logo RCN
Política

Olivete Salmória

A debandada dos vereadores da situação

Pelo calendário eleitoral, de 7 de março a 5 de abril será aberta a janela partidária que permitirá, àqueles que desejam se candidatar nas eleições deste ano, mudem de partido sem prejuízo de seus atuais mandatos. A janela partidária é aberta em qualquer ano eleitoral, seis meses antes da votação. Pelo que está circulando nos bastidores da política lageana, os vereadores da situação deverão sair em debandada dos atuais partidos, especialmente do PSD e do PP. Só do PSD estariam mapeados o médico Heron de Souza, Jean Pierre Ezequiel e mesmo Gerson dos Santos. Desejam trocar de sigla porque entendem que o partido está tão desgastado que terão dificuldades para se reeleger. Sabemos que os dois primeiros estão bem desconfortáveis no PSD e o terceiro é simplesmente ignorado pelas lideranças. Heron se elegeu pensando que seria ouvido pelo partido e com muitas expectativas, todas frustradas. Jean Pierre, inicialmente foi chamado para compor o secretariado, mas em decorrência de alguns erros de percurso e, até problemas pessoais, acabaram atrapalhando seu desempenho. Se viu obrigado a deixar a Secretaria da Assistência Social e foi acolhido no gabinete do deputado Mário Motta. Em janeiro deste ano, deixou essa assessoria e retomou sua vaga na Câmara. Mas sabe das dificuldades em se reeleger pelo PSD. Já os dois vereadores eleitos pelo Progressista devem fazer o mesmo. Álvaro Mondadori e Jean Felipe, que hoje estão como secretários de Ceron, desfrutam do partido enquanto podem e depois o abandonarão para se abrigar em nova sigla para continuar no poder. Soube que tem um vereador que já esteve com a direção de uma das novas siglas solicitando R$ 50 mil adiantados pelo seu passe. Pelo que sei, foi descartado. Mas é bom que saiba que a informação corre nos bastidores. Outro vereador que pretende mudar de partido, mas que alguns estão até preterindo, é o Tio Zé. Parece que apenas o MDB não lhe fechou a porta. Dificilmente ficará no Podemos, pois desde o primeiro dia se comportou como vereador da situação. Não há como ficar nesta sigla! A maioria dos vereadores que pretendem deixar suas atuais siglas deve aportar no União Brasil, entre eles até o atual secretário do Planejamento, Gabriel Córdova.

 

“Precisamos separar o joio do trigo. No meio das pessoas em situação de rua, há muitos marginais. Precisamos fazer um pente fino, prender quem está em dívida com a lei, dar oportunidade para quem deseja recuperar sua dignidade e tratar o dependente químico, seja de forma voluntária ou involuntária. Não basta assistencialismo; temos que capacitar e recuperar o morador de rua”

Deputado estadual Lucas Neves (Podemos) ao pedir por tolerância zero com as pessoas em situação de rua em Lages diante das agressões geradas por eles nos últimos dias

 

Pouca participação da escolha da diretoria da União

A eleição para escolha do novo presidente da União das Associações de Moradores de Lages aconteceu no último domingo. A eleição foi de chapa única. Somente 99 eleitores foram às urnas, sendo que 98 deles aprovaram a chapa apresentada e apenas um disse não. O presidente eleito foi Gilmar Antunes de Oliveira, que já preside a Associação do Bairro Santa Catarina. O vice-presidente eleito foi Gentil da Silva, presidente da Associação de Moradores do Bairro Tributo. A posse da nova diretoria da União acontece no dia 1⁰ de Março.

 98 eleitores definiram a escolha da nova diretoria da União das Associações de Moradores

 

Sobre os guard rails na Carahá

Segundo explicação do secretário de Planejamento, Gabriel Córdova, já foram instalados guard rails em 1.500 metros da Av. Belisário Ramos. Restam ainda mais 16 quilômetros – 8 km de cada lado da avenida – para serem cobertos. No final do ano passado o prefeito decidiu abrir licitação para a contratação de mais 5 km. Já foi licitado e dentro de um mês a empresa inicia a instalação. O deputado Lucas Neves destinou – da emenda de bancada- R$ 2 milhões para a instalação de guard rails, mas o dinheiro ainda não saiu dos cofres do estado. Este dinheiro dará para cobrir cerca de 5 km. Mas, não se sabe quando vem! Então teríamos mais 10 km de guard rails, mas ainda restariam 6 km das margens do rio por cobrir.

 

Operação Mensageiro

Está previsto para o mês de março, provavelmente entre os dias 17 e 18, audiência com os envolvidos na Operação Mensageiro. Jurandi Agustini, Miltinho e os demais deverão ser ouvidos no processo que corre no fórum local (o caso do prefeito Ceron tramita no Tribunal de Justiça de SC, visto que tem foro privilegiado). Ocasião em que poderão apresentar as alegações finais. Feito isso, o processo estará pronto para ir a julgamento. A defesa de Jurandi trabalhou arduamente para provar que o dinheiro (meio milhão) encontrado com ele no dia em que foi detido, não veio de propina, mas de transações decorrentes de seus bens pessoais. Por falar em Jurandi, ele tem sido visto em Lages. Dizem que passa aqui pelo menos uma semana por mês. Certamente cuidando de sua defesa

 

Mais um

Parece que além dos secretários/vereadores que deverão se desincompatibilizar em abril para concorrer à reeleição, haverá outros secretários que tentarão ingressar na política. Um deles é o da Saúde, Claiton Camargo. Pretende testar sua popularidade nas urnas contanto com a ajuda dos quase dois mil funcionários da área em que é gestor. Ele que fez o milagre de estar ao mesmo tempo em dois lugares – é secretário da Saúde e diretor do Orion Parque - pode até fazer a multiplicação de votos.

 

Falta qualidade

População reclama da qualidade do asfalto que a prefeitura está executando nas ruas de Lages: “Há um trecho da Rua Heliodoro Muniz, na Área Industrial, que foi inaugurada no final do ano passado e já está cheio de remendos. Além de um trecho inteiro de uns 10 a 15 metros, cuja pavimentação já sumiu, bem no cruzamento com a Rua João Pedro Arruda. Fora toda a questão de acabamento, tem até detritos da obra jogados no passeio, bocas de lobos mal feitas...”

 

Capão Alto

O PSD de Capão Alto realizou reunião, na semana passada, com os vereadores e a sua executiva, e decidiu que sairá com candidato próprio a prefeito, este ano. E já tem nome para a sucessão de Tito Freitas. Trata-se de Sadiana Melo. Ela que é esposa do ex-prefeito Bota, Antônio Coelho Lopes Junior, já foi secretária municipal em governos anteriores. Sadiana Melo concorreu no pleito de 2020, em chapa pura, tendo como vice Marino Madruga dos Santos e perdeu a eleição para Tito Freitas. Antes disso, na eleição de 2026 foi eleita vereadora pelo PSD. Portanto, Sadiana está militando na política de Capão Alto por um longo tempo. O partido dispõe de seis nomes para indicar a vice-prefeito, caso opte por chapa pura.

 

Antecipação

Nilson Cruz, que já foi presidente da Fundação Municipal de Esportes no início da gestão de Antonio Ceron, volta agora a compor o secretariado. Vai ocupar o lugar de Álvaro Mondadori (Joinha) na Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo. Na reunião do secretariado de segunda-feira, Joinha levou ao prefeito Antonio Ceron seu pedido para deixar a pasta. Ele apenas antecipou sua saída, visto que em abril se desincompatibiliza do cargo para ir a reeleição como vereador.

Olivete Salmória Anterior

Olivete Salmória

Olivete Salmória Próximo

Olivete Salmória

Deixe seu comentário