logo RCN
Economia

Mauro Maciel

Energia solar residencial cresce 2.000% em três anos

Nos últimos três anos, houve um aumento de 200% na produção de energia solar centralizada (usinas solares). Já quando se fala em energia solar distribuída (painéis em telhados) o crescimento é de 2.000%. Os números foram apresentados pelo secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia (MME), Paulo César Domingues, durante o programa Brasil em Pauta.

Em Lages não existem estatísticas, mas é notório o aumento, tanto no centro como nos bairros. É que a conta de energia não para de subir, principalmente devido às taxas criadas para compensar o uso de usinas a base de diesel ou carvão, as termelétricas.

É interessante saber também que o Brasil tem uma das matrizes energéticas mais renováveis do mundo. Cerca de 48% dela é composta de fontes renováveis. A média mundial está em 14%. Paulo César Domingues explicou que,,quando se fala em eletricidade os números são ainda maiores: 85% da matriz de eletricidade brasileira são renováveis contra apenas 20% da média mundial.

Ele acrescentou que, apesar de o Brasil ainda ser muito dependente de hidrelétricas (85% de energia elétrica têm fonte hídrica), o país vem diversificando a matriz. No que se refere a energia solar, o Brasil já tem 10 gigawatts de capacidade instalada, o que equivale a 70% da capacidade instalada de Itaipu, uma das maiores usinas da América Latina.


Foto: Bancobv.com.br / Divulgação


"Temos, ainda, uma tradição em Santa Catarina de autofinanciamento, uma prática que é mais segura e tem custo menor. Mas no médio e longo prazo trabalhar apenas com recursos próprios pode ser uma limitação do crescimento da empresa."

José Eduardo Fiates, diretor de inovação da Fiesc, falando de oportunidades de financiamentos para a Indústria


Saúde 24h_ Médicos disponíveis 24 horas de forma remota é a solução desenvolvida pelo Sesi para assegurar a atenção primária à saúde do trabalhador da indústria. Conhecida como telemedicina, esse modelo garante um rápido atendimento ao paciente. A indústria pode adquirir serviços de teletriagem e teleconsulta. Enfermeiros, psicólogos e nutricionistas completam a equipe de atendimento.


Recorde em 25 anos_ As exportações catarinenses somaram US$ 973,4 milhões em setembro, um recorde em 25 anos para o período. O valor é o maior resultado para o mês desde 1997 - início da série histórica - conforme análise do Observatório FIESC. O resultado também representou um crescimento de 17% na comparação com agosto. No acumulado do ano os embarques de Santa Catarina somam US$ 7,436 bilhões, alta de 21,1% em relação ao mesmo período do ano anterior.


Gestantes_ A Câmara dos Deputados aprovou, no dia 6 de outubro, o PL 2058/21 que altera a Lei 14.151/21 para definir as regras para o trabalho remoto da gestante durante a pandemia, solucionando o impasse ocasionado pela Lei 14151/21, sem impor custos adicionais às empresas, mediante o recebimento de salário-maternidade pela gestante impossibilitada de realizar suas atividades remotamente. Desse modo, o custeio dos salários das gestantes afastadas ficará a cargo da Previdência Social. Outra mudança é que as gestantes vacinadas devem retornar ao trabalho presencial. As mudanças serão encaminhadas para apreciação dos senadores.


Turismo_ Gestores de Turismo da Serra Catarinense foram orientados, quarta-feira (13), sobre como incluir as ações de suas pastas no Plano Diretor do Município. A reunião no auditório da Amures serviu também, para apresentar uma proposta de participação da região no XVIII Encontro Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura, Abeta Summit 2021, que acontecerá em Timbó no Vale Europeu, de 24 a 27 de novembro. A Amures tem atuado como motivadora para não deixar o tema turismo cair no esquecimento. A região tem grande potencial, que necessita de estímulo do setor público.


Combustível 1_ O plenário da Câmara aprovou na noite desta quarta-feira (13) um projeto de lei que estabelece um valor fixo para a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre os combustíveis. A proposta foi aprovada por 392 votos a favor, 71 contra e 2 abstenções. O texto segue agora para análise do Senado.


Combustível 2_ O substitutivo do relator, deputado Dr Jaziel (PL-CE), obriga estados e o Distrito Federal a especificar a alíquota cobrada do ICMS de cada produto pela unidade de medida adotada (litro, quilo ou volume) e não mais sobre o valor da mercadoria, como ocorre atualmente. A proposta torna, na prática, o ICMS invariável frente a oscilações no preço dos combustíveis e de mudanças do câmbio.


Mauro Maciel Anterior

Mauro Maciel

Mauro Maciel Próximo

Mauro Maciel

Deixe seu comentário