<
logo RCN
Política

Olivete Salmória

De olho na sucessão

Nem bem concluída uma eleição, já vemos candidatos a candidatos se posicionando para a próxima, em 2024, para prefeito. Ou seja, para a sucessão de Antonio Ceron. Os deputados eleitos – Marcius Machado (PL)  e Lucas Neves (Podemos) – já disseram que não vão concorrer.  Lucas, porém, fez uma ressalva: não concorre, mas indicará um nome. Logo após essa declaração, o vereador Jair Junior (Podemos) já antecipou que vai concorrer a prefeito de Lages. Seria, então, o nome indicado por Lucas? Difícil saber, porque outro também se colocou como candidato e está bem próximo de Lucas. Trata-se do ex-chefe da Casa Civil do governo Carlos Moisés, Juliano Chiodelli, que foi chamado por Lucas para atuar como chefe de seu gabinete na Assembleia. Outra candidata em potencial que também concorreu na última eleição municipal foi a deputada Carmen Zanotto (Cidadania). Quando consultada a respeito da possibilidade de concorrer pela segunda vez, não quis antecipar nada a respeito. Deixou o assunto em aberto. Na realidade, ela foi escalada pelo governador a ocupar a pasta da Saúde e creio que deve permanecer no governo até o final. Nos bastidores, corre a informação de que, pela sua trajetória, Carmen estaria em condições de galgar uma posição mais alta dentro do Legislativo. Estaria apta a requisitar uma vaga de candidata ao Senado.

O PSD e o PP estão há seis anos juntos na administração de Lages e, naturalmente, o Progressista espera que Ceron e seu time apoiem a candidatura de Juliano Polese à prefeitura. O que seria natural. Mas, particularmente, acredito que Ceron tem outros planos... e nele estaria incluído o atual líder do governo na Câmara, Agnelo Miranda. Não sabemos ainda qual é a aceitação deste nome dentro da sigla. Há outros nomes dentro do PSD que desejam essa candidatura, como do vereador Heron de Souza, que até já antecipou que não vai disputar a reeleição. Mas não para aí a nominata dos que almejam a cadeira de Ceron e entre eles está o ex-prefeito Elizeu Mattos (MDB) que – corre nos bastidores – já estaria se preparando para sua volta ao cenário político.

 

“De cada 100 cirurgias feitas nas regiões de SC, só 10 são feitas aqui. A fila aqui é mais estrangulada, temos uma situação mais complexa. Mas temos equipamentos para isso, então precisamos otimizar o uso desses equipamentos”

Secretária Estadual da Saúde, Carmen Zanotto, durante visita acompanhada do governador Jorginho Mello ao Hospital Tereza Ramos

 

Ativação de 100% da nova ala

“Estou muito entusiasmado para fazer um grande trabalho em Santa Catarina. Nessa minha primeira viagem como governador, estou visitando hospitais. Tudo aquilo que pudermos fazer para melhorar a saúde do estado e aliviar a dor das pessoas, nós vamos fazer”. Estas foram as palavras do governador Jorginho Mello (PL) durante visita feita ao Hospital Tereza Ramos, no último sábado (7), quando prometeram a ativação de 100% da nova ala, a ativação de equipamentos ainda encaixotados e zerar a fila de espera por cirurgias eletivas.

Em sua primeira visita ao interior do estado, o governador Jorginho colocou no roteiro a visita ao Hospital Tereza Ramos


A direção do HTR

Quem acabou assumindo a vaga de diretora do Hospital Tereza Ramos foi a médica e também coordenadora do Curso de Medicina da Uniplac, e amiga de longa data da secretária da Saúde Carmen Zanotto, Cristina Subtil. Vale lembrar que ela já foi secretária municipal da Saúde, na administração de Elizeu Mattos. Um dos nomes cogitados para a vaga era do ex-vereador e ex-prefeito, Toni Duarte (PDT), mas este declinou do convite. “A Cristina, com a experiência como secretária da Saúde, coordenadora do Curso de Medicina da Uniplac e como ex-vereadora e, a Carmen, que teve o seu primeiro cargo público como diretora do Hospital Tereza Ramos, conhecem tudo de lá. A proximidade das duas, tanto pessoal como partidariamente, leva a crer que Cristina poderá fazer um belíssimo trabalho como diretora. Ela tem todos os elementos: conhecimento, experiência, vontade do governo em fazer o melhor pela saúde, além do conhecimento e amparo da Carmen. O melhor é ela mesma”, disse Toni Duarte. Toni lembra que iniciaram juntos na vida pública: ele era assessor administrativo da secretaria da Saúde, tendo Décio Ribeiro como titular e a Carmen na direção do HTR. Décio deixou o cargo para concorrer a deputado estadual e a Carmen assumiu a secretaria.

 

Suspensos

Segundo o secretário do Planejamento, Gabriel Córdova, por enquanto, os recursos para a revitalização da Avenida Belisário Ramos, que está no Plano 1000, foram suspensos.  Ele acredita que, assim que o prefeito Antonio Ceron retorne, após as férias, deverá conversar com o governador Jorginho e assim obter a liberação dos recursos. Conforme determinação de Jorginho, somente as obras incluídas no Plano 1000 já iniciadas é que terão os recursos liberados, as demais ficam suspensas até segunda ordem.

 

A suplente

A suplente de deputada federal do PSDB, Geovania de Sá, que ficará no lugar de Carmen Zanotto (Cidadania) esteve percorrendo a Serra. Seu desejo é reafirmar seu compromisso com a região e dizer que atenderá as demandas da Serra. Acredito que deverá ficar mesmo ligada à região. Pois, fez quase 4 mil votos por aqui. Em Bom Jardim da Serra ela foi a mais votada e em São Joaquim foi a segunda colocada.  Ela fez mais de 101 votos e faltaram 193 votos na legenda para que a federação fizesse uma segunda cadeira e ela assumisse também, junto com a deputada Carmen. Mas, ela no lugar da Carmen Zanotto não será a mesma coisa para a região, visto que dividirá com a titular da cadeira a indicação dos R$ 19 milhões a que um deputado tem direito nas emendas individuais e dos mais R$ 15 milhões das emendas de bancada. Para 2023, os valores se manterão, mas para 2024, é óbvio que ambas deverão, pelo menos, dividir esses valores para que ela possa atender também a sua região: Criciúma.

 

Os ladrões

“Tenho certeza que a senhora bem conhece os "ladrões" públicos de Lages e sabe que esses infelizes que estão presos não são os cabeças do esquema”. Esta fala é do ex-secretário da Semasa, o coronel Zauri Tiaraju de Castro, que há muitos anos não reside mais em Lages. Escreveu isso diante de um comentário publicado no meu blog a respeito da Operação Mensageiro, desencadeada pelo Gaeco para levantar fraudes em licitação e desvios na Semasa e que deteve duas pessoas em Lages: o secretário Jurandi Agostini e o diretor de resíduos sólidos Miltinho Matias Filho.

 

Assessor do governo

Conta que, em seu discurso, no sábado, durante visita ao Hospital Tereza Ramos, a secretária da Saúde, Carmen Zanotto, citou por duas vezes o seu companheiro de chapa na eleição a prefeito, Samuel Ramos, do União Brasil. Há informação de que será ele a ocupar a vaga de assessor especial do governo na Serra, cargo que era ocupado pelo também ex-vereador e atual deputado estadual, Lucas Neves.

 

Convite feito

Parece que o prefeito de Anita Garibaldi, João Cidinei da Silva (PL), foi sondado por Jorginho Mello para ocupar a vaga de assessor, no espaço deixado pelo ex-vereador Lucas Neves. Consta que o convite foi feito, mas João Cidinei declinou, pelo menos por enquanto. Pretende cumprir seu mandato até o final, depois, sim, se o convite ainda se mantiver em pé... Realmente não há sentido em deixar a prefeitura para assumir uma assessoria.

 

UPA

O secretário da Saúde, Clayton Camargo, confirmou, essa semana, que o processo de terceirização dos serviços da UPA estão em andamento e deverá ser concluído ainda em Janeiro.

 

Olivete Salmória Anterior

Olivete Salmória

Olivete Salmória Próximo

Olivete Salmória

Deixe seu comentário