<
logo RCN
Coringa: Delírio a Dois

Joaquin Phoenix e Lady Gaga dividem holofote na ousada sequência de um clássico moderno

Quando foi anunciado que o vilão Coringa estrelaria um filme solo sem a companhia do Batman, muitas pessoas torceram o nariz.

Porém, o que foi apresentado nos cinemas, em 2019, fez espectadores do mundo inteiro ficarem de queixo caído: a origem do personagem da DC foi utilizada como pano de fundo para promover discussões cirúrgicas a respeito de como uma sociedade desestruturada e sem empatia com saúde mental pode acabar gerando monstros.

Além disso, o filme ainda trouxe a melhor atuação da carreira de Joaquin Phoenix e rendeu um merecidíssimo Oscar de ‘’Melhor Ator’’ a ele.

Mesmo causando desconforto em muitos (devido ao seu retrato nu e cru da sociedade), ‘’Coringa’’ foi amplamente descrito como uma obra-prima fenomenal, arrecadou mais de 1 bilhão de dólares nas bilheterias e, certamente, já figura entre os grandes clássicos do cinema mundial.

Contudo, o surpreendente anúncio de que o longa ganharia uma sequência desagradou muitas pessoas que não viam sentido em esticar uma história que passou tão bem a sua mensagem.

O próprio Todd Phillips (diretor e roteirista dos dois filmes) havia declarado, em 2019, que uma continuação não estava prevista – e isso contribuiu para que o anúncio de ‘’Coringa-Delírio a Dois’’ fosse interpretado pelos fãs como uma maneira dos estúdios Warner Bros. não perderem ‘’a galinha dos ovos de ouro’’.

O pé atrás do público ficou ainda maior após a revelação de que, diferente do primeiro filme, esta sequência se enquadra no gênero musical.

Porém, para o alívio de muitos cinéfilos, todos os momentos cantados de ‘’Coringa- Delírio a Dois’’ possuem, por trás, um contexto que não foge da proposta do filme original: boa parte dessa nova história é dedicada ao que se passa dentro das mentes de Arthur Fleck/Coringa e Lee/Harley Quinn.

É dentro do imaginário desses dois protagonistas que músicas como ‘’For Once In My Life’’ (de Stevie Wonder), ‘’When You’re Smiling’’ (de Louis Armstrong) e ‘’Close To You’’ (dos Carpenters) atuam como elementos importantes para o desenvolvimento da trama.

O enredo de ‘’Coringa-Delírio a Dois’’ começa com Arthur Fleck (Joaquin Phoenix) preso em um sanatório enquanto aguarda julgamento pelos diversos assassinatos que cometeu no primeiro filme.

Porém, lá, o criminoso acaba vivenciando pela primeira vez a sensação de ser romanticamente aceito por alguém, ao conhecer Lee – uma paciente problemática e tão perturbada quanto ele.

Assim como muitos outros desajustados de Gotham City, Lee admira o Coringa e vê ele como o mártir de um movimento contra a elite da cidade.

Ao iniciar um relacionamento afetivo com Arthur no sanatório, ela acaba incentivando o prisioneiro a abraçar novamente a sua faceta de palhaço do crime. Com isso, os dois passam a bolar planos para fugir e dominar Gotham juntos.

Em algum momento de ‘’Coringa- Delírio a Dois’’, a paciente em questão se tornará a perigosa vilã Harley Quinn. Tal personagem já foi adaptada para as telas anteriormente (em três live-actions estrelados por Margot Robbie e em várias animações), mas, neste novo filme, a multitalentosa Lady Gaga entrega uma caracterização bem diferente, ao estrear a sua própria versão de Harley.

Desde quarta-feira (02/10), ‘’Coringa- Delírio a Dois’’ está em cartaz nos cinemas do mundo inteiro. Trata-se de uma obra ousada, inventiva e brutalmente violenta que, segundo a maioria das críticas, deve dividir opiniões voltadas ao ‘’ame ou odeie’’.

Segundo Todd Phillips, esta sequência encerra o arco de Arthur Fleck e não dá nenhuma margem para uma nova continuação. Esperamos que seja uma conclusão à altura do arrebatador primeiro filme.  

Marlete Palhano expõe no Casarão Juca Antunes e Mercado Público Anterior

Marlete Palhano expõe no Casarão Juca Antunes e Mercado Público

Casarão Juca Antunes recebe Espetáculo Literomusical Palavra Percussiva Próximo

Casarão Juca Antunes recebe Espetáculo Literomusical Palavra Percussiva

Deixe seu comentário