordeon tocando alguns clássicos que eram entoados pelo gaiteiro parceiro de Maneca e Tavinho.

“Quarto Centenário", composição de 1954 de Mario Zan foi criada para a comemoração dos 400 anos da capital paulista. Virou hino e estudo para milhares de acordeonistas como Guazzelli e Farolito. Ao tocar um trecho da composição, Paulo sem querer provocou algumas lágrimas das filhas do Seu João, que naquele momento exemplificam toda a importância da vida do pai nos capítulos da história de Lages.

Segundo Victor Colombo, muito mais que objetos para exibição, a doação da família Seeber tem outros fatores importantes. “Os relatos que aprendemos com cada doação nos permite a missão de passar essas histórias para a comunidade, os nossos visitantes. A história do Seu João soma-se a tantas outras que fascinam a nós equipe e as pessoas que visitam os museus”.

O Museu Histórico Thiago de Castro está aberto para visitação de terça-feira a sexta-feira das 9h às 12h e das 14h às 17 horas. Agendamento para grandes grupos pelo telefone (49) 3019 74 81. 


Chegou a semana mais aguardada do ano: Barbie e Oppenheimer já estão em cartaz! Anterior

Chegou a semana mais aguardada do ano: Barbie e Oppenheimer já estão em cartaz!

O Concerto de Abertura será com o músico internacional André Mehmari Próximo

O Concerto de Abertura será com o músico internacional André Mehmari

Deixe seu comentário