<
logo RCN
Social

Soleu Filho

A sociedade catarinense se despediu de Zilda Maria Ribeiro Reis, progenitora de linda família que marcou boas e inesquecíveis relações na sociedade lageana!

Dentre os seus filhos, faço questão de iniciar com Andréia Ribeiro Reis, que em 1985 proporcionou a Lages o título de Miss Santa Catarina! Além da bela Andréia, a querida matriarca, que estava com 96 anos, é mãe de  Rita Reis Pereira, Sólia Reis Agustini e Maurício Reis. Dona de um grande carisma e altamente estimada pelos amigos, tia Zilda, assim eu gostava de chamá-la, sempre foi uma mulher atual e pronta para evoluir com o tempo! Viu a transformação do mundo, desde o uso de uma lousa onde aprendeu a escrever, até se comunicar, utilizando a tecnologia!

Nasceu em 1928, em Teresópolis,  comunidade do município catarinense de Águas Mornas,  filha dos saudosos Leontino Alfredo Ribeiro, conhecido como Santos; e Olivia Schimitz. Com poucos anos de idade, mudou-se com sua família para Lages. Seu pai, alguns irmãos e familiares, construíram importante história no comércio local, com a loja Casa Paraíso.

Fatos que marcaram sua trajetória, como por exemplo: o convívio com seus irmãos e cunhadas, especialmente na época quando bonitas amizades se faziam presentes. Dedicava  tempo para uma visita e um café.  Priorizava laços, especialmente com as famílias Ribeiro e Reis. E foi assim que, em Lages, na Rua Cândido Ramos, onde residiu por muitos anos, que Zildinha estava sempre rodeada de tantos amigos e familiares!

Na juventude, descobriu vocação para se tornar professora. Formou-se como normalista no tradicional Colégio Santa Rosa de Lima. E, durante trinta e cinco ininterruptos anos, exerceu com amor e dedicação o importante ofício! Trabalhou em diversos colégios de Lages. Alfabetizou muitas crianças. Especializou-se em Educação Artística, gostava de bordar e produzir trabalhos manuais. Zilda encerrou sua brilhante carreira num colégio que tanto admirava, o Vidal Ramos Júnior!

Casou-se com Soli Reis. Gostava de lembrar o quanto ela e o marido gostavam de dançar, especialmente tangos e boleros que animavam os bailes de época nos salões do Clube Primeiro de Julho, Clube 14 de Junho e Serrano! Aos 44 anos ficou viúva. Fato triste que a tornou mulher mais forte e determinada! Chegaram os genros, o saudoso Tito Daniel Pereira, Jurandi Agustini, Francisco Azevedo e a nora Sandra Pereira Rabello.

Foi avó sempre presente na vida dos netos  Rômulo, Alexandre, Daniel, Leonardo, Michele, Rafaela, Roberta e Sayonara e teve a felicidade de conviver com seus bisnetos Lorena, Ranaa, Kian, Rafael, Ricardo, Lara e Eduardo. Um mês antes de partir, segurou em seu colo o mais novo bisneto, Hugo.

Aos 60 anos, em 1988, deixou Lages e decidiu morar em São Paulo com a filha Andréia. De lá, passou a residir em Florianópolis. Nos últimos anos, amparada por seus filhos e netos, enfrentou gradativa perda de memória. O diagnóstico de Alzheimer foi uma despedida lenta, dessa mãe que foi amada pelos filhos que, aos poucos, aprenderam a importância da resiliência! “A descoberta dos cuidados paliativos foi fundamental nessa jornada de tratamento, no qual nos foram agraciados com muitos momentos de alegria. Quando ela estava mais presente, nos reconhecia, sempre querendo dar e receber carinho”, lembra a filha caçula, Andréia.

"A nossa mãezinha nos deixou uma história de vida da qual muito nos orgulhamos. Tornou-se estrela-guia que já ilumina nossos passos, com ensinamentos de bondade e superação, além do tesouro maior que é nosso objetivo: o de manter nossa família sempre unida!", com carinho os filhos Rita, Sólia, Maurício e Andréia.

A inesquecível Zilda Maria Ribeiro Reis, durante visita aos histórico Centro Cultural Vidal Ramos Júnior, onde funcionava a escola que lecionou por muitos anos


A saudosa matriarca, Zilda Maria Ribeiro Reis, com os filhos Rita Reis Pereira, Sólia Reis Agustini, Maurício Reis e Andréia Ribeiro Reis, num daqueles encontros felizes que a vida proporciona


Nessa imagem, a saudosa matriarca Zilda Maria Ribeiro Reis, com parte de sua família, foi registrada em 2020, no casamento da neta, Roberta Reis com Bernardo Pessi

  

Casamento de Giovana em São Joaquim

Casamento lindo, que movimentou recentemente a sociedade, na bela Vinícola Villa Francioni, em São Joaquim. Os noivos, Giovanna Boff Palma e Edson Andrade Lima Júnior, filhos de Ana Paula Bergamaschi Boff Palma e João Carlos de Souza Palma Junior e Zuleica Aparecida da Costa Andrade Lima e Edson Andrade Lima, felizes em comemorar esse momento, com familiares e amigos tão especiais!

O bonito cerimonial foi conduzido pela famosa cerimonialista Maysa Zanette Coral.

Os noivos, Giovanna Boff Palma  e Edson Andrade Lima Júnior, durante o bonito casamento na Villa Francioni, em São Joaquim

 

Soleu Filho Anterior

Soleu Filho

Soleu Filho Próximo

Soleu Filho

Deixe seu comentário