<
logo RCN
Política

Olivete Salmória

Começa a temporada das convenções

A partir deste sábado, dia 20 de julho, até o dia 5 de agosto, está aberta a temporada das convenções partidárias para a homologação das candidaturas e coligações. Neste período se intensificam as negociações porque, comumente, só encerram no fechamento do prazo. Ainda mantém a ata aberta para estender até o último minuto do segundo tempo. Não antes disso. É um período de grande expectativa, até se chegar a composição final das chapas e das alianças. Apesar de que, quase sempre, acabam por sacramentar o que já vinha se alinhavando há tempo. A exemplo da aliança entre o Cidadania e Podemos. Embora haja alguma relutância na aceitação da vice-candidatura, se torna necessária para viabilizar uma chapa com chance de vitória. Se ambos os partidos saírem em separado, vão dividir os votos de um nicho do eleitorado, abrindo possibilidades aos adversários.  Estes, obviamente, torcem para isso, ao mesmo tempo em que buscam as alianças até o final. Neste cenário, o próprio PSD, na tentativa de manter-se no poder em Lages, além do União Brasil (já definido à revelia de suas lideranças locais), o partido busca composição até mesmo com o Cidadania. Isso só seria possível se numa eventualidade o Podemos decidisse por uma candidatura própria. Mas a negociação entre PL, Podemos e Cidadania vai além destas eleições e promete apoio lá na frente nas eleições de 2026. Não há possibilidade de que o Cidadania se aproxime do MDB, porque não há diálogo entre suas lideranças. O MDB poderia compor até com o PSD, mas não dialoga com o candidato do União Brasil, embora teria fechado com esta sigla se não houvesse a interferência do diretório estadual.  Quanto aos demais partidos, deverão homologar os nomes que já estão aí, sem novidades, a não ser algumas possíveis desistências. Juliano Polese (PP) é um nome que foi colocado para negociação e também não se acredita que Ricardo Córdova (Novo) leve sua candidatura até o final.  Arrisco a dizer que teremos três candidatos na disputa: Carmen Zanotto, Lio Marin e Elizeu Mattos e, pelo menos, três outros correndo por fora: Cláudia Bratti (PT), Leandro Brugnago (PCO) e Luis Borges (PRTB).

 

“A sentença chega a se referir a condenação em “trânsito em julgado”, o que não aconteceu. Ignoraram-se todos os fatos e até os pareceres do Tribunal de Contas, que mostram não ter havido desvios. Eu sou candidato e vou ganhar a eleição e é por isso que esta sentença veio agora, nas vésperas do pleito. Pois, a quem interessaria uma sentença às vésperas da eleição?”

Ex-prefeito Elizeu Mattos, ao se referir à sentença proferida na semana passada condenando-o por improbidade administrativa.

 

12 dos prefeitos da Serra podem ir à reeleição

Na Serra, há pelo menos três cidades em que os atuais prefeitos já confirmaram que vão à reeleição: Fabiano Baldessar (PMDB), de Otacílio Costa; José Dirceu da Silva,  (eleito pelo PSDB, mas está hoje no PL) de São José do Cerrito e Edilson dos Santos, - Churiço (PSD) de Correia Pinto. Nove outros também estão em seu primeiro mandato, portanto, aptos a brigar pelo segundo mandato: João Eduardo Dellajustina (PSDB), de Bocaina do Sul; Albino Padilha (MDB), de Bom Retiro;  Pedro Ostetto,  (eleito pelo PSD e mudou para o PL) de Bom Jardim da Serra; Claudiane Varela Pucci (PP), de Campo Belo do Sul;  Antônio Marcos Cavalheiro Flores, - Marquinhos (PL) de Painel; Edson Wolinger  (Republicanos), de Ponte Alta; Erlon Tancredo Costa (PSD), de Rio Rufino;  Mariza Costa (PP), de Urubici  e Cristiane Pagani Almeida (PL). Cristiane era vice-prefeita e assumiu o cargo de prefeita com a renúncia de Evandro Frigo Pereira (PP), que estava em seu segundo mandato. Se confirmado que todos irão à reeleição, teremos 12 prefeitos que tentarão permanecer no cargo. Apenas seis, dos 18 prefeitos da Serra, já estão concluindo seu segundo mandato: Antonio Ceron (PSD), de Lages; Tito Freitas (PP), de Capão Alto; Fernanda Córdova (PL), de Palmeira;  João Cidinei da Silva (PL), de Anita Garibaldi: Giovani Nunes (PL), de São Joaquim  e  Ademilson Conrado (PP), de Cerro Negro. 

 

PL definiu seus 17 candidatos

Na semana passada, o PL de Lages reuniu suas lideranças e apresentou sua nominata de pré-candidatos ao legislativo. A executiva do partido entrevistou mais de 80 filiados que tinham intenção de concorrer ao pleito e selecionou os 17 que, de fato, representarão o partido nas eleições municipais de 2024, segundo membros da executiva.  “Muita gente boa passou pelas entrevistas mas, infelizmente, tivemos que escalar somente 17 para montar o time. Os critérios para escolha foram simples: fidelidade partidária, trabalhos prestados à comunidade e responsabilidade social. Tenho a certeza de que selecionamos uma excelente nominata. Acredito que teremos êxito nas eleições, conquistando três vagas no legislativo”, comenta o presidente do partido, Jean Corbellini.

Reunião também ratificou o alinhamento com a candidatura de Carmem Zanotto


Nove anos depois...

O ex-prefeito Elizeu Mattos foi condenado em uma ação de Improbidade Administrativa que estava tramitando há mais de 9 anos. Esta ação foi impetrada pelo Ministério Público e trata da chamada Operação Águas Limpas, que foi executada pelo Gaeco no final de 2014. A condenação ocorreu nesta semana. Ele pode recorrer, o que não vai impedir sua participação como candidato a prefeito, mesmo que na sentença preveja a suspensão dos direitos políticos por 14 anos. O ex-prefeito diz que pretende recorrer da sentença e que esta sentença não irá interferir em seu propósito de concorrer a prefeito. “Minha candidatura é uma questão de honra e esse tipo de decisão me dá mais forças para seguir”, disse ele. O pré-candidato a prefeito pelo MDB observa que este é um processo com mais de 30.000 páginas. “Somente minhas alegações somam mais de 200 páginas”. Diz ele, que com o recurso, esta ação vai subir no tribunal apenas em setembro e seus adversários contam com isso para atrapalhar sua candidatura. “E este é o único objetivo”, sustentou ele.

 

Suplente

O ex-deputado estadual Luiz Fernando Vampiro (MDB), que concorreu a uma vaga como deputado federal em 2022, assume pela primeira vez como suplente. O político fica no lugar de Carlos Chiodini (MDB), que se licencia para se dedicar à pré-candidatura a prefeito, em Itajaí. Vampiro fica no cargo por quatro meses.

 

Comprometimento

Em reunião com os empresários, na Acil, o deputado Marcius Machado enfatizou que não promete emenda impositiva, pois já está toda comprometida para o próximo ano. “Eu não assumo promessa, assumo compromisso e vou levar os pedidos da Acil para o Governo do Estado, juntamente com a Bancada da Serra Catarinense, com o objetivo de conseguir mais recursos às obras estruturantes para a região”, declarou. 

 

Abigeato

O vereador Gerson Omar dos Santos reivindicou que seja intensificado o patrulhamento rodoviário na região de Lages, com o objetivo de parar com a prática do crime de abigeato, prática ocorrida com certa frequência, principalmente no período noturno. A prática deste crime tem se intensificado nos últimos tempos. Os abigeatários praticam verdadeiras atrocidades com os animais.

 

Bastidores

Corre nos bastidores que, o PL e o Podemos estão disputando a vaga de vice-candidato na chapa de Carmen Zanotto. Mas o vereador e pré-candidato Jair Júnior nega que isso esteja ocorrendo. Diz ele que o “ Podemos tem pré-candidato a prefeito. Temos conversas com outros partidos, mas por enquanto tudo é especulação. Quanto a reunião com conflitos e discussões, isso é fantasia criada por alguém. O Podemos segue com foco no fortalecimento do grupo para as eleições deste ano!”

 

Engajamento

Mesmo com chuva e frio, o MDB conseguiu reunir muitos jovens para discutir a política de Lages, no sábado à noite. O evento, convocado por João Paulo Sá de Souza, presidente do JMDB, marcou o início de uma série de encontros voltados para envolver os jovens no processo político. Elizeu Mattos, pré-candidato do partido a prefeito, ficou satisfeito com a motivação dos participantes, sinalizando um bom começo para as futuras discussões.

 


Olivete Salmória Anterior

Olivete Salmória

Olivete Salmória Próximo

Olivete Salmória

Deixe seu comentário