logo RCN
Política

Olivete Salmória

União Brasil quer se colocar como alternativa

O União Brasil de Lages se reuniu recentemente e definiu que poderá se apresentar como uma nova alternativa para o eleitor nas eleições deste ano. O Partido conta com a adesão de diversas lideranças como empresários, líderes comunitários e quatro vereadores da atual legislatura. Na última semana, o ex-deputado estadual, Gabriel Ribeiro assinou sua filiação e no dia 9 de março, com a janela de transferência partidária em vigor, o União Brasil pretende promover um grande encontro regional para mais adesões. E promete trazer para a sigla outros nomes que figuraram no cenário político de Lages para engrossar suas fileiras. Há quem fale nos nomes dos vereadores Jean Pierre e Heron de Souza. É de conhecimento quase geral de que ambos não estão confortáveis no PSD. Segundo o presidente do União Brasil de Lages, o ex-vereador Luiz Marin, eles estão alinhados às metas estabelecidas pelo presidente estadual do partido, o deputado federal Fabio Schiochet “que traçou como meta eleger 30 prefeitos e 300 vereadores. Nossa proposta é apresentar à sociedade lageana uma opção diferente. O eleitor está exigente, não quer mais do mesmo, por isso nós defendemos a participação de representantes dos mais diversos setores”. Pelo que sabemos, o UB já está também conversando com outros partidos para formar aliança, pois é fundamental compor coligações para seu fortalecimento. Em princípio, o União Brasil pretende concorrer com candidato a prefeito, e um dos nomes é do próprio presidente Luiz Marin. Mas, o caminho é compor com outro partido. Já há conversas em andamento e um dos partidos é o MDB. Não sabemos ainda o que pretende o ex-deputado e ex-PSD, Gabriel Ribeiro, ao filiar-se ao União Brasil. Uma coisa é certa, seu desejo é retornar ao cenário político. Pelo PSD as portas estão fechadas, apesar de ser comandado pelo seu tio e padrinho, Raimundo Colombo. Ou talvez esta seja a sua missão: aproximar o UB do PSD. Na política tudo é possível!

Gabriel Ribeiro se filiou ao União Brasil no último dia 9 e deverá se candidatar novamente

 

“Eu estou muito esperançoso com esse timaço de diretores que foram eleitos democraticamente para falar de educação e não para falar de política dentro da escola. O envolvimento da família foi o diferencial. Eu vim aqui para dar um abraço em todos eles e desejar que esse ano seja um ano de muito trabalho e de muito aprendizado para os alunos”

O governador Jorginho Mello, quando da posse dos novos diretores das escolas da rede estadual de ensino, que aconteceu em Lages.

 

Pedido de cassação de Fábio Schiochet

Está na pauta do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) a ação de investigação que pede a cassação do mandato do deputado federal Fábio Schiochet (presidente do partido União Brasil de SC). A desembargadora Maria do Rocio Luz Santa Ritta é a relatora do caso. No dia 27 de fevereiro, às 17h, inicia o julgamento do caso. O pedido de cassação foi feito, inicialmente, pela defesa de Ricardo Alba (União), primeiro suplente, que tem Rodrigo Fernandes como advogado na ação. Outra pessoa que está de olho na disputa é o Coronel Armando, primeiro suplente do PL, que também pede a cassação e ainda alega que deve ser ele o novo deputado federal e não o suplente do União Brasil. A defesa de Alba alega abuso de poder econômico por parte de Schiochet durante a campanha eleitoral de 2022.

Schiochet é deputado federal e preside o União Brasil em SC

 

Resolvido

A AME apresentou os documentos exigidos depois da licitação para a concessão da Festa do Pinhão deste ano e, segundo constou em ata, não atendeu às exigências previstas. A empresa entrou com recurso e “analisando melhor os documentos” a prefeitura afirma agora que está em conformidade com o que propõe o edital. Portanto, já está resolvido a pendenga com relação a licitação e a festa está garantida. Alguém tem dúvida que não seria este o desfecho da licitação?

 

Fiscalização

A vereadora Suzana Duarte (Cidadania) apresentou um requerimento endereçado à Comissão de Serviços Públicos, Urbanismo e Meio Ambiente da Câmara, para que fiscalize a obra de pavimentação da rua Ylton Machado, no Bairro Várzea. Ela não adiantou qual é o problema com a obra, mas certamente, deve justificar este pedido. Esperamos que a comissão atenda ao pedido e torne público o resultado desta fiscalização.

 

Ausente

A vereadora Suzana Duarte passou por um pequeno problema de saúde e teve de ser submetida a exames. Por esta razão, não compareceu nas sessões da Câmara da primeira semana de fevereiro. Alguns estranharam o fato de seu nome não estar na relação dos vereadores que votaram contra a matéria polêmica que deu autonomia para a prefeitura gerir o orçamento. Tá explicado!

 

Líder

O deputado Marcius Machado é o novo líder da bancada do Partido Liberal na Assembleia que é composta por 11 parlamentares e é a maior bancada da Casa.

 

Erosão

O secretário de Obras, João Alberto Duarte, disse que semana passada a prefeitura iria trabalhar no trecho da pista da Avenida Belizário Ramos, onde houve a erosão da lateral da pista. Mas passei por lá e continua na mesma coisa. Há apenas uns cones para alertar os motoristas. Será que foi essa a providência anunciada.... a colocação de cones?

 

Facultativo

A Câmara de Vereadores realizou as duas sessões no início deste mês e ganhou mais uma semana de folga, com o ponto facultativo decretado pelo prefeito Ceron. Só retorna às sessões no dia 19.

 

Reversão

O vereador Jean Pierre Ezequiel retornou à Câmara com vontade de trabalhar, e já iniciou mexendo em algo delicado: pedindo que a prefeitura dê início ao Processo de Reversão dos terrenos doados pelo poder público e que não foram ocupados para a finalidade pela qual foram reivindicados. E não apenas faz a solicitação, como apresenta um levantamento completo destas áreas e para quem foram repassadas através de leis específicas. São cerca de 40 ao todo. Eu desconhecia que era tão grande o número de terrenos doados às empresas. E, fiquei surpresa com o fato de que quase na totalidade delas não houve a ocupação. Cito como exemplo o terreno da Fazenda Amola Faca, em Santa Terezinha do Boqueirão, onde a Turma da Árvore Comércio Ltda. recebeu uma área de 50 mil metros quadrados, respaldada pela Lei nº: 4.398.

 

Área Azul

Vereador Eder quer saber a respeito das vagas para deficientes físicos e idosos nas ruas de Lages. Acho que ele deveria aproveitar para perguntar quantas vagas estão disponíveis hoje nas áreas azuis. Pergunto isso, porque o edital inicial previa determinadas vias de área azul, mas hoje, em praticamente todas as ruas do centro de Lages estão incluídas. Todas elas estavam previstas no contrato com a empresa e no edital de concessão do estacionamento público em Lages? Seria interessante verificar isso!

 

Menos alunos

Aproximadamente 16 mil crianças e estudantes retornaram às aulas nas unidades municipais de ensino de Lages, segundo informação da assessoria da prefeitura. Chama atenção este universo de estudantes que até há alguns anos atrás era de 17  mil estudantes. Realmente está havendo um decréscimo de estudantes e o aumento da capacidade ociosa de algumas escolas.

 

Proibição

A Justiça atendeu a uma solicitação do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e restringiu o acesso ao Psicodália – festival programado para acontecer de 9 a 14 de fevereiro no interior de Rio Rufino, na Serra. A decisão liminar proibiu expressamente a presença de menores de 16 anos no evento e determinou que adolescentes com 16 anos ou mais sejam acompanhados pelos responsáveis legais durante todo o período em que permaneceram na fazenda, situada na estrada geral Lagoa Preta. O pedido foi feito pela Promotoria de Justiça da Comarca de Urubici, em uma ação civil pública ajuizada diante da constatação de que o formato do evento fere os direitos da criança e do adolescente, pois havia pernoite de quatro dias sem separação de espaços e atividades.

Olivete Salmória Anterior

Olivete Salmória

Olivete Salmória Próximo

Olivete Salmória

Deixe seu comentário