logo RCN
Economia

Mauro Maciel

Números mostram que 2021 foi um ano muito bom

Sempre que um ano se encerra, é comum as pessoas desejarem: "que tenhamos um ano melhor" ou algo do gênero. Mas olhando para os números, quando se trata de geração de empregos ou abertura de empresas, 2021 não pode ser considerado ruim.

De acordo com informações do Governo do Estado, Santa Catarina abriu mais de 200 mil vagas entre os meses de janeiro e novembro de 2021. É que o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) ainda não divulgou os dados de dezembro. Em novembro, o Estado ultrapassou a marca de 205,8 mil novos empregos formais em 2021. É o melhor resultado da série histórica do Caged. Apenas em novembro, foram criados 17,8 mil novos postos de trabalho em Santa Catarina.

Confirmando a boa fase, o Sistema Nacional do Emprego (Sine), vem oferecendo entre 6 mil a 8 mil vagas de emprego semanalmente. Em momentos do ano passado, chegou a ofertar mais de 10 mil vagas. As possibilidades são em diferentes áreas e na primeira semana de 2022, o Sine tinha um total de 5.855 vagas abertas, 67 delas para pessoas com deficiência (PCD).

Santa Catarina possui a menor taxa de desocupação do país, sendo que no terceiro trimestre de 2021, foi de 5,3%, índice abaixo da média nacional de 12,6%. Os dados são do Instituto de Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e comprovam que desde 2012, quando iniciou a série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), a economia catarinense vem mantendo os menores indicadores nacionais de desemprego.

Lages também faz parte deste contexto e deve ter feito o melhor resultado dos últimos dez anos. 2022 também promete, até porque já inicia com as contratações da Berneck, que precisa preencher 450 vagas.


Foto: NDMais / Divulgação


"Vale destacar a importância da qualificação profissional para acessar as vagas disponíveis pelos contratantes. Há muitas oportunidades em Santa Catarina."

Diego Goulart, diretor de Emprego e Renda da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de SC, sobre as vagas do Sine de Santa Catarina.


Mais empresas_ Indicador da continuidade do crescimento econômico, o número de abertura de empresas no território catarinense aumentou de maneira constante ao longo de 2021. Santa Catarina registrou um saldo de 132.308 novos negócios no acumulado do ano até novembro, segundo o Observatório da Junta Comercial de Santa Catarina (Jucesc). O saldo de novas empresas representa a diferença entre as constituições e as baixas: 193.966 empresas foram constituídas nos primeiros 11 meses de 2021 e 61.658 foram extintas no estado.


Mais empresas 2_ "Isto representa uma alta foi de 21,36% em novos negócios, se comparado com janeiro a novembro de 2021 com o mesmo período de 2020. Já se analisarmos os primeiros 11 meses deste ano com o de 2019, que não tinhamos a pandemia, o crescimento foi 42,42%. Nossa expectativa é de que, em dezembro, o número de novos negócios siga aumentando de forma constante", destaca o presidente da Jucesc, Gilson Lucas Bugs.


Comércio lidera_ Quando analisado o saldo dos ramos de atuação de janeiro a novembro de 2021, o comércio lidera com 29.117 novos negócios abertos em 2021 em SC. Em seguida aparecem indústria de transformação (16.005); construção (14.718); atividades profissionais, científicas e técnicas (10.622); outras atividades de serviços (10.435); atividades administrativas e serviços complementares (10.008); alojamento e alimentação (9.528); transporte, armazenagem e correio (9.154); educação (5.741); informação e comunicação (4.255); entre outras na sequência. Atualmente, Santa Catarina conta com mais de 1 milhão de empresas ativas.


Movimento_ É fato que a pandemia prejudica a economia do País, mas o movimento registrado em Lages nos últimos dias que antecederam o Natal aponta para um bom resultado de vendas no Comércio. As filas de carros iniciavam ainda na Avenida Duque de Caxias e se prolongavam até a Rua Nereu Ramos.


Movimento 2- Quando o Comércio vende, gera emprego e renda, mas também movimenta o setor de serviços, que instala e ou conserta o que foi vendido e a indústria que precisa repor seus estoques. É a ponta da cadeia de produção.


Saque-aniversário_ Os trabalhadores que optarem pelo saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) aos poucos começam a ter acesso à cota de 2022. As retiradas ocorrem conforme o mês de aniversário do trabalhador. Cerca de 1,3 milhão de cotistas nascidos em janeiro podem fazer o saque desde a última segunda-feira (3).


Mauro Maciel Anterior

Mauro Maciel

Mauro Maciel Próximo

Mauro Maciel

Deixe seu comentário