logo RCN
Política

Olivete Salmória

A Serra conseguiu ampliar sua representação

A Serra passará a contar com dois deputados estaduais: Marcius Machado (PL) e Lucas Neves (Podemos). Há quem contabilize o também eleito Mário Motta (PSD) como representante de Lages. Acho que ele tem vínculos com a cidade, mas vive há 40 anos na capital e foi lá que registrou candidatura e recebeu a maioria dos 56.363 votos que o elegeram. Em Lages, fez apenas 3.573 votos. Mas se decidir olhar pela cidade que um dia o acolheu, o povo o agradecerá.

Quanto aos dois eleitos por Lages, lembro que Marcius foi reeleito com mais votos do que da primeira vez: em 2018 fez 30.277 votos e desta vez somou 39.749. Foram 8.472 votos a mais.

Contudo, credita-se aos votos dos demais municípios da Serra a vantagem numérica. Em 2018, ele obteve 23.474 votos em Lages e desta vez subiu para 24.297 apenas. Significa dizer que o serrano reconheceu seu esforço em trazer obras e recursos para os municípios. Esteve sempre presente na região durante os quatro anos.

O segundo eleito, Lucas Neves, ao contrário, obteve uma menor votação do que da vez anterior, e conseguiu ser eleito.  Em 2018, concorrendo pelo PP, fez 26.794 votos (18.310 em Lages), ficando na quarta suplência e nunca chegou a assumir. Desta vez, concorrendo pelo Podemos, obteve 23.053 votos (15.081 em Lages) e conseguiu entrar através do quociente eleitoral em uma das três cadeiras que o partido conquistou no legislativo estadual. Reforça a máxima de que concorrendo por um partido menor aumenta a chance de se eleger com um percentual menor de votos.  Embora tenha se empenhado, como assessor especial do governo Carlos Moisés, intensificando sua presença nos municípios, não conseguiu traduzir em votos, no sentido de conquistar mais eleitores. Lucas, agora, terá a chance de mostrar seu trabalho e sedimentar sua participação na política serrana.

Marcius Machado e Lucas Neves garantiram, durante a campanha, que vão cumprir o mandato por inteiro, não concorrendo nas eleições a prefeito. Mas Lucas garantiu, também, que escolherá alguém para concorrer pelo Podemos. O Podemos terá candidato! Disse ele.

Os dois deputados eleitos pela Serra: Lucas Neves e Marcius Machado

 

Segunda derrota de Colombo

Embora todas as pesquisas de intenção de votos, divulgadas durante a campanha, indicassem que o ex-governador Raimundo Colombo (PSD) conseguiria se eleger senador com uma boa margem de vantagem sobre seus adversários, as urnas deram uma resposta diferente: o candidato do PL, Jorge Seif levou 39,78% dos votos e Colombo ficou em segundo lugar ganhando por pouco do terceiro colocado, Dário Berger (16,30% de Colombo e 16,23% de Dário). Esta foi a sua segunda derrota consecutiva ao Senado, depois de deixar o governo do estado. Há quem diga que se tivesse concorrido a uma cadeira na Câmara dos Deputados teria sido eleito. Perdemos então a oportunidade de ter dois deputados em Brasília.

Raimundo Colombo fez uma campanha intensa, mas, por muito pouco, não ficou em terceiro colocado

 

Derrota dos Amin

A Família Amin, do Progressistas, teve três derrotas em uma só eleição. Esperidião Amin concorreu ao governo do estado e ficou em 5º lugar, com 9,75% dos votos válidos. Um fiasco! Sua esposa, Angela Amin, estava concorrendo à reeleição a deputada federal, mas recebeu apenas 38.428 votos. E, por fim, o filho João Amin também disputava a reeleição a deputado estadual e recebeu 19.154 votos. Mais uma vez Amin repetiu que não vai mais disputar eleições. Diz isso a cada eleição, mas sempre volta!


Mais mulheres

A participação das mulheres nas eleições para deputado estadual, no pleito deste, ano cresceu na comparação com a disputa de 2018. Foram 194 mulheres candidatas, o que equivale a 32,5% das candidaturas. Mas, para a Assembleia Legislativa foram eleitas apenas duas. Menos do que há hoje. Paulinha (Podemos) e Ana Campagnolo (PL). No caso da Câmara dos Deputados, SC amplia o número de mulheres de três para cinco: Carmen Zanotto (Cidadania), Carol de Toni, Júlia Zanatta e Daniela Reinehr do PL e Ana Paula Lima (PT).

 

Os primeiros

Psol e Novo elegeram, pela primeira vez, deputados para a Alesc. Os dois partidos já tiveram parlamentares na Casa, mas eles foram eleitos por outros partidos e, já no exercício do mandato, migraram para Psol e Novo. São eles: Marcos de Abreu (Psol) e Matheus Cadorin (Novo)

 

Mais apertada

O triunfo mais apertado para Jair Bolsonaro, na disputa à presidência em SC, se deu em Campo Belo do Sul, com apenas 0,51 ponto percentual de diferença entre ele e Lula. Todos os dez maiores colégios eleitorais do Estado apresentaram vantagem de Bolsonaro sobre o candidato petista.

 

Deu Lula

São José do Cerrito, Anita Garibaldi e Cerro Negro foram os municípios da Serra em que Lula foi mais bem votado para presidente. No Cerrito ele obteve 52,57% dos votos (3.186), enquanto Jair Bolsonaro foi a escolha de 40,61% dos eleitores (2.461 votos). Em Anita, Lula teve 47,84% dos votos (2.648 votos), enquanto Bolsonaro foi a escolha de 45,82% dos eleitores (2.536 votos). Em Cerro Negro Lula teve 58,97% dos votos (1.489 votos), enquanto Bolsonaro 36,08% (911 votos).

 

PT no 2º turno

Pela primeira vez, um candidato do PT chega a disputar o segundo turno de uma eleição ao governo de SC. Décio Lima, que durante toda a campanha trabalhou praticamente apenas para eleger Lula, conseguiu contabilizar em seu favor os votos do candidato ao governo, como fez Carlos Moisés na eleição passada, em relação a Bolsonaro. Jorginho levou 38,62% dos votos enquanto Décio ficou com 17,42%. A disputa mesmo ficou pela segunda colocação, entre Décio e Carlos Moisés, que teve 16,99% dos votos.

 

Renovação

A renovação na Assembleia Legislativa foi de 40%. Dos 40 deputados atuais, 27 estavam tentando a reeleição e somente três não conseguiram se eleger, dentre eles João Amin.

 

100 câmeras

As avenidas Santa Catarina, Luiz de Camões e 23 outros pontos da cidade estão recebendo as novas câmeras de videomonitoramento do programa Lages + Segura, da prefeitura. O objetivo é de aumentar o gerenciamento do trânsito e torná-lo mais seguro. Serão 100 novas câmeras que ainda estão em fase de instalação.

 

Olivete Salmória Anterior

Olivete Salmória

Olivete Salmória Próximo

Olivete Salmória

Deixe seu comentário