logo RCN
Cotidiano

Carla Reche

Combate à fome

Vários comentários e curtidas nas nota e fotos publicadas nas minhas redes sociais sobre o trabalho de voluntários junto ao sopão, que acontece no bairro Santa Clara, todos os sábados, desde 1992. A distribuição do alimento do último sábado (28), chamou a atenção pelo tamanho da fila que só tem aumentado. Famílias inteiras ficam esperando o sábado chegar para encherem panelas, baldes, enfim, vasilhas disponíveis para que possam levar para suas casas o que para muitos é a única comida do dia. Então, a gente mostra, a gente divulga este ato de caridade porque é um pedido de socorro e também para que mais pessoas possam tomar a iniciativa e doar. Doar alimentos, doar cestas básicas, doar caridade e desta forma ajudar a combater a fome que tem aumentado no país e não seria diferente em Lages. O arroz, o feijão, o azeite, a carne, entre outros alimentos, estão com os preços nas alturas. Mas a batata, a cebola, a couve, o macarrão, a abobrinha... dá para encarar, sim. "Dia desses fui buscar um quilo de batatas doado por um senhor aposentado que tirou do consumo dele para ajudar o sopão", conta um dos voluntários da iniciativa. "O pouco acaba sendo muito para quem não tem nada", completa ele. Do que publiquei nas redes sociais apenas uma pessoa solicitou o contato. As demais até se solidarizaram com a situação, mas confesso que pensei que faríamos bonito e encheríamos a cozinha do sopão com doações, mas... Bem, vou deixar aqui um telefone de contato, caso leitor (a) tenha também essa vontade de fazer a sua parte num momento tão delicado e de muitos pratos vazios ( 49 99926-3464/Marcondes). O trabalho realizado no sopão Santa Clara pode ser acompanhado também pelas redes sociais (faceboock e Instagram).


 A fila interminável por um prato de sopa


Tabagismo 1

Como não se sentir satisfeita quando, muito tempo depois, ainda encontramos pessoas que aderiram à campanha contra o tabagismo feita por esta colunista no então Correio Lageano e assim, do nada, ouvir um "obrigada por ter me ajudado a parar de fumar". Foi uma campanha ferrenha, sem trégua e praticamente todos os dias durante o tempo em que escrevi naquele diário. Claro que teve o outro lado também, onde muitos me chamavam de chata e até mesmo pediam minha "cabeça" junto à direção do jornal. Mas sobrevivi e sei que colaborei para que muitos (as) largassem o vício e isso é compensador.


Tabagismo 2

Contando isso porque leio matéria mostrando que o cigarro de papel está sendo substituído pelo eletrônico, principalmente pelos jovens que justificam o uso, afirmando que ele é menos prejudicial que o convencional. No entanto, os malefícios dos dois são bem semelhantes, como explica a coordenadora de Prevenção e Vigilância do Instituto Nacional do Câncer, o Inca, Liz Almeida: "os cigarros convencionais apresentam um grande risco porque a queima das folhas de tabaco produz o alcatrão, que contém uma série de substâncias cancerígenas. No entanto, o dispositivo eletrônico é feito com vários metais pesados e algumas substâncias, que também são cancerígenas quando o líquido que contém a nicotina é aquecido". Não, não vou iniciar outra campanha. Trata-se apenas de um alerta e na sua vida não sou eu que mando, não é mesmo?!


 O artista 1

Robson Anadom aproveitou o tempo de reclusão pandêmica para colocar em prática a produção de um álbum solo, usando como pano de fundo os seus mais de 30 anos de carreira nos palcos. No dia 13 de setembro de 2020, (data que coincide com seu aniversário), surgiu a "...and a New Story Begins", na tradução, "uma nova história começa". Um ano depois, mais precisamente no próximo dia 13, o baixista da consagrada banda lageana de heavy metal Orquídea Negra, lança no digital seu primeiro videoclipe de uma das faixas do seu disco (vendido antecipadamente através de um financiamento coletivo e que agora faz questão de entregar pessoalmente a cada um dos seus colaboradores). As filmagens do clipe aconteceram no cânion da Garganta do Diabo, próxima à região das Pedras Brancas em Lages. E o próprio artista dá um spoiler do que vem por aí.


O artista 2

Diz aí Anadom: "Fizemos a trilha ainda na madrugada quebrando a geada, como diz o lageano, para chegar no melhor lugar que pudesse retratar fielmente o sentimento contido na faixa Águas de inverno". O clipe é assinado pelo publicitário Wendel Graupner e mostra, além da música conceitual, as belezas naturais da Serra Catarinense em meio às nascentes e corredeiras que fazem parte da Garganta do Diabo.


Robson Anadom é mais um artista que se reinventou durante a pandemia

Acompanhe o resultado nas redes sociais https://linktr.ee/Anadom


Por aí

Eles planejaram, se organizaram, aguardaram a poeira baixar e assim que tiveram a certeza de que poderiam realizar a viagem dos sonhos com total segurança não pensaram duas vezes. Em Dubai, os amigos Hans Peter (fotógrafo), Larissa Maldaner (colunista de beleza) e Lúcio Damiani (cabeleireiro) celebraram a amizade. Aproveitaram também para comemorar o aniversário de Hans e os 25 anos de profissão de Lúcio. O trio visitou o deserto, conheceu os principais pontos turísticos e se banhou na piscina mais famosa do mundo, localizada no Adress SKY View. Diz aí Damiani: "Dubai é uma mistura de beleza, tecnologia e encantos do oriente. Uma viagem inesquecível".


Em Dubai, Larissa, Hans e Lúcio celebraram a amizade


Curtas

A viúva do banqueiro Joseph Safra, Vicky Sarfati, é a mulher mais rica do Brasil, segundo o ranking divulgado no último dia 30, pela Forbes. Levantamento mostra ainda que os chamados super-ricos aumentaram em 32% neste ano, passando de 238 para 315, sendo 60 posições ocupadas por mulheres, um crescimento feminino de 36% em comparação a 2020.


E sabem qual é o patrimônio da milionária brasileira? R$ 37 bilhões. Quantos zeros dá isso? Pois então ...


A família é cheia de talentos, mas ver Lígia Castro e sua filha Ana Ligia interpretando a Ave Maria de Arcadelt, no facebook da matriarca, ah não tem como não arrepiar. Que talento, que demais!


E as meninas do Leoas da Serra trouxeram para Lages a Taça Brasil. O bicampeonato foi conquistado no último sábado (28), em Pato Branco. Registrar o momento todos querem, comemorar também. Já na hora de apoiar... Orgulho dessas garotas que mesmo em meio a tantas dificuldades não se deixam abater.


Carla Reche Anterior

Carla Reche

Carla Reche Próximo

Carla Reche

Deixe seu comentário