logo RCN
Economia

Mauro Maciel

Produção industrial de SC cresce 26,7%

Não tem como ser pessimista. Apesar da pandemia que assola o mundo, o Brasil e principalmente Santa Catarina continuam crescendo. Os números mostram isso. A produção industrial catarinense de janeiro a maio cresceu 26,7% na comparação com o mesmo período do ano passado. A alta nesse período se deve à base de comparação que registrou queda significativa na produção na fase inicial da pandemia em 2020. Os dados são do IBGE e foram analisados pelo Observatório Fiesc.

A indústria moderna trabalha com baixos estoques. Desta forma, o aumento de produção é sinal que está vendendo para o setor comercial, que por sua vez também está vendendo ao consumidor final. Tudo é um ciclo, uma cadeia, onde todos ganham ao movimentar a economia.

"No entanto, a estabilização em maio em Santa Catarina, bem como a expansão na atividade nacional, pode ser um indicativo de melhora no nível de atividade industrial para os próximos meses," avalia o Observatório Fiesc. Esse cenário é sustentado pelo avanço na vacinação ocorrida entre maio e junho no país, bem como a retomada do auxílio emergencial para a manutenção da renda das famílias e do consumo. Além disso, a flexibilização das medidas de distanciamento deve impulsionar o setor de serviços, assim como o consumo de bens, que por sua vez estimulam a produção da indústria de transformação.

Nesta mesma toada otimista, preparei uma reportagem especial sobre a geração de emprego na Serra Catarinense. Confira nas páginas 16 e 17.


Santa Catarina tem uma economia pujante e a indústria retomou o crescimento


"Nosso setor está passando por uma dificuldade de produção por conta de abastecimento, em especial por conta do abastecimento de semicondutores, e estamos do lado da oferta. A gente concluiu que há muito interesse no carro novo, a demanda existe."

Luiz Carlos Moraes, presidente da Anfavea, avaliando que o setor está aquecido


Para todos_ Domingo, percorri vários lugares da cidade e constatei a grande movimentação em lojas e atacadistas. Como a cidade de Lages recebe visitantes dos municípios da Serra Catarinense e até de outras regiões, esses estabelecimentos apresentavam bom fluxo de clientes, comprovando o potencial de nossa cidade principalmente para o Comércio.


Trânsito_ Um dos lugares que visitei foi a região do Lages Garden. O movimento era tanto que congestionou a rotatória, represando o fluxo na BR-282, sentido Lages a Florianópolis. Faltou atenção por parte da Polícia Rodoviária Federal e ou da Polícia Militar. Nenhuma viatura estava no local, ao menos entre às 14h30 e 17 horas.


Há vagas_ O mercado de trabalho está aquecido. Apenas na plataforma do Movimento SC pela Educação estão registradas atualmente mais de 2,2 mil vagas de emprego ou estágios nos setores de indústria, comércio, serviços, transporte e agricultura em Santa Catarina. As oportunidades são oferecidas nas regiões do Alto Uruguai Catarinense, Alto Vale do Itajaí, Centro - Norte, Extremo Oeste, Foz do Rio Itajaí, Litoral Sul, Norte - Nordeste, Oeste, Planalto Norte, Serra Catarinense (14 vagas).


Há vagas 2_ Apenas na indústria são mais de 1,5 mil vagas para produção e administrativo. Destaque também para as 906 vagas na região do Vale do Itajaí Mirim, abertas na quarta-feira (7). Além de empregos, a plataforma oferece oportunidades de estágio voltadas aos estudantes de ensino médio ou superior. Atualmente são 239 vagas de estágio.


Liberado_ Trabalhadores informais e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), nascidos em agosto, podem sacar a terceira parcela do auxílio emergencial 2021. O dinheiro foi depositado nas contas poupança digitais da Caixa Econômica Federal em 26 de junho. Os recursos também poderão ser transferidos para uma conta-corrente, sem custos para o usuário.


IR_ A segunda fase da reforma tributária, que mexe no Imposto de Renda de pessoas físicas, de empresas e de investimentos, aumentará a arrecadação em R$ 6,15 bilhões até 2024, caso seja aprovada como o governo enviou. A estimativa foi atualizada hoje (12) pela Receita Federal, mais de duas semanas depois do envio da proposta ao Congresso Nacional


Mauro Maciel Anterior

Mauro Maciel

Mauro Maciel Próximo

Mauro Maciel

Deixe seu comentário