logo RCN
Política

Olivete Salmória

O que muda na Câmara

Todos que conheceram e conviveram com o vereador Bruno Hartmann ainda estão consternados com a sua morte, pois foi prematura demais, tinha apenas 45 anos e muitos planos pela frente. Não há quem não tenha apenas elogios ao citar sua trajetória como vereador e como pessoa e amigo. Fará muita falta à política lageana e também ao Podemos, visto que estava presidindo a sigla e até se colocava como uma das opções para concorrer à Prefeitura de Lages, embora também estivesse articulando a aliança com o Cidadania. Não conseguiu sequer acompanhar a entrega de uma obra que só aconteceu por sua intervenção e pela qual tinha grande orgulho: a praça sensorial da Apae. Provavelmente, esta obra deverá receber seu nome, para imortalizar sua participação na história da cidade. Com o falecimento de Bruno Hartmann, o suplente Éder dos Santos passa a ser titular da vaga na bancada do Podemos. Eder estava ocupando a vaga do vereador licenciado para assumir a pasta do Planejamento, Gabriel Córdova. Agora, quem fica em seu lugar é Joatan Correa da Silva, que assumiu na última segunda-feira. Nos surpreendeu que embora pertencendo ao Podemos, Joatan estava, até então, atuando como assessor junto à Secretaria Municipal de Educação. Isso comprova como o Executivo está cooptando os parlamentares da oposição; ofertando cargos e mais cargos. Tais vereadores estão com mais poder junto à atual administração do que os próprios vereadores da situação. Tanto que são muitos os questionamentos suscitados com o recuo do vereador Heron de Souza com relação a presidência da Câmara. Pelo acordo firmado no início da legislatura, ele ficaria com a presidência no último ano deste mandato. Semana passada comunicou que abria mão do cargo para que Aldori Freitinhas continuasse como presidente. Antes disso já tínhamos conhecimento de que Freitinhas não deixaria o cargo. Há quem garanta que Heron recebeu a ordem do alto escalão do PSD para favorecer o emedebista, que hoje está com mais poder na prefeitura do que qualquer um dos vereadores do PSD. Deve fazer parte de uma estratégia que ainda não conseguimos detectar.

  

“A ampliação desse convênio é de extrema importância para aumentar o número de leitos de psiquiatria no nosso Estado. A determinação do governador Jorginho é aumentarmos os serviços em todas as regiões. Além de mais leitos, o hospital segue investindo na ampliação das cirurgias eletivas atendendo os pacientes da Serra Catarinense”.

Secretária da Saúde, deputada Carmen Zanotto, ao destinar R$ 259,6 mil ao Hospital Frei Rogério, de Anita Garibaldi, para ampliação dos leitos de saúde mental feminina nesta unidade.

  

Samuel foi para o PL e vai coordenar campanha

O ex-vereador Samuel Ramos, que já pertenceu ao PSD – foi eleito vereador por essa sigla, e que estava agora no União Brasil e tinha concorrido a vice-prefeito na chapa da Carmen Zanotto -, está, agora, no PL. O deputado Marcius Machado anunciou, na segunda-feira (27), a sua filiação. Embora algumas pessoas pensem que estaria assinando seu passaporte para compor a chapa de Carmen, novamente como vice-candidato, ao que parece ele foi convidado para coordenar a campanha dela. “Samuel chega no PL para contribuir e agregar ao nosso partido”, destacou o deputado Marcius Machado.

O deputado Marcius Machado anunciou a filiação de Samuel ao PL na última segunda-feira

 

Secretário havia garantido aos prefeitos que a obra não pararia

O prefeito de Rio Rufino, Erlon Tancredo Costa, ficou indignado com a paralisação das obras da SC-370, entre Urubici e Rio Rufino, especialmente por duas razões: a primeira delas é o fato de que três dias antes do anúncio da paralisação das obras o secretário de Infraestrutura, Jerry Comper, em reunião com os prefeitos no dia 23, garantiu a continuidade das obras desta rodovia e “três dias depois fomos surpreendidos com a notícia de que iriam paralisar a obra”, queixou-se ele. A segunda razão: por incrível que possa parecer, o documento que determinou a paralisação foi assinado dois dias antes da reunião com os prefeitos, exatamente no dia 21 de novembro. “Portanto, ele já sabia da paralisação quando garantiu aos prefeitos que as obras prosseguiriam”, lembrou Erlon.

Na segunda-feira a secretaria expediu uma nota dizendo que as obras retornarão em 1º de fevereiro. O que os prefeitos não entendem é a razão da paralisação das obras, se o trecho que apresentou problemas de questões ambientais e geológicas fica em Urubici, e os 15 quilômetros do trecho de Rio Rufino estão livres de qualquer empecilho, “porque então não tocam este trecho enquanto resolvem os problemas do outro?”, questiona o prefeito.

 

Lucas X Marcius

Esta semana ocorreu a polêmica a respeito da votação do projeto de lei que autoriza a caça do javali em solo catarinense. O deputado Lucas Neves, autor da lei, disse que ela só não foi votada porque o deputado Marcius Machado apresentou uma emenda quando o projeto estava na pauta de votação e em função disso teve de voltar à Comissão de Constituição e Justiça. Isso causou um atraso na votação, mas foi aprovada na terça-feira. Marcius justificou que apresentou a emenda no sentido de resguardar a propriedade. A emenda apresentada determina que os caçadores só entrem nas propriedades com a autorização dos donos. Diz que fez isso atendendo pedido de proprietários de terra, porque em alguns locais os caçadores entram nas propriedades e matam até outros animais que não os javalis. Já ouvi pessoas fazendo tais relatos, portanto, resguardar a propriedade não fará mal a ninguém e deve estar prevista em lei.

É certo que Marcius poderia ter conversado com Lucas antes do projeto ir à votação, contudo, há entre eles apenas uma aparente cordialidade e uma crescente rivalidade por trás dos panos. Seria bom que refletissem e não alimentassem esse tipo de rivalidade.

 

Reforma administrativa

O governador Jorginho Mello deverá fazer uma reforma administrativa. A substituição de peças-chave do secretariado ocorrerá logo após a votação do pacote de projetos que ele enviou à Alesc, que inclui mudanças no sistema de Previdência e no desconto de 14% dos aposentados do Estado. Algumas das substituições ocorrerão por conta das candidaturas do ano que vem, e aí poderá ser incluída a de Carmen Zanotto. Outras trocas se darão por baixo desempenho. A previsão é de que isso acontecerá ainda antes do Natal, por volta do dia 20. Há quem credite esta perspectiva de mudanças a pouca ação de algumas destas pastas alvos.

 

Ele de novo!

Com relação à Operação Ventríloquo, desencadeada na sexta-feira passada, em Lages, Correia Pinto e Ponte Alta, parece que há provas muito robustas, públicas e notórias, especialmente em relação ao envolvimento de um servidor público de Ponte Alta. E, pelo que deduzi de algumas manifestações, o caso parece ser de conhecimento de boa parte da população. Mesmo porque, esta mesma pessoa já esteve detida por duas vezes: uma no caso da “farra das Diárias” e outra por fraude na eleição da Câmara. As fraudes agora levantadas envolvem mais de R$ 1 milhão, isso que o cidadão tem apenas uma empresa MEI. O pessoal do Gaeco, que esteve recolhendo material, pelo que sei, ficou surpreso com os documentos encontrados e seu alto teor de evidências de irregularidades.


Olivete Salmória Anterior

Olivete Salmória

Olivete Salmória Próximo

Olivete Salmória

Deixe seu comentário