logo RCN

Olivete Salmória

Cinco meses para conclusão das obras da nova ala

Em se tratando da área da saúde, hoje os esforços se concentram na abertura na nova ala do Hospital Tereza Ramos. Mas quase ninguém sabe o que realmente falta para que isso se torne realidade. Conversei recentemente com o diretor Maurício Batalha, que deu detalhes. Primeiro, somente há cerca de um mês foram pagos todos os valores devidos à empreiteira, para que se torne possível fazer o aditivo para concluir o restante da obra. Por exemplo, no primeiro e segundo andares faltam apenas uma porta de isolamento, uma torneira para ligar à máquina de hemodiálise e colocar um cano para sair a água, vidros nas portas para quem de fora possa enxergar o paciente lá dentro, uma grelha para mudar a saída do ar e a colocação de campainhas da enfermagem. Feito isso, ali serão colocados mais 20 leitos de UTI (no 1º) e 30 de enfermagem (no 2º). No terceiro andar já estão os 26 leitos de UTI Covid em funcionamento. No quarto andar fica o Centro Cirúrgico com dez salas. Estão faltando os focos de iluminação que precisam ser instalados. Ali terá um ar condicionado especial. O quinto andar ainda está por terminar e ali ficará o Centro de Materiais. No subsolo será instalado o serviço de emergência, contudo ainda precisa ser discutida a utilização deste espaço. Portanto dependerá disso para adaptá-lo. No térreo ficará a sala de imagem. A empreiteira já vai deixar pronta a sala para receber o aparelho de tomografia e a imediata instalação. Esta sala já está sendo chumbada. Retomadas as obras, em duas ou três semanas será concluída esta parte. Quando isso acontecer ainda levará cerca de cinco meses para concluir tudo. "Com 20 ou 30 dias já estaremos usando o primeiro andar. Com mais 15 dias estaremos usando o segundo," disse Maurício. Ele previa que até ontem (dia 15 de abril) os nove novos leitos de UTI doados já estariam instalados, mas não aconteceu, porque faltam equipamentos complementares. O Hospital Tereza Ramos tem 36 leitos de UTI Covid (mais 10 de UTI normal) com os 9 que estão em vias de instalação, contará com 45. Entendo que para o funcionamento total desta ala será necessário que se acompanhe cada uma destas etapas, andar por andar.


"Nossa cidade enfrenta o pior momento da sua história, tendo sido ceifadas centenas de vidas em virtude da Pandemia do Novo Coronavírus. Foram pais, avós, filhos, amigos, vidas que infelizmente perderam a batalha contra essa doença terrível. Esperando que esse momento sirva para o nosso crescimento e melhoramento como seres humanos e para lembrar das pessoas que nos deixaram precocemente, sugerimos ao Poder Executivo, a criação de um memorial em homenagem às vítimas da Covid-19 da cidade de Lages"

Vereador Heron Anderson de Souza (PSD), ao sugerir que se faça um concurso entre os arquitetos para a criação de um monumento às vítimas do Covid 19 a ser instalado na Praça Joca Neves.


Marcius levou as demandas da Serra à governadora

O deputado estadual Marcius Machado (PL) esteve, segunda-feira (12), com a governadora interina Daniela Reinehr. Além da abertura dos novos leitos no Hospital Tereza Ramos (a governadora demonstrou preocupação e garantiu que está empenhada para que isso aconteça) o deputado cobrou o pagamento das emendas, a operacionalização do Aeroporto Regional de Correia Pinto, a estruturação de rodovias estaduais como a SC-284, que liga Palmeira a Correia Pinto, e a SC-370 (incluindo a Serra do Corvo Branco) que liga Rio Rufino a Urubici, além da instituição do Fundo Estadual de Proteção e Bem-estar Animal e da transformação do Presídio Regional de Lages em unidade laboral. Daniela elogiou a iniciativa do deputado, de manter um grupo de engenharia e arquitetura em seu gabinete, cuja responsabilidade é fiscalizar as obras feitas com dinheiro destinado pelo deputado aos municípios, por meio das emendas parlamentares, além de desenvolver os projetos e doá-los aos municípios. Apesar disso, não recebeu nenhuma resposta definitiva para as demandas.


O deputado Marcius citou vários projetos da Serra que aguardam ação do executivo estadual


Gabriel na presidência da Juventude do PSL

O vereador de Lages, Gabriel Córdova, é o novo presidente estadual da juventude do PSL. Ele foi empossado no dia 8, em Florianópolis, durante reunião com a presença de lideranças de todo o estado. "Assumo essa missão com muito entusiasmo, para incentivar mais jovens a entrarem na política", diz Gabriel, que fez 1.318 votos na eleição de 2020. O presidente estadual do PSL, deputado federal Fábio Schiochet, ressalta que Gabriel Córdova é uma das grandes apostas do partido, e irá mobilizar a militância jovem de todo o estado para os próximos desafios.


O partido aposta em, Gabriel (C) que está em seu primeiro mandato  Foto: Nilton Wolff/


Câmara quer esclarecimentos

A secretária Estadual da Saúde, Carmen Zanotto foi convidada a comparecer à Câmara de Vereadores de Lages, em data ainda a ser marcada, para trazer informações e esclarecimentos sobre a situação da saúde na Serra. "Temos urgência em saber sobre planejamento e prazos", afirmou o presidente da Câmara Gerson dos Santos. "Um prazo efetivo de quando será aberta a nova ala do Hospital Tereza Ramos e em que pé está a contratação dos novos funcionários, para que enfim esse setor seja posto em pleno funcionamento. Além disso, queremos também que a secretária nos passe um planejamento sobre o quantitativo das vacinas que serão enviadas para Santa Catarina e Lages, e nos esclareça principalmente sobre a escassez de medicamentos do kit de intubação, que vem sendo declarada, de maneira preocupante, por gestores dos hospitais", ressalta.


Carmen esteve no Tereza Ramos no último final de semana, mas não definiu data para o

funcionamento dos nove novos leitos de UTI Covid    Foto:Silviane Mannrich / Divulgação/


A proposta não caiu bem!

Vereador Leandro do Amendoim (PL) chegou a entrar com uma moção sugerindo que o executivo descontasse dos servidores municipais os dias não trabalhados quando decretado lockdown e este dinheiro fosse convertido em isenção de impostos da iniciativa privada atingida com a medida. Mesmo com a posterior retirada da pauta, a repercussão foi bastante negativa, especialmente por parte dos servidores, cujos sindicatos acabaram expedindo uma nota de desagravo contra o vereador. Segundo a nota "propor levianamente o desconto do salário dos servidores, atribuindo a eles a culpa pela pandemia ou mesmo pelas medidas restritivas que, segundo o douto vereador não têm utilidade, representa além de medida manifestamente inconstitucional, uma vil tentativa de encontrar um bode expiatório". Leandro acabou indo à tribuna para pedir desculpas aos servidores, embora, disse ele, teria se referido especificamente aos comissionados.


Economias da Câmara

Segundo consta a Resolução Administrativa nº 01/2021, da Câmara de Vereadores estão proibidas despesas como o fornecimento de diárias, passagens, pagamentos de cursos e outras despesas relacionadas a deslocamento para fora do município de Lages. Espero que esta resolução seja respeitada pelos vereadores e eles não utilizem diárias e nem carro oficial com motorista da Câmara. Com isso, segundo a direção da Casa, foi possível economizar cerca de R$ 400 mil em três meses, que serão agora colocados à disposição do executivo para que use no combate ao Covid.


Quem decide

Susana Duarte (Cidadania) foi mais longe apresentando requerimento solicitando informações sobre o dinheiro que o presidente da Casa, Gerson dos Santos disse ter economizado. Disse ela que esta informação é "contraditória, pois em entrevista à imprensa falou que economizaria 4,5 milhões no ano e pela economia no primeiro trimestre nos levará a uma economia de R$ 1,6 milhão anual." Ele também afirmou que a aplicação deste dinheiro - destinado ao Hospital Infantil Seara do Bem para pagar funcionários - foi decidido pela mesa, mas "não seria prudente e democrático que o destino dos recursos economizados pela Câmara fosse debatido entre todos os vereadores, afinal somos apenas 16 e poderíamos juntos escolher o destino para o restante dos recursos economizados pela Câmara", disse Susana.


Olivete Salmória Anterior

Olivete Salmória

Olivete Salmória Próximo

Olivete Salmória

Deixe seu comentário