logo RCN
Política

Olivete Salmória

Estão abertas as possibilidades de candidaturas

As principais lideranças empresariais e políticas estiveram reunidas, na semana passada, durante o evento de aniversário dos 25 anos do Banco da Família. A comemoração dos 25 anos do Banco da Família foi um evento que há muito não se via em Lages.  Foi possível visualizar grupos bem distintos separados pelas bandeiras políticas que cada um carrega.  O pessoal da prefeitura, representado pelo vice-prefeito Juliano Polese e as vereadoras do PP, Katsumi Yamaguchi e Odila Waldrich, formaram um grupo fechado que não socializou. Nem mesmo com o ex-governador Raimundo Colombo que se manteve afastado. Isso porque o prefeito Antonio Ceron não compareceu. Tem evitado os locais públicos, se restringindo aos eventos e atos mais restritos. Fica evidente que Ceron é o amálgama deste grupo de partidos que está hoje no poder. Ele que liga o PSD ao PP, especialmente. Sem ele é difícil replicar a aliança que os mantiveram no poder por estes últimos dois mandatos. Fica também difícil enxergar a manutenção desta aliança tendo o vice-prefeito Juliano Polese como o candidato à sua sucessão. Parte do PSD optaria por um outro nome mas, infelizmente, o partido não preparou ninguém para assumir esta candidatura. Por isso mesmo que o cenário está aberto para o surgimento de novas ou velhas lideranças. É nisso que aposta, por exemplo, o ex-deputado Ivan Ranzolin. Ele que nunca escondeu seu sonho de ser prefeito de Lages. Neste vácuo de liderança dentre os partidos que ocupam o poder executivo, seria sua chance de conseguir a unanimidade em torno de seu nome. Roberto Amaral garante que não vai repetir a experiência e como ele mesmo diz, na falta de lideranças novas, têm que contar com as velhas. Se referindo à presença de Ranzolin no evento da semana passada.  A deputada e secretária Carmen Zanotto também esteve por lá, numa rápida passagem, apenas para marcar presença. Prefere ainda não mostrar proximidade com ninguém ou partido algum, mantendo-se fiel à sua palavra de não considerar, neste momento, a possibilidade de candidatura. Deixa que o partido tome à frente para articular as alianças por enquanto. Como vemos, tudo ainda está no campo das possibilidades em se tratando do cenário das eleições do ano que vem. Muitos são os nomes que podem assumir o protagonismo nesta disputa.

 

“A guarda municipal tem atuação extremamente efetiva dentro das suas atribuições e realiza um excelente trabalho de parceria com demais órgãos de segurança no combate à criminalidade, gestão de trânsito, segurança escolar e proteção do patrimônio público. Por isso, queremos apoiar as guardas já constituídas e dar o suporte necessário para a implementação nas cidades que não contam com esse serviço.”

O deputado Emerson Stein (MDB), que preside a Frente Parlamentar que vai atuar em apoio às Guardas Municipais em Santa Catarina

 

Os homenageados

O ex-governador Raimundo Colombo e o ex-prefeito Décio Ribeiro, que por sinal são cunhados, foram os homenageados no aniversário dos 25 anos do Banco da Família. Mesmo contundido, Colombo compareceu ao evento. Ele teve um pequeno acidente ao abrir uma porta e rompeu seu o tendão do pé esquerdo. Sua recuperação ainda deve demorar. Estranhei que apareceu sozinho e logo após a cerimônia saiu, porque ainda sente dores. Mas parece estar bem e otimista diante da eventualidade de até vir a assumir uma cadeira no Senado.

Colombo e Décio no jantar de aniversário do Banco da Família, na semana passada

Foto: Olivete Salmória

 

Polese é agora o presidente do PP

PP escolheu nova executiva. Em reunião realizada neste final de semana, em sua sede, o Partido Progressista renovou o diretório e escolheu nova executiva municipal. O advogado Sandro Anacleto, que ficou oito anos à frente da sigla, agora terá como sucessor o vice-prefeito Juliano Polese, escolhido por unanimidade. O PP começa o processo de escolha dos 17 candidatos a vereador e respalda a candidatura de Juliano Polese à prefeitura em 2024.

A escolha da nova executiva reflete às opções do partido para as eleições do ano que vem

 

Uveres sob novo comando

A União de Vereadores da Região Serrana realizou um encontro, em Lages, nesta semana e aproveitou para fazer a eleição da nova diretoria. O vereador Gerson dos Santos (PSD) é que vinha presidindo a associação que agora passou para o comando Fernando de Souza (também do PSD), vereador de Otacílio Costa. A vereadora Susana Duarte ficou como vice-presidente.

Fernando substituiu Gerson no comando da Uveres


A escolha

O ex-prefeito e ex-vereador Toni Duarte, que hoje está no PDT e atua na Assembleia no gabinete de lideranças do partido, deverá ficar em saia justa, se numa eventualidade a Carmen Zanotto (do Cidadania, partido de sua mulher) e Elizeu Mattos (do MDB e com que ele compartilhou o mandato de prefeito) concorrerem a prefeito em chapas distintas. Cheguei a indagá-lo se, neste caso, de que lado ficaria. Ele disse que acredita em uma aliança dos partidos. Mas, eu não apostaria!

 

Exoneração

A diretora Alexsandra de Oliveira, da EMEB Izabel Thiesen Rosseto, da Vila Maria, foi retirada da função por decisão da secretária Municipal da Educação, sem que tenha fornecido nenhuma justificativa, assim, no final do ano letivo. Alunos e professores ficaram revoltados com a decisão e fizeram uma manifestação de protesto na segunda-feira (23), junto à escola. A substituição teria sido realizada a pedido de um vereador para beneficiar uma cabo eleitoral sua, já se preparando para a eleição de 2024.

 

Estradas ruins

Levantamento feito pelo secretário da Agricultura, Ozair Coelho (Polaco), das mais de 50 pontes existentes no interior de Lages, ao menos 13 delas foram destruídas pelas enchentes do período de 7 a 12 de outubro. Calcula-se prejuízos de R$ 2,5 milhões na infraestrutura viária. 70% das estradas rurais foram avariadas ou tiveram pontos que ficaram intransitáveis.

 

Foi embora

Depois de 10 anos no cargo de coordenador do Procon de Lages, o advogado Júlio Borba decidiu deixar a função. Sua decisão veio em função do desejo dele e da esposa em residir no Litoral. Recentemente, o casal visitou o Balneário Gaivota e resolveu adquirir um imóvel. O prefeito Ceron nomeou uma funcionária de carreira para o cargo: Marines Aparecida Roque. Ela é irmã do vereador Robertinho, do União Brasil, que parece estar bem cotado no paço municipal.

 

Doação

O prefeito Ceron enviou para a Câmara um projeto de lei visando a doação de uma área, no Bairro Morro do Posto, anexa ao Colégio Policial Militar. O objetivo é doar ao estado para que a unidade escolar possa fazer a ampliação do colégio.


Olivete Salmóoria Anterior

Olivete Salmóoria

Olivete Salmória Próximo

Olivete Salmória

Deixe seu comentário