Carmen e seu secretariado
A prefeita eleita de Lages, Carmen Zanotto, marcou para esta semana o anúncio dos primeiros nomes que comporão seu secretariado. Há muitas expectativas com relação às escolhas, dado as dificuldades que ela apontou em trazer gente de fora do círculo político para atuar na administração pública em função dos “baixos” vencimentos. Sua equipe deverá ficar restrita às pessoas que já estavam com ela durante a campanha. Deverá trazer também vereadores eleitos e suplentes. Quanto aos vereadores chamados, dependerá da eleição para escolha do presidente da Câmara, Maurício Batalha e Suzana Duarte estão nesta disputa. Elaine de Moraes é um nome cotado para a Educação, mas deve ficar na Câmara e será ela a indicar a titular da pasta. Suzana Duarte seria um bom nome para ocupar a Assistência Social, caso não emplaque para presidente da Câmara. Seu marido, Toni Duarte, certamente ocuparia uma pasta, provavelmente da Administração (cargo que já ocupou na administração de Fernando Coruja), mas é tido como certo que deve assumir uma vaga na Assembleia Legislativa. Carmen deverá trazer para sua equipe alguns dos atuais membros da Comissão de Transição, como Iara Subtil (nora de Cristina Subtil), o advogado Thiago Bettú, a advogada Carol Batista, Rosana de Oliveira, o presidente do PRD, Márcio Almeida; o presidente do PL, Jean Corbelini; o presidente do PSDB, Dilmar Monarin (ou seu irmão, para a presidência do LagesPrevi). Ainda comporão a equipe, o vice, Jair Júnior, e Samuel Ramos, que foi o coordenador da campanha. Este último deverá ser o chefe de gabinete. Informações de bastidores informam que na Defesa Civil deve assumir um militar aposentado que foi candidato a vereador do Cidadania (Sargento Ribeiro). Na Fundação de Esportes há indicação do nome de Kiko Ranzolin. Há muita expectativa quanto à secretária da Saúde definida por Carmen e, pelo que sei, a escolha recaiu sobre a atual gerente regional da Saúde, Susana Zen. Ela é de total confiança da prefeita e, sabe-se que, Carmen deve acompanhar a par e passo todas as ações nesta área. A Vigilância Sanitária deverá ser comandada por Rose Possato. Sabemos também que Carmen pretende fazer reformas administrativas desmembrando algumas das pastas que foram acopladas por Ceron. Entre elas, a da Administração e Finanças. Na Fazenda, o nome que circula é de Walter Manfrói, do PP, que deverá deixar a função de secretário da Amures. A inclusão de nome fora da coligação seria uma articulação do governador Jorginho Mello. E vem aí a maior surpresa: Luciana Rodermel vai ser a Procuradora do Município. Ela é, hoje, delegada regional de Polícia, mas está em vias de se aposentar.
“Este é um acordo estabelecido entre os líderes do Parlamento, o de priorizarmos a deliberação de matérias que tenham uma relação direta com a região onde a Assembleia está promovendo o Alesc Itinerante. Damos essa atenção especial também para proporcionarmos uma discussão mais produtiva de temas que muitas vezes são trazidos pelas próprias entidades”
O presidente da Alesc, deputado Mauro de Nadal (MDB), falando sobre as sessões do Legislativo realizadas em Lages.
Mário representou a Alesc no Chile
“Com grande orgulho e senso de responsabilidade, represento a Assembleia Legislativa de Santa Catarina neste evento de relevância internacional, promovido pela Fiesc, o SC Day. Trata-se de uma iniciativa que fortalece os laços entre Santa Catarina e o Chile, nosso querido país vizinho, consolidando uma relação duradoura e promissora”, disse o deputado Mário Motta (PSD), que acompanhou o governador Jorginho em sua viagem ao Chile. Hoje, o Chile ocupa a posição de quinto maior parceiro comercial do Brasil em exportações. O país importa, anualmente, 8,3 bilhões de dólares nesse setor, dos quais 1,3 bilhões vêm do mercado brasileiro. Porém, apenas 327,8 milhões são originados de Santa Catarina. “Isso precisa – e pode – mudar”, disse Mário.
A participação do deputado no evento visou aumentar as exportações dos produtos catarinenses para o Chile
Entrega de comenda a Valmir Tortelli
O deputado estadual Lucas Neves (Podemos) entregou, na noite desta segunda-feira (18), a Comenda do Legislativo ao empresário Valmir Tortelli, em reconhecimento à sua trajetória de inovação e contribuição social para o desenvolvimento de Santa Catarina. A honraria foi concedida pela Assembleia Legislativa do Estado e visa premiar pessoas e entidades que têm se destacado na construção de uma sociedade mais justa e humana. Tortelli, que é natural de Lages e se destaca como um dos principais nomes do setor empresarial da Serra Catarinense, foi o único lageano a ser agraciado entre os homenageados da sessão no plenário.
Valmir foi agraciado pela comenda por indicação do deputado Lucas Neves
Homenagem ao defensor do Caminho das Neves
O deputado Marcius Machado entregou a Comenda do Legislativo de SC ao empresário Wirto Schaeffer, natural de Alfredo Wagner. No auge dos seus 87 anos, Wirto defende e propaga o turismo na Serra Catarinense. Principalmente na cidade de Urubici, pela qual mantém um carinho especial. A Rota Caminho das Neves é uma grande luta do empresário para desenvolvimento da região que tanto investiu e dedicou sua vida. Para os próximos anos, pretende construir o primeiro shopping em Urubici, cidade que cresce e evolui todos os anos.
O empresário Wirto Scharffer deverá construir o primeiro shopping em Urubici
Julgamento
Está marcado para o dia 5 de dezembro o julgamento do prefeito Antonio Ceron, no Tribunal de Justiça, no processo referente à Operação Mensageiro. Esta semana, circulou nos bastidores a informação de que ele poderia renunciar antes do final do mandato. Segundo o seu advogado Maurício Ceron, "a informação não possui nenhum fundamento. Uma eventual renúncia, inclusive, não teria qualquer impacto sobre o Foro de julgamento, pois segundo entendimento do STF, um processo que tenha iniciado em uma instância permanece nela até a sua conclusão.”
Sobre o secretariado
Até na quarta-feira, nenhum dos prefeitos eleitos na região da Amures havia anunciado suas equipes de governo. O único que falou a respeito foi o prefeito eleito em Anita Garibaldi, Henrique Menegazzo (UB). Segundo ele, vai começar a gestão com apenas dois secretários nomeados: da Educação e da Saúde. As demais pastas serão geridas pelos funcionários de carreira até que ele tenha conhecimento da verdadeira situação das finanças da prefeitura.
Toni na Assembleia
Consta que o ex-vereador e ex-prefeito Toni Duarte poderá assumir por um período a Assembleia Legislativa com a licença do deputado Rodrigo Minotto. A informação é do próprio deputado Minotto, ao dizer que vai se licenciar para que o suplente do PDT, Toni Duarte, assuma em seu lugar. Seria uma espécie de gentileza para que Toni possa experimentar a função. Rodrigo Minotto é o único deputado do PDT hoje na Assembleia e foi eleito com 28.684 votos. Mas, é bom lembrar que para Toni assumir é preciso que Minotto se licencie, o 1º suplente, Prof. Daniel Westrupp, que fez 7.533 votos não queira, e o mesmo aconteça com André Guesser, que fez 5.548 votos e ficou na 2ª suplência. Toni fez apenas 4.067 votos na eleição de 2022 e ficou na 3ª suplência. Isso tudo para assumir, talvez por um ou dois meses apenas. Seria somente para tomar um gostinho da Assembleia.
Diplomação
A diplomação dos eleitos em Lages: a prefeita Carmen Zanotto e o vice Jair Júnior, bem como os 16 vereadores eleitos, foi marcada para o dia 18 de dezembro, às 19 horas, no auditório do Centro Universitário Unifacvest.
Hospital São José
A bancada da Serra teve uma importante reunião na Acil com o presidente do Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, o prefeito Duduca e outras lideranças para discutir a reabertura do Hospital São José, em Bocaina do Sul! O deputado Marcius Machado destinou R$ 300 mil em emendas para dar início às obras e, em breve, a Bancada da Serra investirá mais R$ 5 milhões para impulsionar esse projeto tão aguardado pela comunidade. “Um diferencial importante deste hospital será a sala de estabilização”, observou o deputado.
Negociação
Já foi negociada a abertura do Hospital de Ponte Alta, conforme anunciou o prefeito reeleito Edson Wolinger. O Instituto Maria Schmitt – Imas , vai assumir a unidade, fazer as reformas necessárias e colocá-la em operação. É o mesmo instituto, que tem sede em Joinville, que assumiu a UPA24h de Lages e o Hospital Nossa Senhora do Patrocínio de Campo Belo do Sul. Destaca-se que este hospital de Ponte Alta, que era administrado por uma fundação, estava fechado desde o início desta administração. O Instituto Maria Schmitt chamou a técnica em enfermagem Andréia Meis, de Correia Pinto, para dirigir a unidade. Andréia foi candidata a prefeita de Correia Pinto pelo PL e fez 1.755 votos, ficando em terceiro lugar na disputa.
Deixe seu comentário