logo RCN
Economia

Mauro Maciel

Sinalização ajuda, mas não basta

O Governo do Estado investe R$ 7,1 milhões para implantar nova sinalização turística nas rodovias. Em julho, os trabalhos foram iniciados na região Caminho dos Canyons, no Sul do estado e, na primeira etapa, serão contempladas cinco das 13 regiões turísticas do estado. Por coincidência, a Prefeitura de Lages está sinalizando a região da Coxilha Rica e depois pretende estender a melhoria para outros locais do município.

A sinalização é de extrema importância para o turista chegar ao destino desejado e não desistir no decorrer da viagem. Mas existe a necessidade, também, de melhorar os acessos. Nosso estado possui inúmeros pontos turísticos, a maioria de belezas naturais. Na Serra Catarinense, a maioria não possui acesso pavimentado. Em alguns o acesso é tão difícil que o visitante precisa passar a pé por leito de rio e escalar pedras, o que inviabiliza o turismo para grupos de terceira idade ou crianças.

Acredito que parte dos problemas se resolvam com a aplicação das ações previstas no levantamento turístico realizado pela Amures e distribuído aos municípios.

Retomando o assunto das placas, o programa de sinalização turística do Estado é uma ação integrada entre a Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur) e Secretaria de Estado da Infraestrutura (SIE). De acordo com o previsto em cronograma, até setembro, serão instaladas todas as novas estruturas e emplacamento nas regiões turísticas Encantos do Sul, Caminho do Contestado, Vale das Águas e Caminho das Fronteiras.

Os prefeitos da Serra Catarinense devem se mobilizar para agilizar o trabalho também em nossa região, que atualmente está com o turismo em alta em função do inverno e deveria ser a primeira da lista a ser contemplada.


Foto: Felipe Carneiro/Especial/Santur / Divulgação


"Os resultados demonstram a recuperação da economia catarinense e são o reflexo de um estado diversificado, dinâmico e empreendedor. A confiança dos empresários industriais tem crescido."

Mario Cezar de Aguiar, presidente da Fiesc, sobre SC que cresceu bem mais que o Brasil


Games_ Boa sacada do Lages Garden Shopping em promover neste domingo evento relacionado aos games. Em grandes centros, principalmente as competições reúnem milhares de pessoas, que acompanham o desempenho dos jogadores em telões gigantes. Esse universo também movimenta uma infinidade de produtos eletrônicos ou não, a exemplo de camisetas, bonés, e miniaturas.


Professores_ A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que estabelece a remuneração mínima de R$ 5 mil para o magistério estadual foi aprovada na tarde desta quarta-feira, 11, pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). A votação se deu em dois turnos, ambos com 33 votos a favor e um contrário. Com isso, o Governo do Estado poderá pagar a nova remuneração já na folha de agosto, beneficiando aproximadamente 49 mil professores da rede estadual.


Construção Civil_ Estão abertas as inscrições para rodadas virtuais de negócios para o setor de materiais de construção. O evento será nos dias 21 e 22 de outubro com a participação de compradores de diversos países. Podem participar empresas brasileiras de todos os segmentos de material de construção, com maturidade exportadora de inicial a experiente. A iniciativa é da Apex-Brasil e conta com o apoio da Fiesc, Fiep e Fiergs.


Em alta_ O Índice de Atividade Econômica (IBC) em Santa Catarina avançou 9,13% de janeiro a junho deste ano na comparação com o primeiro semestre de 2020. No mesmo período, o Brasil teve expansão de 7,01%, conforme o indicador medido pelo Banco Central, analisado pelo Observatório FIESC. No dado dessazonalizado de junho, o IBC alcançou a terceira elevação consecutiva no estado, com expansão de 0,36% na comparação com maio.


Em Alta 2_ Em relação a junho de 2020, Santa Catarina teve uma expansão da atividade econômica de 10,15% - o resultado também ficou acima da média nacional que foi de 9,07%. O desempenho mantém Santa Catarina na terceira posição entre os estados brasileiros, atrás do Espírito Santo e do Amazonas.


Confiança_ Em agosto, o indicador que mede a confiança dos empresários apresentou 65,6 pontos no estado e 63,2 pontos no Brasil. Conforme análise do Observatório FIESC, o resultado reforça o quadro otimista com o cenário econômico atual.


Farmácias_ Instalados, até pouco tempo, somente nos pontos centrais da cidade de Lages, esses empreendimentos agora se proliferam também nos bairros. Em algumas avenidas, farmácias de redes concorrentes chegam a dividir a mesma calçada, estão lado a lado. A única conclusão possível é de que o lageano compra medicamentos de forma compulsiva ou é muito doente. As duas possibilidades preocupam.


Mauro Maciel Anterior

Mauro Maciel

Mauro Maciel Próximo

Mauro Maciel

Deixe seu comentário